Início do conteúdo
    Notícias
  • NUPEEC faz parceria com Empresa Chip Inside e Granjas 4 irmãos.

    A empresa Chip Inside é responsável por desenvolver as coleiras C-tech que monitoram o comportamento animal 24 horas por dia. Estas coleiras são colocadas ao redor do pescoço e por meio de um sensor que monitora os diferentes tipos de movimento, define a atividade do animal, se ruminando ou em repouso (ócio).

    As coleiras Chip Inside foram implementadas no rebanho leiteiro da Granjas 4 irmãos, que possui parceira com o NUPEEC, aonde ocorrem inúmeros experimentos, para colaborar com a pesquisa científica desenvolvida pelo grupo. O objetivo principal da parceria é realizar estudos com base na utilização das coleiras, proporcionando um melhor controle dos animais expostos à experimentação, assim como o bem estar dos mesmos. Além disso, esta ferramenta possibilita prevenir, por meio de um diagnóstico precoce, o descarte dos animais, pois permite a detecção de animais doentes pelas alterações comportamentais. Sendo que, também auxilia na detecção de cio, tarefa difícil em meio as muitas tarefas desenvolvidas dentro de uma propriedade.

  • O que o mercado de trabalho espera dos médicos veterinários?

    Na última quinta-feira (28/03) ocorreu em Passo Fundo na Faculdade IMED a Aula Magna do curso de Medicina Veterinária, com o intuito de gerar uma discussão sobre o futuro profissional do Médico Veterinário. A aula foi ministrada pelo professor Marcio Nunes Corrêa e teve como tema “O que o mercado de trabalho espera dos médicos veterinários”.

    Na aula o professor apresentou dados de uma pesquisa idealizada por ele e executada com a ajuda da aluna de Mestrado Carla Augusta Garcia, através de entrevistas a profissionais da área de Veterinária e Zootecnia inseridos em empresas privadas e públicas. Como principal ponto abordado foi apresentado que, tanto os entrevistados vinculados a empresas privadas como os de entidades públicas, buscam profissionais com habilidades desenvolvidas não somente para questões técnicas como também comportamentais ou posturais.

    O professor ainda explicou que exemplos dessas competências podem ser observados em alunos que, durante a faculdade realizaram estágios e, que portanto, colocaram a ‘mão na massa’, aprendendo aplicar o conteúdo no contexto dos problemas reais  encontrados no mercado e até mesmo que tenham conhecimento sobre uma outra língua. Estes possivelmente terão lugar de destaque e terão favorecida a sua inserção profissional após a formatura.

    O evento foi promovido pelos alunos do curso de Medicina Veterinária e contou com a presença de 294 estudantes da instituição.

  • Simpósio Leite Integral

    O evento será realizado pela revista Leite Integral, em Curitiba (PR), nos dias 09 à 11 de abril de 2019, na Expo Unimed Curitiba. Contará com 8 palestras, mais um curso pré-simpósio, no qual o foco serão as questões mais relevantes e polêmicas relacionadas ao leite, com discussões ricas e proposições para uso imediato! Dentre os convidados, está o professor e coordenador do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC), Marcio Nunes Corrêa, que discutirá sobre “PERÍODO DE TRANSIÇÃO – Desafios e oportunidades técnicas”.

    O simpósio é destinado a estudantes, produtores rurais e demais profissionais da área.

  • NUPEEC fecha parceria com a empresa Milkone

    Seguindo às tendências tecnológicas do mercado, o NUPEEC inovou mais uma vez implementando na rotina de sua equipe o software de precisão na pecuária leiteira, focado em qualidade do leite.

    A parceria entre o NUPEEC e a empresa Milkone foi realizada no último dia 7, com o objetivo de utilizar o software de controle e monitoramento de qualidade leiteira (M1 TRACKER). O mesmo proporcionará uma análise dos dados pelo uso nas linhas de pesquisa da equipe, o que consequentemente acarretará muitos benefícios aos produtores leiteiros.

  • Professores do NUPEEC são contemplados com bolsas de produtividade pelo CNPq no ano de 2018

    Os professores Francisco Augusto Del Pino e Marcio Nunes Corrêa, foram contemplados com 2 bolsas na 9ª chamada pública para bolsas de produtividade em pesquisa.
    A professora Viviane Rabassa foi contemplada com uma bolsa na 17ª chamada pública para bolsas de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora.

    Parabenizamos os professores pelo excelente trabalho que vêm desenvolvendo!!

  • Estão abertas as inscrições para Pós-Graduação no programa de Veterinária da Ufpel.

    O programa de Pós-Graduação em Veterinária está com as inscrições abertas para o processo seletivo de mestrado e doutorado com ingresso em março de 2019. O NUPEEC conta com 5 vagas no programa, sendo 3 de mestrado e 2 de doutorado, sob a orientação dos professores Marcio Nunes Corrêa e Viviane Rohrig Rabassa.

    As inscrições vão até o dia 22 de janeiro de 2019.

    Maiores informações entre em contato conosco pelo e-mail: nupeec@gmail.com

    Edital PPGV 2019

  • PPGZ UFPel está com as inscrições abertas para a seleção de 2019

    Estão abertas as inscrições para Pós-Graduação no programa de Zootecnia da Ufpel.
    O programa de Pós-Graduação em Zootecnia está com as inscrições abertas para o processo seletivo de mestrado e doutorado com ingresso em março de 2019. O NUPEEC conta com 10 vagas no programa, sendo 6 de mestrado e 4 de doutorado, sob a orientação dos professores Francisco Augusto Burkert Del Pino, Cássio Cassal Brauner e Eduardo Schmidt.
    As inscrições vão até o dia 31 de janeiro de 2019.
    Maiores informações entre em contato conosco pelo e-mail: nupeec@gmail.com

    Edital processo seletivo PPGZ 2019

     

  • Artigo publicado em Dezembro na revista Leite Integral

    No mês de dezembro de 2018 a Revista Leite Integral, publicou o artigo elaborado por membros da equipe intitulado “ORGANISMOS DO BEM”. Este artigo aborda os benefícios da utilização de leveduras, principalmente a Saccharomyces cerevisiae, na alimentação animal.
    A publicação é de autoria das pós-graduandas Ana Schimt, Joana Piagetti e Larissa Tavares com orientação do Professor Cássio Cassal Brauner.
    O artigo está disponível em: www.revistaleiteintegral.com.br/
    Para maiores informações, entre em contato através do nosso e-mail: nupeec@gmail.com