Prof. Dra. Franciele Roberta Cordeiro 

Professora Adjunta na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cuidados Paliativos pela Université Grenoble Alpes (Grenoble/França). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Enfermagem pela UFRGS. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Centre Hospitalier Universitaire de Grenoble/ Université Grenoble Alpes (09/2015 à 08/2016), por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras/CNPq. Líder do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN- UFPel), colaboradora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Rede de Cuidados Paliativos (LEP-RCP- UFPel), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC-UFPel) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais na Educação, em Saúde e Enfermagem (CULT-UFRGS). Apresenta experiência em hemato-oncologia e em cuidados paliativos. Interesse de pesquisa: a morte e os cuidados paliativos na perspectiva dos Estudos Culturais e Foucaultianos. Contato: franciele.cordeiro@ufpel.edu.br

Prof. Dra. Lilian Moura de Lima Spagnolo

Professor da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (2017). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFPel (2018). Doutorado em ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel (2016). Mestre em Ciências pelo curso de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Possui pós-graduação Multiprofissional em Saúde da Família (2009). Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Controle de Infecção Hospitalar, Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Assistência de Enfermagem Hospitalar e Equipe de Saúde da Família.

Prof. Dra Rosani Manfrin Muniz

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (1988), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces – NUCCRIN/UFPel. Tem experiência na área de Enfermagem médico-cirúrgica – Saúde do Adulto, com ênfase em Oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença crônica, família, cultura, oncologia.

Prof. Dra Celmira Lange

Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas – UFPel (1980). Especialista em Reabilitação do aparelho locomotor pelo Hospital Sarah Kubitschek (1982), Administração hospitalar pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel (1986), Administração dos serviços de saúde pela Universidade de Ribeirão Preto UNAERP (1987). Mestrado em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1997). Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP (2005). Pós Doutorado em Pesquisa de Enfermagem e Promoção da Saúde, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, Saúde do Idoso, Envelhecimento, Acidentes com idosos, Prevenção de acidentes e atendimento pré-hospitalar, Cronicidade, saúde do adulto, Saúde Coletiva, Famílias ,Educação Continuada e Promoção da Saúde.

Prof. Dra Caroline de Leon Linck

Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas – FEN/UFPEL. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2015). Mestre em Enfermagem pelo programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas UFPel (2009). Especialista em Saúde Pública (UFPel). Possui graduação em Licenciatura Plena Em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Atua principalmente nos seguintes temas: Promoção do envelhecimento ativo. . Sistematização da Assistencia de Enfermagem.

Prof. Dra. Eda Schwartz

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1983), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Realizou Pos Doutorado na EEUSP em 2012. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPel e da Residencia Multiprofissional da Universidade Federal de Pelotas e docente do Mestrado Profissional e Saúde da Família ( PROFSAUDE/UFPel). É membro da International Family Nursing Association (IFNA).Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, família, nefrologia, oncologia, neoplasias e quimioterapia.

Prof. Dra Fernanda Sant’Ana Tristão

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem:ênfase domiciliar pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestrado em Educação: Estudos Culturais em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC)

Prof. Dra. Juliana Graciela Vestena Zillmer

Possui graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2007), graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2007), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa qualitativa, família, doença renal crônica, atenção a saúde e cuidado de enfermagem.

Prof. Dra. Michele Cristiene Nachtigall Barboza

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (2005); Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2010) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: prática em enfermagem, oncologia, estomaterapia, organização do trabalho, absenteísmo, saúde do trabalhador e saúde do adulto.

Prof. Dra. Norlai Alves Azevedo

Possui graduação em Enfermagem e Licenciatura Plena Em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1990), Especialização em Saúde Comunitária UFPel(1992) mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde. pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor adjunto IV da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Ufpel. Atua como Doutora em treinamento do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da UFPel e como Docente e cordenadora da Área de Enfermagem no curso de pós graduação em Residência Multiprofissional em Atenção a Saúde Oncológica He/FEO/UFPel. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem clínica e cirúrgica atuando principalmente nos seguintes temas: capacitacao urgência emergência, câncer – quimioterapia e radioterapia e pesquisa clínica em oncologia (medicina molecular).

Prof. Dra. Patrícia Tuerlinckx Noguez

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (2003), graduação em Licenciatura Plena Em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Mestrado em Enfermagem pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (2005) e Doutorado em Ciências pela Faculdade de enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (2017). Docente da Faculdade de enfermagem da UFPel. Chefe da Divisão da Gestão do Cuidado do Hospital Escola/UFPel/EBSERH. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em gestão, paciente crítico e oncologia.

Prof. Dra. Stefanie Griebeler Oliveira

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora adjunto II da Faculdade de Enfermagem e Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidadores, serviços de assistência domiciliar, assistência domiciliar, práticas integrativas e complementares, acupuntura e estudos foucaultianos.

Prof. Me. Silvia Regina Lopes Guimarães

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor titular Adjunto da Universidade Federal de Pelotas no Curso de Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica, sendo responsável pela montagem do Centro Cirúrgico do Hospital Escola/HE UFPel em 2002. Experiência profissional voltada com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Centro Cirúrgico, ética, infecção hospitalar e educação continuada sob modalidade de oficinas. Colaboradora em projeto de extensão no setor de radioterapia ambulatorial realizando consultas de enfermagem aos indivíduos em tratamento radioterápico, orientando alunos da graduação.