QUEM SOMOS

O Observa Sul -  Observatório de Política e Economia do Sul Global - foi criado em 2024 com o objetivo de acompanhar e analisar as transformações políticas e econômicas dos países do Sul Global. As ações do observatório atravessam os pilares da pesquisa e extensão e complementa um conjunto de outras ações desenvolvidas, em especial, no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Observa Sul, além de produzir material próprio fundamentado e de qualidade, compartilha material produzido por parceiros acadêmicos. São eles:

A missão do Observa Sul é produzir e compartilhar material de altíssima qualidade por meio de redes de acesso aberto, livre e gratuito num esforço coletivo de democratização do conhecimento científico produzido na Universidade. Para tanto, o Observa Sul preconiza a linguagem acessível, clara e objetiva no material disponibilizado em seu site.

São produtos do Observa Sul: artigos acadêmicos e de opinião, análises conjunturais, entrevistas, palestras e cursos presencias e remotos quando possível gravados, material de audio-visual como videos e podcasts. Além disso, buscar-se-á fomentar a produção de eventos diversos, workshops e livros.

As contribuições para o Observa Sul estão abertas a comunidade cientifica e profissional. Para tanto, há de se observar as Diretrizes para Autores.

O Observa Sul é um produto do projeto de pesquisa “BRICS e China: uma análise de Política Internacional Contemporânea” desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Economia, Política e Desenvolvimento Internacional (EPDI) ligado ao curso de Relações Internacionais e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob liderança do professor Dr William Daldegan e com recursos do Edital ARD (10/2021) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) [22/2551-0000605-1].