Dispensador Automático de Remédios 5000

André Basso de Almeida e Lisandro Luiz da Silva

A partir dos problemas vivenciados pela sociedade quanto à administração dos medicamentos como o esquecimento, seja ele por falta de tempo ou patológico, o Projeto Dispensador Automático de Remédio tem como objetivo principal disponibilizar a medicação que será ingerida pelo usuário no tempo e dosagem correta, de forma automatizada, avisando ao mesmo o horário correto da ingestão. O aviso se dá através de um som emitido (Buzzer) o qual irá lembrar ao usuário que o remédio está pronto para ser ingerido. Dessa maneira, evitam-se atrasos e esquecimentos em relação à administração de medicamentos e previnem-se complicações maiores quanto à falta de substancia do mesmo no organismo.
Os componentes utilizados para o projeto foram diversos, como o Atmega328, que controla o comportamento do programa, servos motores os quais servem para a passagem dos comprimidos (selecionam os mesmos), canos de plásticos (onde comprimidos serão colocados na estrutura), botões que são utilizados para o incremento do horário (horas e minutos) da ingestão dos comprimidos, e também para confirmações desses horários. A estrutura básica é feita de chapa de alumínio com papelões. Possui buzzer como citados anteriormente, para o envio de sons, e leds para chamar a atenção do usuário, ambos com o objetivo de indicar que está no horário de ingerir remédios ou para avisar o individuo para reabastecer a estrutura, inserindo comprimidos na mesma.
O software é simples, no início o usuário cadastra o remédio, logo após o LCD pergunta o número de comprimidos que o usuário deverá ingerir e o intervalo de tempo entre a ingestão do mesmo até a próxima, após esse tempo ter passado o dispensador automático de remédios dispensará o remédio para que o indivíduo o consuma, no horário do consumo o programa avisará a pessoa através de um buzzer “som”, para que ele ingira o comprimido. Quando acabar os comprimidos, poderá ser inserido novos comprimidos, um novo som será efetuado para que o usuário reabasteça a estrutura ou se acabar os comprimidos e não soar nenhum alarme, o usuário será informado que já ingeriu todos os comprimidos estabelecidos por ele mesmo.
Para projetos futuros, busca-se o melhoramento da estrutura do dispensador, para que ao invés de possuir um comprimido por cano (estabelecimento do comprimido), o mesmo possua vários comprimidos do mesmo remédio, possuindo assim a ingestão de diversos remédios com a mesma infraestrutura e não apenas um especificamente. A grande dificuldade para que isso ocorra é principalmente a seleção de um único comprimido entre os vários que estarão em um mesmo estabelecimento.
Contudo, conclui-se que o Dispensador Automático de Remédios é de extrema importância, pois se evita atraso e a não ingestão do mesmo, por sons de aviso, prevenindo assim, complicações maiores decorrentes a falta de substancia no organismo.]

esquematico_dispenser