Perguntas frequentes
1. Qual o horário de atendimento?
Nosso horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h. Nos finais de semana e feriados, funcionamos com plantonistas.
2. Até que horas posso entregar o animal?
Sugerimos que procure realizar a entrega no horário de atendimento. Caso necessite vir outro horário ou seja no final de semana, sugerimos que fale conosco via Whatsapp antes.
3. Quais os dias de funcionamento?
De segunda a sexta no horário comercial descrito acima e, aos finais de semana, em regime de plantão.
4. Vocês atendem coelho? Calopsita? Hamster? Porquinho da Índia?
Animais como calopsitas, hamster, coelho e porquinho-da-Índia são considerados exóticos, isto é, não pertencem à fauna brasileira.
Por sermos um centro de triagem de animais silvestres não estamos autorizados pela legislação que nos regulamenta a fazer atendimento ou recepção de animais exóticos por questões principalmente sanitárias.
5. Tem indicações de veterinários que atendam animais exóticos?
Normalmente indicamos três profissionais para atender a esses pacientes, caso você precise, entre em contato que passamos o número.
6. Vocês resgatam animais?
Não resgatamos animais, exceto em casos excepcionais, mediante acompanhamento do Comando Ambiental da Brigada Militar.
7. Quem pode vir resgatar o animal?
O animal pode ser resgatado pelo policiamento ambiental ou empresas especializadas em resgate de fauna, quando o animal oferece risco ou está em risco. No caso de animais que não estejam oferecendo nenhum tipo de risco, é comum que outros órgãos, como as secretarias de meio ambiente das Prefeituras, empresa concessionária de rodovias e outros façam o transporte do animal até o NURFS.
8. Qual o endereço de vocês?
Funcionamos no Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas, logo na entrada, em frente à Igreja.
9. Vocês recebem pombo doméstico? Pra onde posso encaminhar?
Não recebemos pombos domésticos, apenas as espécies silvestres. Para os pombos, é necessário entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses do seu município.
10. Como proceder com doações?
Caso você tenha interesse em doar alimentos, medicamentos, vasilhas de alimentação, caixas de transporte ou outros objetos, fale conosco ou entregue pessoalmente sua doação.
Entretanto, caso queira realizar doações em dinheiro (exclusivamente no Banco do Brasil ou boleto bancário):
1) Pessoalmente em uma agência ou caixa eletrônico caso não seja cliente do Banco do Brasil
Banco do Brasil: 001
Agência 1607-1 (Agência Governo – DF)
Conta: 170500-8 (Conta Única do Tesouro Nacional)
1º identificador: 154047152642828843-8
2º identificador: CPF ou CNPJ do depositante
2) Pela internet
Você pode acessar o site do sistema SIAFI e gerar a GRU clicando aqui.
Unidade Gestora: (UG) 154047
Gestão: 15264 (Universidade Federal de Pelotas)
Código de recolhimento: 28843-8
3) Clientes do Banco do Brasil
DOC ou TED
Unidade Gestora: (UG) 154047
Gestão: 15264 (Universidade Federal de Pelotas)
Código de recolhimento: 28843-8