Organização Curricular
MÓDULO I – A EAD e a Integração das Mídias na Educação
1. O ambiente virtual moodle: potencialidades para ensinar/aprender (cod. 1409106)
2. Integração de Mídias na Educação (cod. 1409097)
3. Convergências das Mídias (cod. 1409098)
MÓDULO II – Produção e Autoria em Mídias na Educação
1. A Informática na Prática Pedagógica e Softwares de Autoria (cod. 1409099)
2. Produção de Textos Didáticos (cod. 1409100)
3. Oficina de TV e Vídeo: Produzindo vídeos educativos (cod. 1409101)
4. Tecnologia Assitiva: refletindo sobre acessibilidade (cod. 1409102)
5. Objeto de Aprendizagem: questões pedagógicas, tecnológicas e metodológicas (cod. 1409103)
MÓDULO III – Projetos e Pesquisa com Mídias na Educação
1. Vivenciando o desenvolvimento de projeto com mídias integradas na educação (cod. 1409104)
2. Metodologia da Pesquisa Científica (cod. 1409105)
3. Elaboração e Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso
Programa Analítico e Ementa das Disciplinas
a) O ambiente virtual moodle: potencialidades para ensinar/aprender – (cod. 1409106)
EMENTA: Nesta disciplina, serão abordados os recursos da Plataforma Moodle necessários para o bom desempenho nas demais disciplinas do curso. Além disso, serão estudados aspectos teóricos e práticos da informática e da educação a distância. Conteúdo: conceito de Educação a Distância; procedimentos de estudo na EAD; lógica de organização dos recursos do moodle; ferramentas de interação, compartilhamento de arquivos e trabalho em grupo do moodle.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 17h.
NÚMERO DE CRÉDITOS: 1c
b) Integração de Mídias na Educação – (cod. 1409097)
EMENTA: Proporciona uma visão geral sobre o uso das mídias na educação, buscando fundamentar práticas pedagógicas, assim como discutir conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação. Objetiva provocar reflexões sobre as diferentes linguagens midiáticas e preparar o cursista para a compreensão do atual contexto educacional e do papel das mídias no processo de ensino e aprendizagem. Conteúdo: conceito de mídias e tecnologias; o papel da tecnologia da informação e comunicação na educação; questões sobre a Sociedade da Informação e Comunicação; construção da rede colaborativa de aprendizagem; postura de leitor crítico e de autoria.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 34h.
NÚMERO DE CRÉDITOS: 2c
c) Convergências das Mídias – (cod. 1409098)
EMENTA: Aborda as potencialidades da convergência de mídias na educação bem como os papéis dos professores, alunos e demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem como autores e designers de projetos, integrando os meios de comunicação na prática pedagógica, e busca propiciar a reflexão sobre as possibilidades de uso no contexto escolar. Conteúdo: Conceito de Interatividade; Autoria (criação de conteúdos, compartilhamento, colaboração…); Web 2.0 e interfaces colaborativas; Redes sociais e Web 2.0; Educação e Mobilidade; Tecnologias móveis; Currículo e convergência das mídias na prática.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 34h.
NÚMERO DE CRÉDITOS: 2c
d) A Informática na Prática Pedagógica e Softwares de Autoria – (cod. 1409099)
EMENTA: Estuda o ambiente que a Informática propicia aos professores para apoiar atividades de ensino-aprendizagem. Para isso, trabalha com as inúmeras possibilidades educacionais da internet e diversos softwares, para otimização do ensino em sala de aula, dos professores de diversas áreas, apresentado alternativas de utilização do uso da multimídia, de softwares educacionais. Conteúdo: Multimídia Educacional; Mapas Conceituais; Jogos, Simulações e Softwares; Blog; Software de Autoria Hot Potatoes.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 34h.
NÚMERO DE CRÉDITOS: 2c
e) Produção de Textos Didáticos – (cod. 1409100)
EMENTA: Aborda várias questões relacionadas à natureza dos textos didáticos e à sua produção, dentro de uma perspectiva de que o aluno é (ou tornar-se-á) um(a) professor-autor / uma professora-autora dos textos didáticos que utiliza em sua prática pedagógica. Conteúdo: Conceito de textos didáticos; gênero textual didático como gênero mediacional; Dimensões da aprendizagem, da compreensão de textos e da mediação pedagógica; aprendizagem mediada pelos textos didáticos; concepção e planejamento de um texto didático.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 51h.
NÚMERO DE CRÉDITOS: 3c
f) Oficina de TV e Vídeo: Produzindo vídeos educativos – (cod. 1409101)
EMENTA: Enfoca a relevância do vídeo na ação pedagógica, considerando suas vantagens e limitações, bem como, as características de um vídeo didático. Comporta, ainda, o desenvolvimento de competências que assegurem o planejamento e a produção de um vídeo didático educativo de curta-metragem didático. Conteúdo: o conceito de vídeo e suas tipologias; a perspectiva educativa do uso do vídeo na sala de aula; avaliação crítica do vídeo nas perspectivas informativas, artísticas e educacionais; roteiro e produção de um vídeo didático.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 34h.
NÚMERO DE CRÉDITOS: 2c
PROGRAMA ANALÍTICO: Unidade 1) O Vídeo e sua importância no contexto da sala de aula; Unidade 2) Análise e Crítica de Vídeos; Unidades 3) Elaboração de Pré-roteiro de Produção de um Vídeo Didático de Curta Metragem; Unidade 4) Planejamento e Produção do Vídeo partindo do Pré-Roteiro.
g) Tecnologia Assistiva: refletindo sobre acessibilidade – (cod. 1409102)
EMENTA: Trabalha com a caracterização de Tecnologia Assistiva, a fim identificar recursos e serviços que podem ser incorporados às mídias estudas para ampliar o acesso aos materiais produzidos por professores e alunos. Propõe-se uma análise dos trabalhos construídos nas disciplinas anteriores, buscando apontar como pode-se ampliar a acessibilidade aos seus recursos e conteúdos. Conteúdo: Conceito de Tecnologia Assistiva; tipos de suporte oferecidos pela tecnologia assistiva; recursos de acessibilidade ao computador; tecnologias de apoio; recomendações W3C.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 34h.
NÚMERO DE CRÉDITOS: 2c
h) Objeto de Aprendizagem: questões pedagógicas, tecnológicas e metodológicas – (cod. 1409103)
EMENTA: Enfoca as questões pertinentes ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem, delineando suas características e as possibilidades de reutilização. Destaca repositórios de objetos de aprendizagem e elucida metadados que possibilitam a identificação e localização de conteúdos. Por fim, propõe a elaboração de um projeto de Objeto de Aprendizagem, apontando escolhas pedagógicas, tecnológicas e metodológicas necessárias ao seu desenvolvimento. Conteúdo: Definição de Objeto de Aprendizagem; Repositório e definição e preenchimento de Metadados; etapas de desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem; tecnologias utilizadas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 34h.
NÚMERO DE CRÉDITOS: 2c
i) Vivenciando o desenvolvimento de projeto com mídias integradas na educação – (cod. 1409104)
EMENTA: Visa auxiliar no trabalho de construção de projetos didáticos com mídia, contribuindo para que os alunos do curso tornem-se autores de programas, projetos e conteúdos educacionais nas diferentes mídias. Também busca dar subsídios para que os profissionais da educação posicionem-se criticamente a respeito de sua prática e do papel desempenhado pelas tecnologias de comunicação na criação de um novo ambiente educacional. Conteúdo: Concepções de Aprendizagem; Projeto Didático; Integração das Mídias ao Projeto Didático; Projeto Interdisciplinar.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 51h.
NÚMERO DE CRÉDITOS: 3c
j) Metodologia da Pesquisa Científica – (cod. 1409105)
EMENTA: Enfoca a pesquisa em Educação e nas Ciências Sociais, para isso aborda a natureza do conhecimento e o conceito de Ciência. Elucida o método cientifico e sua aplicabilidade na pesquisa social, bem como a pesquisa pedagógica vinculada à prática docente e os procedimentos de coleta e análise dos dados. Conteúdo: Conhecimento do mundo; Natureza do conhecimento; Ciência e o Método Científico; Pesquisa Pedagógica e suas Características; Pesquisa quantitativa; Pesquisa qualitativa; Projeto de pesquisa (Problema, questões e objetivos, Suporte teórico, abordagens metodológica); Sujeito e cenário da pesquisa; Coleta de dados; Análise e discussão dos Dados.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 51h.
NÚMERO DE CRÉDITOS: 3c
« voltar