No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, mas você sabe a história desta data?

-Texto Rafaela Stark

Durante o Período Imperial, Dom Pedro I emitiu um decreto sobre o Ensino Elementar, com o intuito de regularizar o estudo básico no Brasil. A lei decretada em 15 de outubro de 1827 foi considerada de suma importância para a educação no país, pois a mesma garantia escolas em todas as cidades brasileiras, além de salário para os professores.

Apesar disso, não houve nenhum tipo de comemoração por mais de um século, até que em 1947, um professor de São Paulo propôs utilizar este dia para dar uma folga aos docentes. A ideia foi bem recebida e inspirou outros Estados, como Santa Catarina, que no ano seguinte transformou o dia em data comemorativa e feriado.

Entretanto, foi em 14 de outubro de 1963 durante o governo de João Goulart, que a data tornou-se feriado nacional com o Decreto Federal nº 52.682. Desde então, o dia de hoje é dedicado para homenagens e comemorações em todo o país.

Nosso corpo docente possui professores com as mais diversas formações no ramo jornalístico, que compartilham seus conhecimentos conosco. Como nossa coordenadora Marislei Ribeiro, além de doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), também é a pesquisadora líder do grupo de pesquisa Gênero, Sexualidade e Comunicação. Com extenso currículo, a Professora Marislei se dedica a preparar seus alunos da melhor maneira possível com seus projetos, como a Marte, a WebRádio e a WebTV.

Nós da Marte gostaríamos de parabenizar a todos os profissionais que dedicam suas vidas ao ensino. Em especial, aos professores do curso de jornalismo. Obrigada por todo o apoio e carinho que nos é dado.

Publicado em Notícias.

Marte Agência de Conteúdo

Ver posts deMarte Agência de Conteúdo

A Marte Agência de Conteúdo é uma agência experimental vinculada ao curso de Jornalismo da UFPel.