PESQUISA

No NURFS, são conduzidas pesquisas focadas no manejo e na clínica de animais silvestres. Estas atividades estão integradas a projetos de pesquisa liderados por pesquisadores, profissionais técnicos do Núcleo e colaboradores externos. São desenvolvidos estudos relacionados à Iniciação Científica, Monografias, Dissertações e Teses.


A pesquisa abrange diretamente a biologia e a clínica médica veterinária dos animais silvestres, explorando aspectos como alimentação, transporte, contenção, reprodução, morfologia (macro e microscópica), fisiologia, parasitologia, microbiologia, clínica, exames complementares de diagnósticos e cirurgias, entre outros. Os resultados obtidos em experimentações devidamente registrados e autorizados são divulgados em periódicos, seminários, congressos e revistas especializadas.
Essas iniciativas têm contribuído significativamente para a produção e disseminação de dados relevantes, fundamentais para a melhoria das condições de manejo de animais silvestres em cativeiro e, quando possível, para sua reintrodução ao meio ambiente. Os profissionais do NURFS orientam e coorientam as atividades previstas nos projetos de pesquisa, que geralmente têm duração anual e seguem um calendário distinto ao acadêmico da UFPEL.


O financiamento das atividades está vinculado aos projetos de pesquisa e seus convênios correspondentes. O NURFS disponibiliza infraestrutura para o desenvolvimento das atividades e conta com o apoio de unidades colaboradoras da UFPEL, como o Hospital de Clínicas Veterinárias e os laboratórios do Instituto de Biologia e da Faculdade de Veterinária (Microbiologia, Parasitologia, Genética, Zoologia, Histologia, Anatomia e Botânica).

Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre e Centro de Triagem de Animais Silvestre da Universidade Federal de Pelotas.