PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
O NURFS-CETAS/UFPEL nas suas atribuições desempenha o papel de atenção primária à saúde dos animais pertencentes à fauna silvestre brasileira na região sul do Estado do Rio Grande do Sul. Neste sentido são atendidos todos os exemplares da fauna silvestre oriundos de apreensões, doações, acidentes e filhotes órfãos.
Nas instalações do Núcleo são realizados inúmeros exames (clínicos, laboratoriais, etc.) de acompanhamento dos animais, sua identificação sistemática, manutenção e destinação. Em relação aos animais procedentes de apreensões, além das atividades regulares de manutenção, clínica e manejo, também são elaborados laudos para o Órgão Apreensor visando fornecer subsídios para os processos jurídicos instaurados. Para ver características dos atendimentos clínicos.
Esta atividade do Núcleo garante a destinação devida aos animais silvestres em situação diferenciada da que são encontrados na natureza, permitindo o cumprimento da Legislação Ambiental vigente. As ações do NURFS-CETAS/UFPEL aliadas às atividades do CRAM – Rio Grande atendem as demandas relacionadas às ocorrências com animais terrestres (NURFS) e marinhos (CRAM) na região sul do Rio Grande do Sul.
O atendimento clínico e cirúrgico é uma rotina no NURFS. Muitos animais chegam ao Núcleo apresentando lesões traumáticas por maus tratos, atropelamentos ou ataque por cães. Outras são portadoras de infecções fúngicas, bacterianas ou mesmo virais e necessitam de um tratamento rigoroso até sua completa recuperação. Para saber mais sobre nossos atendimentos.