Apresentação espetáculo Mesa Farta do Grupo Pretagô no Festival Movimenta Cena Sul em Porto Alegre

O coletivo artístico Pretagô, que integra grupo de pesquisa da UFPel faz apresentação do espetáculo Mesa Farta no festival Movimenta Cena Sul, em Porto Alegre. Mesa Farta é um espetáculo criado pelo Pretagô, grupo de teatro fundado por jovens artistas negras e negros que pesquisa a representação e a representatividade das subjetividades negras nas artes, fundado em 2014. Em 2024 o grupo celebra 10 anos de trajetória. Atualmente o grupo faz parte do NUPRA – Núcleo de Práticas Radicais: Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Gênero e Relações Étnico-Raciais da UFPel, coordenado pelo Prof. Dr Thiago Pirajira, do Centro de Artes da Universidade.

SOBRE O ESPETÁCULO
O título Mesa Farta traz em si uma metáfora que se faz de forma encruzilhada, nas ondas simultâneas e ambíguas. Inicialmente corresponde ao objeto mesa, repleto de alimentos. Metaforicamente a mesa farta é uma imagem que representa o desejo de fartura de vida, de prosperidade, de experiências positivas, de axé – a potência vital. Por outro lado, pode ser entendida também como um local, um tempo, ou ainda, um espaço que está inconformado, rebelado, em aspecto de recusa. Metáfora aqui entendida e composta por ambiguidade, sensualidade e desterritorialização da/na linguagem, como “processo de torção, no qual algo é dito do real ao mesmo tempo que dito de outro jeito, estranhando o familiar, ou seja, visando uma realidade outra, virtual”. A mesa, objeto real, imaginário e imaginado, elemento cênico e arranjador metafórico da narrativa do espetáculo, toma a própria dimensão de mundo, operando como o lugar pertencido àqueles que detêm o poder. A mesa assume o sentido metafórico de poder, sendo ela mesma destinatária dos papéis e documentos que organizam o tempo e as condutas sob as quais vivemos. Ao tomar a mesa como este lugar emblemático, limítrofe, as cenas que se apresentam ao longo do espetáculo se referenciam a este objeto e o tornam material e imaterial. A mesa, como metáfora, estabelece o deslocamento da posição do sujeito sem fala para aquele que pode falar, do sujeito sem poder para aquele que detém o poder, para o sujeito faminto, para o sujeito que tem fartura. A mesa então se apresenta como lugar de um devir negro, de imaginação. A mesa aqui, possui a ambivalência e o movimento do orixá Exu, por ser ela mesma encruzilhada, morada, e o princípio causador destes movimentos / deslocamentos. Poderia ser a mesa um objeto que reorganiza o tempo.

A dramaturgia é composta por cenas coletivas autorais individuais e coletivas intercaladas ao longo do roteiro por monólogos extraídos de textos clássicos da dramaturgia euroocidental como Medeia de Eurípedes, Dona Rosita, a Solteira, de Frederico Garcia Lorca; A vida é sonho, de Pedro Calderón de la Barca; Medeamaterial; de Heiner Müller. Desde seu início o grupo constrói suas dramaturgias a partir de relatos pessoais, experiências individuais e coletivas, misturadas a outras histórias, textos e memórias. No caso de Mesa Farta, foram trabalhados textos clássicos euro referenciados. A trilha sonora é embalada por mixagens eletrônicas, beats sonoros misturados com ritmos como funk carioca, rap, rhythm and blues, hip hop e distorções nos microfones. O espetáculo é destinado para público a partir de 16 anos.

SINOPSE MESA FARTA
propõe uma reflexão sobre este lugar-objeto, a mesa, que nos faz pensar a respeito do cotidiano da vida. Um móvel que passa batido sobre nossos sentidos e que é um suporte importante para realizarmos ações simples, porém fundamentais. Sobre ela comemos, bebemos, choramos, rimos, celebramos a vida e a morte, sonhamos, divagamos e decidimos. Na mesa são feitos acordos sobre o mundo. O grupo Pretagô se lança a pensar sobre a possibilidade de mudanças a partir das escolhas, confissões, compartilhamentos, celebrações e decisões que se observam e que precisam ser tomadas na atualidade.

Elenco: Bruno Fernandes, Laura Lima, Manuela Miranda e Silvana Rodrigues
Direção: Thiago Pirajira
Dramaturgia: Silvana Rodrigues, Thiago Pirajira e Grupo Pretagô
Trilha sonora original: João Pedro Cé, Thiago Piraijra e Grupo Pretagô
Figurinos: Camila Falcão e Mari Falcão
Maquiagem: Camila Falcão
Técnico de som: Olimpio Machado
Iluminação: Bruna Casali
Projeções: Jana Castoldi
Cenografia e ambientação: Grupo Pretagô
Cenotécnico e contrarregra: Rodrigo Shalako
Fotos: Anelise De Carli e Thalles Matos
Produção e Realização: Grupo Pretagô
Classificação etária: 16 anos

SERVIÇO: Espetáculo Mesa Farta, do Grupo Pretagô na programação do Festival Movimenta Cena Sul Teatro oficina Olga Reverbel do Multipalco Theatro São Pedro, Porto Alegre-RS
23 de julho, 19 horas

Entrada Franca, com ingressos retirados antecipadamente na chapelaria do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre-RS)

Site: http://www.grupopretago.com
Instagram: http://www.instagram.com/grupopretago
Facebook: http://www.facebook.com/grupopretago
Youtube: http://www.youtube.com/grupopretago

Publicado em 22/07/2024, na categoria Notícias.