Início do conteúdo
    Notícias
  • Transtornos Metabólicos: um dos pilares para obtenção de sucesso na pecuária

    Marcio Nunes Corrêa, coordenador geral do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC), palestrou no Congresso Medvep de Grandes Animais e Animais de Produção (COMGRAN 2019), realizado na cidade de Foz do Iguaçu durante o mês de novembro deste ano. A temática abordada pelo professor tratou de “Transtornos metabólicos em bovinos de corte e em bovinos de leite”, contando com um público de 1.300 pessoas entre estudantes e profissionais da área.

  • Programas de Pós-Graduação

    Em breve os programas de pós-graduação em veterinária e zootecnia abrirão os editais para inscrições!

    Fique ligado nas linhas de pesquisa da equipe e de cada professor conforme mostra a imagem!

    Para maiores informações entre em contato conosco pelo nosso e-mail: nupeec@gmail.com

  • Pós-doutorando e membro da coordenação do NUPEEC, ministra palestra durante congresso em Foz do Iguaçu (PR)

    O pós doutorando Antônio Amaral Barbosa, membro da coordenação do núcleo de pesquisa, ensino e extensão (NUPEEC)  participou como palestrante no Congresso Medvep de Grandes Animais e Animais de Produção (COMGRAN),  ocorrido na cidade de Foz do Iguaçu dia 08/11/19.

    Antonio, que desde o início de sua trajetória acadêmica, vem desenvolvendo estudos na área de sistema locomotor, ministrou a palestra intitulada “Afecções podais: uma realidade neglicenciada na pecuária leiteira”, buscando dar a devida importância ao tema através de pesquisas realizadas no NUPEEC e fora dele, além de uma visão prática dos impactos econômicos nos sistemas pecuários causados por essas enfermidades visto que as afecções locomotoras configuram-se como uma das principais causas de prejuízos em propriedades leiterias. O evento contou com a presença de profissionais da área e estudantes, totalizando um público de 1.300 pessoas.

  • Palestra sobre periparto da vaca leiteira para técnicos e produtores rurais na cidade de Chapecó

    O Professor Dr. Marcio Nunes Corrêa esteve presente no dia 6 de novembro de 2019 no 9° Simpósio Sul de Bovinocultura de Leite que aconteceu em Santa Catarina na cidade de Chapecó, ministrando a palestra intitulada “Os não tão silenciosos desafios do periparto da vaca leiteira: Como identificar e solucionar estes problemas”, para um público de aproximadamente 200 pessoas, na qual se faziam presente essencialmente técnicos e produtores.

  • Resultado final de mérito do edital 05/2019 Programador Pesquisador Gaúcho

    O grupo NUPEEC através do Professor Marcio Nunes Corrêa teve uma proposta aprovada no edital Programa Pesquisador Gaúcho com o projeto intitulado: “Utilização de um composto a base de butafosfan e cianocobalamina em vacas leiteiras: efeitos orexígenos, imunológicos e reprodutivos”. O projeto contará com o apoio da já parceira CowMed, através do uso das coleiras de monitoramento do comportamento, além de toda a estrutura disponível do grupo como os cochos eletrônicos que visam medir com precisão o consumo e comportamento alimentar dos animais e os laboratórios de nutrição animal, metabolismo, biologia molecular e inovação farmacêutica.

    O presente Edital tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem a contribuir significamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no estado do Rio Grande do Sul, em qualquer área do conhecimento.

     

  • Trabalho resultante de parceria é apresentado no ADSA Discover Conference 2019

    O trabalho intitulado “Effects of yeast culture supplementation on lactation performance and rumen fermentation characteristics in mild-lactation Holstein dairy cows”, foi apresentado em formato de pôster no ADSA Discover Conference 2019 na cidade de Cincinnati, Ohio. O trabalho é resultado de um experimento realizado em parceria entre o NUPEEC e o grupo Advanced Dairy Solution e tem como autora a doutoranda do grupo Jéssica Halfen e como co-autora a sempre integrante Nathaly Carpinelli.

     

  • Participação de integrantes do NUPEEC na 5ª SIIEPE da Universidade Federal de Pelotas e no 11º SIEPE da Universidade Federal do Pampa

      Na última semana, o NUPEEC participou da 5ª SIIEPE, Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Há 17 anos o grupo faz parte desse importante evento que integra a comunidade acadêmica.

      Este ano, foram apresentados pelo grupo 37 trabalhos, sendo 15 no XXI Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), 10 no XXVIII Congresso de Iniciação Científica (CIC), 4 no III Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), 4 no V Congresso de Ensino da Graduação (CEG) e 1 no evento Sua Tese em 3 minutos (3MT). Além da 5ª SIIEPE UFPel, granduandos do NUPEEC também apresentaram 6 trabalhos no 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da Universidade Federal do Pampa (UniPampa).

    Parabéns a todos os envolvidos!

  • Empresa parceira e professores coordenadores do NUPEEC visitam instalações do experimento com enzimas exógenas para ruminantes

    No dia 08/10/2019 o representante da empresa Provita Supplements, Rafael Tavares, juntamente com os professores coordenadores do NUPEEC, estiveram em uma visita à Granja 4 Irmãos para acompanhar o experimento das mestrandas Joana Piagetti e Magna Fabrícia Savela. O estudo tem por objetivo avaliar o efeito da utilização de enzimas exógenas na dieta de bovinos leiteiros.

  • Seleção de Novos Colaboradores – 3ª etapa

    Seguem em anexo, os horários das respectivas entrevistas referentes a terceira etapa da seleção de novos colaboradores. Pedimos que os candidatos levem o histórico acadêmico e que cheguem no horário, se possível com antecedência. Desejamos boa sorte a todos!