Estréia espetáculo Corpocidade

💥 C O R P O C I D A D E 💥

Espetáculo Corpocidade, que integra as pesquisas desenvolvidas no NUPRA, faz estreia no teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa, em Porto Alegre!

Sinopse: Guilherme procura em Breu um pequeno objeto que mal reparou cair dos bolsos, tamanha a correria. Ao cruzar toneladas de pedras, surgem coreografias que o lembram de onde pode ter deixado. Deseja reencontrar, nem que tenha que engolir a cidade. Entre sutilezas e monstruosidades, o trabalho aborda, de forma especulativa, temas relacionados aos movimentos, imagens e ruídos de uma cidade-caos.

Duração: 50 min.

Classificação Indicativa: 14 anos.

29/08, quinta, às 16h
30/08, sexta, às 20h
31/08, sábado, às 20h
Acessibilidade em Libras e Audiodescrição no dia 31 de Agosto.

Teatro CHC, Avenida independência, 75. Bairro Independência. Porto Alegre, RS.

Ingressos antecipados na plataforma sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/corpocidade/2576793?share_id=copiarlink

RESULTADO SELEÇÃO DE BOLSISTA

Compartilhamos o resultado da seleção para bolsista do projeto de pesquisa Práticas Performativas e Relações Étnico-Raciais.

Bolsista selecionado: Gabriel Henrique de Almeida

O estudante será contatado via e-mail para realização do cadastro no sistemaCobalto e início das atividades. Parabéns !!!

Espetáculo Mesa Farta, no CHC Santa Casa em Porto Alegre

Espetáculo Mesa Farta, do grupo Pretagô, que negra o NUPRA, fará apresentações no teatro do CHC – Santa Casa, em Porto Alegre !!! O espetáculo foi selecionado no Edital das Artes CHC 2024. 

SINOPSE
Mesa Farta propõe uma reflexão sobre este lugar-objeto, a mesa, que nos faz pensar a respeito do cotidiano da vida. Um móvel que passa batido sobre nossos sentidos e que é um suporte importante para realizarmos ações simples, porém fundamentais. Sobre ela comemos, bebemos, choramos, rimos, celebramos a vida e a morte, sonhamos, divagamos e decidimos. Na mesa são feitos acordos sobre o mundo. O grupo Pretagô se lança a pensar sobre a possibilidade de mudanças a partir das escolhas, confissões, compartilhamentos, celebrações e decisões que se observam e que precisam ser tomadas na atualidade.

SERVIÇO
Dias 23 e 24 de agosto, às 20 horas
Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa
(Av. Independência, 75, Bairro Independência – Porto Alegre,RS)

Ingressos antecipados online https://www.sympla.com.br/mesa-farta__2568921

A apresentação do dia 24/8 contará com Acessibilidade em LIBRAS e Audiodescrição

FICHA TÉCNICA
Elenco: Bruno Fernandes, Laura Lima, Manuela Miranda e Silvana Rodrigues
Direção: Thiago Pirajira
Dramaturgia: Silvana Rodrigues e Grupo Pretagô Criação trilha sonora: João Pedro Cé e Thiago Pirajira Técnico de som: Wagner Menezes
Técnica de luz: Bruna Casali
Projeções: Jana Castoldi
Figurinos: Camila Falcão e Mari Falcão
Maquiagem: Camila Falcão
Cenografia e ambientação: Thiago Pirajira
Cenotécnico: Rodrigo Shalako
Contrarregra: Miguel Rosa
Captação e edição de vídeo: Thiago Lazeri
Fotos: Anelise De Carli, Thalles Matos e Laura Testa
Produção e Realização: Grupo Pretagô
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 16 anos
Apoio: Rede Espiralar Encruza, Depósito de Teatro, Revista Brasileira de Estudos da Presença

NUPRA NO 1º JULHO DAS PRETAS

O Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente – NUPADI/PRAE/UFPel através do Projeto Cepranti – Círculo de Estudos das Práticas Antirracistas, realizou no dia 31 de julho de 2024, das 9h às 17h no Campus II, ação com o objetivo de promover atividades em celebração à luta das Mulheres Pretas, destinadas à comunidade interna e externa da UFPel.

 

 

Essa iniciativa contou com apoio da Coordenação de Permanência, da Coordenação de Ingresso e Benefícios e da Coordenação de Políticas Estudantis da PRAE, e foi construída em parceria com o Nugen e o curso de Teatro – Licenciatura.

O evento contou ainda com a colaboração do Coletivo Beatriz Nascimento, do Grupo “Povo que Ginga” do Mestre Jarrão, estando articulado com o projeto de extensão “Prae Acolhe!” e o projeto unificado com ênfase em pesquisa “Práticas Performativas e Relações Étnico-Raciais, coordenado pelo prof. Thiago Pirajira”. O evento contou ainda com mesas informativas sobre os programas de auxílio da PRAE.

Registro de aula
Registro do final da aula aberta da disciplina Práticas Performativas e Relações Étnico-Raciais. Crédito: PRAE-UFPel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seleção para bolsista de Iniciação à Pesquisa

O projeto unificado com ênfase em pesquisa Práticas Performativas e Relações Étnico-Raciais seleciona bolsista de Iniciação à Pesquisa. Os requisitos são:

  • Estar regularmente matriculada(e)(o) em curso de graduação da UFPel;
  • Ter desempenho acadêmico compatível com as atividades previstas no plano de trabalho (interesse em pesquisa em artes cênicas, relações raciais, gênero e sexualidade);
  • Não ter vínculo empregatício, inclusive os de estágio remunerado, durante a vigência da bolsa;
  • Não acumular o recebimento de qualquer outro tipo de bolsa (auxílios concedidos pela PRAE não são considerados bolsas);
  • Ser beneficiária(e)(o) de pelo menos uma política de ações afirmativas da UFPel (ingressantes por qualquer modalidade de cotas, beneficiários de qualquer modalidade de auxílio da PRAE, estudantes negros, indígenas ou quilombolas que tenham ingressado via ampla concorrência);
  • Ter disponibilidade de 20 horas semanais (terças-feiras nos turnos tarde/noite e demais horários a combinar).

Período da bolsa: 12 meses (a partir de setembro de 2024)
Valor mensal: R$ 700,00


As pessoas estudantes interessadas devem enviar para o email thiagopirajira@gmail.com :

  • Breve carta de intenção
  • Histórico escolar UFPel


PRAZO PARA ENVIO:
19 DE AGOSTO, SEGUNDA-FEIRA, 23H59
Após este prazo não serão aceitas inscrições


O resultado será divulgado no site do NUPRA – Núcleo de Práticas Radicais UFPel (https://wp.ufpel.edu.br/nupra) e no perfil do instagram (@nupraufpel) no dia 21 de agosto

Apresentação espetáculo Mesa Farta do Grupo Pretagô no Festival Movimenta Cena Sul em Porto Alegre

O coletivo artístico Pretagô, que integra grupo de pesquisa da UFPel faz apresentação do espetáculo Mesa Farta no festival Movimenta Cena Sul, em Porto Alegre. Mesa Farta é um espetáculo criado pelo Pretagô, grupo de teatro fundado por jovens artistas negras e negros que pesquisa a representação e a representatividade das subjetividades negras nas artes, fundado em 2014. Em 2024 o grupo celebra 10 anos de trajetória. Atualmente o grupo faz parte do NUPRA – Núcleo de Práticas Radicais: Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Gênero e Relações Étnico-Raciais da UFPel, coordenado pelo Prof. Dr Thiago Pirajira, do Centro de Artes da Universidade.

SOBRE O ESPETÁCULO
O título Mesa Farta traz em si uma metáfora que se faz de forma encruzilhada, nas ondas simultâneas e ambíguas. Inicialmente corresponde ao objeto mesa, repleto de alimentos. Metaforicamente a mesa farta é uma imagem que representa o desejo de fartura de vida, de prosperidade, de experiências positivas, de axé – a potência vital. Por outro lado, pode ser entendida também como um local, um tempo, ou ainda, um espaço que está inconformado, rebelado, em aspecto de recusa. Metáfora aqui entendida e composta por ambiguidade, sensualidade e desterritorialização da/na linguagem, como “processo de torção, no qual algo é dito do real ao mesmo tempo que dito de outro jeito, estranhando o familiar, ou seja, visando uma realidade outra, virtual”. A mesa, objeto real, imaginário e imaginado, elemento cênico e arranjador metafórico da narrativa do espetáculo, toma a própria dimensão de mundo, operando como o lugar pertencido àqueles que detêm o poder. A mesa assume o sentido metafórico de poder, sendo ela mesma destinatária dos papéis e documentos que organizam o tempo e as condutas sob as quais vivemos. Ao tomar a mesa como este lugar emblemático, limítrofe, as cenas que se apresentam ao longo do espetáculo se referenciam a este objeto e o tornam material e imaterial. A mesa, como metáfora, estabelece o deslocamento da posição do sujeito sem fala para aquele que pode falar, do sujeito sem poder para aquele que detém o poder, para o sujeito faminto, para o sujeito que tem fartura. A mesa então se apresenta como lugar de um devir negro, de imaginação. A mesa aqui, possui a ambivalência e o movimento do orixá Exu, por ser ela mesma encruzilhada, morada, e o princípio causador destes movimentos / deslocamentos. Poderia ser a mesa um objeto que reorganiza o tempo.

A dramaturgia é composta por cenas coletivas autorais individuais e coletivas intercaladas ao longo do roteiro por monólogos extraídos de textos clássicos da dramaturgia euroocidental como Medeia de Eurípedes, Dona Rosita, a Solteira, de Frederico Garcia Lorca; A vida é sonho, de Pedro Calderón de la Barca; Medeamaterial; de Heiner Müller. Desde seu início o grupo constrói suas dramaturgias a partir de relatos pessoais, experiências individuais e coletivas, misturadas a outras histórias, textos e memórias. No caso de Mesa Farta, foram trabalhados textos clássicos euro referenciados. A trilha sonora é embalada por mixagens eletrônicas, beats sonoros misturados com ritmos como funk carioca, rap, rhythm and blues, hip hop e distorções nos microfones. O espetáculo é destinado para público a partir de 16 anos.

SINOPSE MESA FARTA
propõe uma reflexão sobre este lugar-objeto, a mesa, que nos faz pensar a respeito do cotidiano da vida. Um móvel que passa batido sobre nossos sentidos e que é um suporte importante para realizarmos ações simples, porém fundamentais. Sobre ela comemos, bebemos, choramos, rimos, celebramos a vida e a morte, sonhamos, divagamos e decidimos. Na mesa são feitos acordos sobre o mundo. O grupo Pretagô se lança a pensar sobre a possibilidade de mudanças a partir das escolhas, confissões, compartilhamentos, celebrações e decisões que se observam e que precisam ser tomadas na atualidade.

 

FICHA TÉCNICA
Elenco: Bruno Fernandes, Laura Lima, Manuela Miranda e Silvana Rodrigues
Direção: Thiago Pirajira
Dramaturgia: Silvana Rodrigues, Thiago Pirajira e Grupo Pretagô
Trilha sonora original: João Pedro Cé, Thiago Piraijra e Grupo Pretagô
Figurinos: Camila Falcão e Mari Falcão
Maquiagem: Camila Falcão
Técnico de som: Olimpio Machado
Iluminação: Bruna Casali
Projeções: Jana Castoldi
Cenografia e ambientação: Grupo Pretagô
Cenotécnico e contrarregra: Rodrigo Shalako
Fotos: Anelise De Carli e Thalles Matos
Produção e Realização: Grupo Pretagô
Duração: 65 minutos
Classificação etária: 16 anos

SERVIÇO: Espetáculo Mesa Farta, do Grupo Pretagô na programação do Festival Movimenta Cena Sul Teatro oficina Olga Reverbel do Multipalco Theatro São Pedro, Porto Alegre-RS
23 de julho, 19 horas

Entrada Franca, com ingressos retirados antecipadamente na chapelaria do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre-RS)

Site: http://www.grupopretago.com
Instagram: http://www.instagram.com/grupopretago
Facebook: http://www.facebook.com/grupopretago
Youtube: http://www.youtube.com/grupopretago

Olá, mundo!

Bem-vindo ao site!
Esta é uma notícia de teste. Você pode editá-la ou apagá-la, e então começar a inserir seu próprio conteúdo.