Texturas de Tarsila

Lara Calvette, 2023.
Nove quadrados (15 x 15 cm) dispostos em 3×3 colunas e linhas, impressos em folha sulfite, colados sobre MDF. 

A partir dos elementos presentes nas obras de Tarsila foram criados novos padrões e texturas. A composição foi organizada fazendo referência as paisagens que Tarsila do Amaral pintava, trazendo as que são predominantemente azuis na parte superior e aquelas com referência às folhagens em tons esverdeados na base, fazendo alusão ao céu e à terra.

Tarsila do Brasil

Lara Calvette e Daniel Lampe, 2023.
Pintura digital e desenho digital em vetor, impresso em papel sulfite, 29,5 x 41 cm.

Neste trabalho optou-se por trazer a frase dita por Tarsila: “Eu quero ser a pintora do meu país” para enfatizar a paixão que ela tinha pelo Brasil, além da vontade de tornar sua terra natal conhecida internacionalmente também pela sua arte. A moldura desta obra foi criada por Lara Calvette, inspirada em diversas folhagens que Tarsila utilizou em suas obras para representar o cenário brasileiro. O lettering foi desenvolvido por Daniel Lampe, com a estética criada para a marca do projeto “Olhares de Tarsila”. O desenho das letras enfatiza a organicidade das obras da artista além de trazer o uso das cores vibrantes que destacam a fauna, flora e o folclore do país.

Tarsila no país das maravilhas

Lara Calvette, 2023.
Pintura digital, impressa em papel sulfite, 29,5 x 36 cm.

Nesta releitura da obra “Romance” (1925), de Tarsila do Amaral, tentou-se imaginar a artista dentro do próprio espaço criado na tela, como Alice que vai para o país das maravilhas. Nesta cena, seria como se ela estivesse sob a luz dessa janela fazendo seus primeiros estudos sobre a obra que pintou para presentear Oswald de Andrade, seu marido na época, o “Abaporu” (1928). 

Três olhares sobre Tarsila

Lara Calvette, 2023.
3 pinturas digitais (29,5 x 41 cm), impressa em papel sulfite.

Obra composta de três retratos, que consistem na releitura da obra de Tarsila do Amaral intitulada “Autorretrato – Le manteau rouge” – de 1923, óleo sobre tela. O primeiro, feito com base somente na pintura, sem nenhuma referência fotográfica da aparência de Tarsila. O segundo com referência fotográfica e por último o retrato da autora no lugar da artista. Para transmitir a ideia de: o olhar de Tarsila sobre ela mesma, o olhar da autora sobre Tarsila e o olhar de Tarsila sobre a autora. Pintura digital, A3.