Por Helaíne Fagundes
O dia 21 de abril é lembrado como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, também chamado de World Creativity Day. A data foi pensada pelo brasileiro Lucas Foster no ano de 2014, porém apenas em 2017 foi estabelecida, através da Resolução 71/284 da Assembleia Geral das Nações Unidas. O dia tem como objetivo focar em criatividade e inovação de forma que abranja em desenvolvimentos sociais, econômicos e sustentáveis.
A criatividade e a inovação são pontos fundamentais dentro do empreendedorismo, pois essas características estimulam novas ideias e são capazes de estabelecer a competitividade dentro do mercado de trabalho. Pensando nisso, a maioria das empresas passa por um processo de transformação, investindo em tecnologias inovadoras para fomentar a criatividade e ganhar destaque.
Mas por onde começar ações inovadoras e criativas dentro de um negócio?
O primeiro passo é realizar um diagnóstico, identificando pontos positivos e negativos da empresa e o quanto é possível implementar mudanças. É importante considerar as competências técnicas e habilidades da equipe, a capacidade de capital e a flexibilidade de operações da rotina de trabalho.
Após realizar o diagnóstico é importante olhar para fora da empresa, ou seja, observar a concorrência, estimular a criatividade dos colaboradores e capacitá-los, e consumir conteúdos de inovação. No entanto, o ponto mais importante de todos é conhecer verdadeiramente o cliente. É essencial estabelecer uma relação próxima com o consumidor e entender o que ele necessita e o que ele espera daquele produto ou negócio.
Aqui na Marte Agência de Conteúdo desenvolvemos estratégias criativas para os nossos clientes através de diagnósticos de assessoria de imprensa, marketing digital, geração de conteúdo, propostas de inovação e muito mais! Nos acompanhe nas redes sociais e conheça cada um de nossos clientes.