Turma fora de sede

Esta oferta de Turma Fora de Sede em Luís Eduardo Magalhães/BA na APROSEM tem o objetivo de formar qualificação técnica e tecnológica na área das ciências agrárias, mais específico na área de sementes, de modo a implementar políticas públicas e tecnológicas na área da fronteira agrícola brasileira para consolidar essa região em técnicas agrícolas sustentáveis pois as sementes são o meio propagador de tecnologia na área vegetal.

A proposta do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes-UFPel mantém o esforço coletivo de construir formação qualificada com potencial de atender as necessidades de qualificação profissional e intelectual na área das ciências agrárias no contexto nacional, produzindo conhecimentos científicos e tecnológicos pautados no desenvolvimento de ambientes agrícolas e sustentáveis.

A proposta pedagógica do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes do PPGCTS-UFPEL está alicerçado em uma abordagem interdisciplinar com o objetivo de trocar conhecimentos pertinentes as ciências agrárias, como: produção, fisiologia, controle de qualidade, pós-colheita e demais campos do conhecimento que se relacionem a ciência e tecnologia de sementes. Este diálogo permeia o desenvolvimento das disciplinas ofertadas e apoia o processo de conhecimento na construção do objeto de estudo dos mestrandos.

A proposta de uma Turma Fora de Sede está ancorada nos seguintes argumentos:

1. A necessidade de formação qualificada na região da fronteira agrícola brasileira, sendo a UFPel a referência da área nesse setor.
  2. A necessidade de qualificação de profissionais das ciências agrárias e biologia, de modo a ampliar o número de mestres e, assim, atender a esta demanda reprimida em termos de pós-graduação;
  3. A importância de consolidar a ciência na região Norte e Nordeste do Brasil, locais aonde o número de programas e grupos de pesquisa são inferiores aos demais do país, possibilitando a ampliação da pesquisa agrícola com reflexos para as atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  4. Forte convergência entre o PPGCTS e a APROSEM, com possibilidade de troca de conhecimento e pesquisas em cooperação e potencializar produções técnica e tecnológicas.

As regiões Norte e Nordeste do Brasil vêm se destacando no agronegócio, sobretudo em zonas de expansão agrícola, onde são cultivadas as grandes culturas, como soja, milho e algodão. O ambiente edafoclimático do Cerrado favorece tais cultivos, que aliados aos altos índices de mecanização e tecnologias empregadas, resultam nas elevadas produtividades, comprovadas oficialmente.

Neste ambiente, as sementes são os principais insumos no contexto tecnológico, uma vez que a alta genética e as proteções fitossanitárias intrínsecas nestas, têm elevada participação no sucesso produtivo. Paralelo a este contexto, eleva-se a demanda de profissionais qualificados para atuar na área específica de sementes.

Focando esta demanda, a Aprosem está há mais de cinco anos discutindo com a UFPel a viabilização de uma turma fora de sede do curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes, para ser realizado na principal região produtora de sementes do Matopiba, especificamente em Luís Eduardo Magalhães/BA. Conforme carta anexa datada de início de 2014, constata-se que formalmente estas tratativas vêm sendo conduzidas, a fim de implementar nesta região um curso que vinha sendo oferecido de forma contínua em outras regiões do País.