Rafael Einhardt Fiss
“Diretrizes para Intervenção em Áreas de Interesse Cultural: um estudo de caso sobre bens integrantes do Patrimônio Industrial em Pelotas, Rio Grande do Sul – Brasil”
Dissertação de mestrado / Concluído
Resumo:
Uma zona portuária se formou às margens do canal São Gonçalo desde as primeiras décadas após a fundação da cidade de Pelotas. Durante a primeira metade do século XX, consolidou-se com a implantação de um porto organizado, atraindo diversas indústrias que hoje compõem um expressivo conjunto de patrimônio industrial. Embora exista legislação de proteção, suas diretrizes de intervenção são bastante superficiais e poderiam ser aprimoradas por meio de um estudo mais abrangente do território. Com base na teoria brandiana de restauro e suas ampliações que buscam abarcar o campo cada vez mais complexo do patrimônio, propõe-se o reconhecimento da zona portuária como um bem cultural. Além de uma pesquisa sobre a trajetória da preservação na cidade de Pelotas, realiza-se um estudo histórico sobre a formação e as transformações da área. A partir de uma análise morfológica, busca-se identificar os elementos que caracterizam a zona e que demandam preservação. As diretrizes de intervenção propostas neste trabalho têm como objetivo preservar o caráter portoferroviário- industrial da área e qualificar urbanisticamente o conjunto.
Link do arquivo:
https://drive.google.com/file/d/1QqBoqBYDFuKhqzY1eAF7HAsr6Y38uqN0/view
Heloise Nunes Semper
“Intervenções em Friches industriais: Reflexões sobre o patrimônio arquitetônico industrial na Zona Portuária de Pelotas”
Dissertação de mestrado / Em andamento
Resumo:
A pesquisa parte do entendimento de que a reabilitação do patrimônio industrial exige não apenas a preservação física das edificações, mas também a consideração de seus valores históricos, simbólicos e sociais. Para tanto, adota-se uma abordagem qualitativa e interpretativa, estruturada em quatro etapas principais: (I) revisão teórica sobre os fundamentos da intervenção em patrimônio, com base nos documentos internacionais e nos conceitos de autores como Riegl (1984), Solà-Morales (2008) e De Gracia (1992), associada à análise de referências internacionais de reconversão de friches industriais para uso educacional; (II) identificação e interpretação dos valores patrimoniais atribuídos aos edifícios industriais da zona portuária de Pelotas, com base em estudos teóricos específicos e em levantamento histórico-documental e morfológico do território; (III) a partir da análise das intervenções da Universidade Federal de Pelotas e da observação dos casos referenciais, com base no referencial teórico, o presente trabalho busca elaborar reflexões que permitam extrair estratégias projetuais aplicáveis ao contexto urbano pelotense. A partir do estudo conjunto de casos locais e experiências de reuso internacionais, busca-se identificar atitudes que conciliam preservação, inovação e apropriação urbana. O estudo contribui para ampliar o repertório teórico-prático sobre requalificação de edificações industriais, fornecendo subsídios para decisões projetuais mais adequadas e contextualizadas, com vistas à valorização do patrimônio fabril como componente ativo da cidade contemporânea.
Link do arquivo:
https://drive.google.com/file/d/1GIhI7O_eMZLAudVPXqweLxJnb3N1Pc0i/view?usp=drive_link