Ensino

As ações de Ensino no NURFS-CETAS/UFPEL estão relacionadas diretamente a formação de recursos humanos para os cuidados com a fauna silvestre brasileira. Neste contexto são oferecidos estágios aos alunos de diversos cursos de Graduação da UFPel e também de outras Instituições. Além dos estágios são ofertadas atividades regulares de Ensino como cursos de capacitação e ou atualização no manejo e cuidados clínicos aos animais silvestres.

No NURFS-CETAS/UFPEL são desenvolvidas atividades de ensino voltadas aos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura – e de Medicina Veterinária da UFPEL. Estas atividades são realizadas segundo três modelos de ações:

a) Projetos de Ensino – vinculados a Pró-Reitoria de Graduação com a finalidade de ofertar estágios curriculares não obrigatórios nas áreas de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da UFPEL;
b) Estágios curriculares obrigatórios aos Cursos de Graduação da UFPEL e de outras IES conveniadas;
c) Estágios curriculares obrigatórios e optativos e atividades de Ensino associados a projetos de pesquisa voltados aos estudos da fauna silvestre brasileira;

Os estágios curriculares obrigatórios estão vinculados diretamente aos Colegiados de Curso, enquanto os não-obrigatórios dependem da oferta associada a projetos de Ensino de Graduação ou de formação técnica na área de atuação do Núcleo. Estes estágios resultam na elaboração e defesa de monografias (Trabalhos de Conclusão de Curso) ou relatórios técnicos, sendo certificados pelos respectivos órgãos onde os projetos de ensino estão vinculados.

As atividades rotineiras desenvolvidas pelo pessoal durante o treinamento são diretamente relacionadas com os principais procedimentos diários do Núcleo e Centro de Triagem associadas ao manejo, contenção, alimentação, clínica, cirurgia, exames diagnósticos complementares, entre outros. Paralelamente às atividades práticas são oferecidas instruções teóricas para elaboração de projetos, divulgação de resultados, expedição de Laudos Técnicos e outras ações relacionadas. As atividades de ensino estão vinculadas ao calendário acadêmico da UFPEL e obedecem aos respectivos cronogramas estabelecidos nos projetos de Ensino ou pelos Colegiados de Curso, durando, em média, de seis a dez meses.

Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre e Centro de Triagem de Animais Silvestre da Universidade Federal de Pelotas.