Posts recentes

O Conceito de Desenvolvimento no BRICS: Uma Análise de Projetos Financiados pelo NDB

O prof. Dr. William Daldegan e Vitoria Borba, pesquisadora do EPDI, publicaram o resultado de suas pesquisas de quase 2 anos na International Organisations Research Journal (IORJ). A IORJ é um dos mais renomados periódicos russos da área de Ciência Política e Relações Internacionais. O artigo sob o título (em português) “O Conceito de Desenvolvimento no BRICS: Uma Análise de Projetos Financiados pelo NDB” pode ser conferido em duas versões: em inglês e russo. O artigo é um dos vários resultados da pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

The Expansion of BRICS: Challenges and Uncertainties

“Argentina, Saudi Arabia, Egypt, United Arab Emirates, Ethiopia, and Iran were announced as new permanent members of BRICS. The announcement was accompanied by a promise to define criteria for future new memberships. The negotiations for expansion faced significant pressure from the Chinese, who advocated for a broader opening and encouraged the candidacy of dozens of countries. In contrast, Brazil and India resisted this movement and, along with South Africa, negotiated for a more assertive stance from Russia and China in favor of a broader reform in the UN, especially within the Security Council. However, this expansion raises uncertainties about the future of BRICS”. Com essa introdução, o artigo discute os desafios e incertezas da expansão do BRICS.

O texto pode ser acessado clicando aqui.

O Brics na governança global: uma análise a partir da contestação e contra-institucionalização em Michael Zürn

“O Brics na governança global: uma análise a partir da contestação e contra-institucionalização em Michael Zürn” foi publicado na Revista Sul-Americana de Ciência Política. Desenvolvido ao longo de 2022 no âmbito do Projeto “BRICS e China: uma análise de política internacional contemporânea” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), o texto tem como autores o professor Dr. William Daldegan, a mestranda do PPGCPol Amanda Perachi e a acadêmica de Relações Internacionais Cassiane Souza. O trabalho está disponível para download clicando aqui. Abaixo o resumo do texto: O artigo tem por objetivo compreender o posicionamento do BRICS no sistema de governança global. Especificamente, sua insatisfação com o sistema financeiro internacional. Para tal, é reconhecida a estrutura normativa e institucional, hierárquica e desigual da ordem internacional liberal em que novas potências e instituições, como o BRICS, reclamam maior representatividade.

A criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e do Arranjo Contingente de Reservas (CRA), em 2014, demonstra sua busca por alternativas às instituições tradicionais. Os conceitos de Contestação e Contra-institucionalização, propostos por Michael Zürn, são utilizados como instrumental teórico- metodológico, juntamente com revisão bibliográfica, a fim de responder se o BRICS se apresenta como um contestador dessa ordem capaz de impor mudanças substanciais a ela. Como resultado, observa- se, apesar da exigência por reformas na governança global, uma carência de alinhamento de interesses entre seus membros que dificulta o avanço de pautas críticas e a instrumentalização de uma contraposição efetiva à ordem internacional liberal.

 

O artigo completo pode ser acessado aqui.

Post-Covid Brazil and the new government: Economy and foreign policy

Na nova edição da BRICS Journal of Economics, uma das mais importantes publicações mundial dedicadas ao BRICS, foi publicado artigo desenvolvido no Grupo de Pesquisa EDPI. Sob o título “Post-Covid Brazil and the new government: Economy and foreign policy” pesquisadores do grupo desenvolvem uma análise acerca dos desafios pós pandêmicos que o Brasil enfrenta. Desde elementos domésticos até sua relação com os países do BRICS e expectativas a partir do governo de Lula da Silva.

O artigo é fruto da parceria do prof. Dr. William Daldegan com pesquisadores da PUC SP e da UNESP no âmbito da pesquisa “BRICS E CHINA: Uma análise da Política Internacional Contemporânea”, que conta com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS e pode ser acessado clicando aqui.

Apoio

Realização

Institucional