

Universidade Federal de Pelotas
💥 C O R P O C I D A D E 💥

Espetáculo Corpocidade, que integra as pesquisas desenvolvidas no NUPRA, faz estreia no teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa, em Porto Alegre!
Sinopse: Guilherme procura em Breu um pequeno objeto que mal reparou cair dos bolsos, tamanha a correria. Ao cruzar toneladas de pedras, surgem coreografias que o lembram de onde pode ter deixado. Deseja reencontrar, nem que tenha que engolir a cidade. Entre sutilezas e monstruosidades, o trabalho aborda, de forma especulativa, temas relacionados aos movimentos, imagens e ruídos de uma cidade-caos.
Duração: 50 min.
Classificação Indicativa: 14 anos.
29/08, quinta, às 16h
30/08, sexta, às 20h
31/08, sábado, às 20h
Acessibilidade em Libras e Audiodescrição no dia 31 de Agosto.
Teatro CHC, Avenida independência, 75. Bairro Independência. Porto Alegre, RS.
Ingressos antecipados na plataforma sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/corpocidade/2576793?share_id=copiarlink
Compartilhamos o resultado da seleção para bolsista do projeto de pesquisa Práticas Performativas e Relações Étnico-Raciais.
Bolsista selecionado: Gabriel Henrique de Almeida
O estudante será contatado via e-mail para realização do cadastro no sistemaCobalto e início das atividades. Parabéns !!!

Espetáculo Mesa Farta, do grupo Pretagô, que negra o NUPRA, fará apresentações no teatro do CHC – Santa Casa, em Porto Alegre !!! O espetáculo foi selecionado no Edital das Artes CHC 2024.


SINOPSE
Mesa Farta propõe uma reflexão sobre este lugar-objeto, a mesa, que nos faz pensar a respeito do cotidiano da vida. Um móvel que passa batido sobre nossos sentidos e que é um suporte importante para realizarmos ações simples, porém fundamentais. Sobre ela comemos, bebemos, choramos, rimos, celebramos a vida e a morte, sonhamos, divagamos e decidimos. Na mesa são feitos acordos sobre o mundo. O grupo Pretagô se lança a pensar sobre a possibilidade de mudanças a partir das escolhas, confissões, compartilhamentos, celebrações e decisões que se observam e que precisam ser tomadas na atualidade.
SERVIÇO
Dias 23 e 24 de agosto, às 20 horas
Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa
(Av. Independência, 75, Bairro Independência – Porto Alegre,RS)
Ingressos antecipados online https://www.sympla.com.br/mesa-farta__2568921
A apresentação do dia 24/8 contará com Acessibilidade em LIBRAS e Audiodescrição
FICHA TÉCNICA
Elenco: Bruno Fernandes, Laura Lima, Manuela Miranda e Silvana Rodrigues
Direção: Thiago Pirajira
Dramaturgia: Silvana Rodrigues e Grupo Pretagô Criação trilha sonora: João Pedro Cé e Thiago Pirajira Técnico de som: Wagner Menezes
Técnica de luz: Bruna Casali
Projeções: Jana Castoldi
Figurinos: Camila Falcão e Mari Falcão
Maquiagem: Camila Falcão
Cenografia e ambientação: Thiago Pirajira
Cenotécnico: Rodrigo Shalako
Contrarregra: Miguel Rosa
Captação e edição de vídeo: Thiago Lazeri
Fotos: Anelise De Carli, Thalles Matos e Laura Testa
Produção e Realização: Grupo Pretagô
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 16 anos
Apoio: Rede Espiralar Encruza, Depósito de Teatro, Revista Brasileira de Estudos da Presença
O Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente – NUPADI/PRAE/UFPel através do Projeto Cepranti – Círculo de Estudos das Práticas Antirracistas, realizou no dia 31 de julho de 2024, das 9h às 17h no Campus II, ação com o objetivo de promover atividades em celebração à luta das Mulheres Pretas, destinadas à comunidade interna e externa da UFPel.


Essa iniciativa contou com apoio da Coordenação de Permanência, da Coordenação de Ingresso e Benefícios e da Coordenação de Políticas Estudantis da PRAE, e foi construída em parceria com o Nugen e o curso de Teatro – Licenciatura.
O evento contou ainda com a colaboração do Coletivo Beatriz Nascimento, do Grupo “Povo que Ginga” do Mestre Jarrão, estando articulado com o projeto de extensão “Prae Acolhe!” e o projeto unificado com ênfase em pesquisa “Práticas Performativas e Relações Étnico-Raciais, coordenado pelo prof. Thiago Pirajira”. O evento contou ainda com mesas informativas sobre os programas de auxílio da PRAE.


O projeto unificado com ênfase em pesquisa Práticas Performativas e Relações Étnico-Raciais seleciona bolsista de Iniciação à Pesquisa. Os requisitos são:
Período da bolsa: 12 meses (a partir de setembro de 2024)
Valor mensal: R$ 700,00
As pessoas estudantes interessadas devem enviar para o email thiagopirajira@gmail.com :
PRAZO PARA ENVIO: 19 DE AGOSTO, SEGUNDA-FEIRA, 23H59
Após este prazo não serão aceitas inscrições
O resultado será divulgado no site do NUPRA – Núcleo de Práticas Radicais UFPel (https://wp.ufpel.edu.br/nupra) e no perfil do instagram (@nupraufpel) no dia 21 de agosto

O coletivo artístico Pretagô, que integra grupo de pesquisa da UFPel faz apresentação do espetáculo Mesa Farta no festival Movimenta Cena Sul, em Porto Alegre. Mesa Farta é um espetáculo criado pelo Pretagô, grupo de teatro fundado por jovens artistas negras e negros que pesquisa a representação e a representatividade das subjetividades negras nas artes, fundado em 2014. Em 2024 o grupo celebra 10 anos de trajetória. Atualmente o grupo faz parte do NUPRA – Núcleo de Práticas Radicais: Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Gênero e Relações Étnico-Raciais da UFPel, coordenado pelo Prof. Dr Thiago Pirajira, do Centro de Artes da Universidade.
SOBRE O ESPETÁCULO
O título Mesa Farta traz em si uma metáfora que se faz de forma encruzilhada, nas ondas simultâneas e ambíguas. Inicialmente corresponde ao objeto mesa, repleto de alimentos. Metaforicamente a mesa farta é uma imagem que representa o desejo de fartura de vida, de prosperidade, de experiências positivas, de axé – a potência vital. Por outro lado, pode ser entendida também como um local, um tempo, ou ainda, um espaço que está inconformado, rebelado, em aspecto de recusa. Metáfora aqui entendida e composta por ambiguidade, sensualidade e desterritorialização da/na linguagem, como “processo de torção, no qual algo é dito do real ao mesmo tempo que dito de outro jeito, estranhando o familiar, ou seja, visando uma realidade outra, virtual”. A mesa, objeto real, imaginário e imaginado, elemento cênico e arranjador metafórico da narrativa do espetáculo, toma a própria dimensão de mundo, operando como o lugar pertencido àqueles que detêm o poder. A mesa assume o sentido metafórico de poder, sendo ela mesma destinatária dos papéis e documentos que organizam o tempo e as condutas sob as quais vivemos. Ao tomar a mesa como este lugar emblemático, limítrofe, as cenas que se apresentam ao longo do espetáculo se referenciam a este objeto e o tornam material e imaterial. A mesa, como metáfora, estabelece o deslocamento da posição do sujeito sem fala para aquele que pode falar, do sujeito sem poder para aquele que detém o poder, para o sujeito faminto, para o sujeito que tem fartura. A mesa então se apresenta como lugar de um devir negro, de imaginação. A mesa aqui, possui a ambivalência e o movimento do orixá Exu, por ser ela mesma encruzilhada, morada, e o princípio causador destes movimentos / deslocamentos. Poderia ser a mesa um objeto que reorganiza o tempo.
A dramaturgia é composta por cenas coletivas autorais individuais e coletivas intercaladas ao longo do roteiro por monólogos extraídos de textos clássicos da dramaturgia euroocidental como Medeia de Eurípedes, Dona Rosita, a Solteira, de Frederico Garcia Lorca; A vida é sonho, de Pedro Calderón de la Barca; Medeamaterial; de Heiner Müller. Desde seu início o grupo constrói suas dramaturgias a partir de relatos pessoais, experiências individuais e coletivas, misturadas a outras histórias, textos e memórias. No caso de Mesa Farta, foram trabalhados textos clássicos euro referenciados. A trilha sonora é embalada por mixagens eletrônicas, beats sonoros misturados com ritmos como funk carioca, rap, rhythm and blues, hip hop e distorções nos microfones. O espetáculo é destinado para público a partir de 16 anos.
SINOPSE MESA FARTA
propõe uma reflexão sobre este lugar-objeto, a mesa, que nos faz pensar a respeito do cotidiano da vida. Um móvel que passa batido sobre nossos sentidos e que é um suporte importante para realizarmos ações simples, porém fundamentais. Sobre ela comemos, bebemos, choramos, rimos, celebramos a vida e a morte, sonhamos, divagamos e decidimos. Na mesa são feitos acordos sobre o mundo. O grupo Pretagô se lança a pensar sobre a possibilidade de mudanças a partir das escolhas, confissões, compartilhamentos, celebrações e decisões que se observam e que precisam ser tomadas na atualidade.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Bruno Fernandes, Laura Lima, Manuela Miranda e Silvana Rodrigues
Direção: Thiago Pirajira
Dramaturgia: Silvana Rodrigues, Thiago Pirajira e Grupo Pretagô
Trilha sonora original: João Pedro Cé, Thiago Piraijra e Grupo Pretagô
Figurinos: Camila Falcão e Mari Falcão
Maquiagem: Camila Falcão
Técnico de som: Olimpio Machado
Iluminação: Bruna Casali
Projeções: Jana Castoldi
Cenografia e ambientação: Grupo Pretagô
Cenotécnico e contrarregra: Rodrigo Shalako
Fotos: Anelise De Carli e Thalles Matos
Produção e Realização: Grupo Pretagô
Duração: 65 minutos
Classificação etária: 16 anos
SERVIÇO: Espetáculo Mesa Farta, do Grupo Pretagô na programação do Festival Movimenta Cena Sul Teatro oficina Olga Reverbel do Multipalco Theatro São Pedro, Porto Alegre-RS
23 de julho, 19 horas
Entrada Franca, com ingressos retirados antecipadamente na chapelaria do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre-RS)
Site: http://www.grupopretago.com
Instagram: http://www.instagram.com/grupopretago
Facebook: http://www.facebook.com/grupopretago
Youtube: http://www.youtube.com/grupopretago
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