Buscar

Informações sobre o Curso

A Especialização em Mídias na Educação é ofertada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) na modalidade a distância e integra o programa Mídias na Educação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso visa contribuir para a formação de profissionais em educação, em especial professores da Educação Básica, capazes de produzir e estimular estratégias didáticas utilizando diferentes mídias, articulando as linguagens de comunicação com os processos de ensino e aprendizagem.

O Programa Mídias na Educação é um projeto do Governo Federal que se destaca por sua dupla importância: ao mesmo tempo em que investe na formação continuada de profissionais da educação através da modalidade a distância, caracteriza-se como um potencializador do uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação na educação formal.

Nesta perspectiva, destaca-se a importância de se trabalhar pedagogicamente os meios de comunicação, trazendo para o contexto educacional a televisão, a informática, o rádio e a mídia impressa aliados a uma proposição didática. Também considera-se uma leitura crítica sobre o que está sendo veiculado nas diferentes mídias, bem como uma interpretação das diferentes formas de organizar a informação e de se comunicar. Junto a isso, destaca-se a produção autoral de alunos e professores com as TICs, com ênfase para o uso pedagógico das mídias na educação formal.

Clientela-alvo

O Curso de Especialização em Mídias na Educação será oferecido preferencialmente para professores de Educação Básica, mas também está aberto para outras demandas sociais, como gestores escolares, tutores presenciais e a distância de cursos de EAD. Os alunos deverão ser portadores  de diploma de curso superior.

Objetivo Geral:

Contribuir para a formação de profissionais em educação, em especial professores da Educação Básica, capazes de produzir e estimular estratégias didáticas utilizando diferentes mídias, articulando as linguagens de comunicação com os processos de ensino e aprendizagem.

Objetivos Específicos:

* Identificar aspectos teóricos e práticos referentes aos meios de comunicação no contexto das diferentes mídias e no uso integrado das linguagens de comunicação: sonora, visual, impressa, audiovisual, informática e telemática, destacando sua articulação com os processos de ensino e aprendizagem.

* Aprofundar os fundamentos teórico-práticos sobre as tecnologias da informação e da comunicação, bem como sua inserção na Educação Formal.
Capacitar profissionais com formação adequada de modo a qualificar o uso das mídias na educação formal.

* Explorar o potencial dos Programas da SEED/MEC (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived) e os desenvolvidos por IES ou Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, no Projeto Político Pedagógico da escola, sua gestão no cotidiano escolar e sua disponibilidade à comunidade.

* Elaborar propostas concretas para utilização dos acervos tecnológicos disponibilizados à escola no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento.

* Desenvolver estratégias de autoria e de formação do leitor crítico nas diferentes mídias.

* Elaborar projeto de uso integrado das mídias disponíveis.


 
« voltar