Resumos Selecionados (GTs)
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Lisandro Lucas de Lima Moura | “¡Tambor robótico no es candombe!”: controvérsias em torno do conhecimento sensorial e do conhecimento codificado na experiência musical de tamborileros do Uruguai. | Presencial | |
Mário Ferreira da Silva | “A M3gan (Modelo 3 De Androide Generativo) é mais do que um brinquedo, ela é parte da família”: M3gan (2022) e o fazer-família maquínico-tecnológico | Presencial | |
Pedro David | “EuEuzinhoEudnv” e a relação real-verdadeiro: percepções acerca da edição de si em um fluxo híbrido de existência. | Online | |
Marcela Alvares Maciel | A cidade como texto: por uma abordagem antropoética de leitura da cidade | Online | |
Phillip John Villani | A figuração como prática estética-ética na obra de Haraway e Espinosa | Online | |
Diorgi Giacomolli | A linha tênue entre humanidade e monstruosidade, ao passo em que pessoas e máquinas se mesclam em Neuromancer (1984), de William Gibson | Online | |
Jerônimo Magni Bruschi | Roberto Henrique Amorim de Medeiros | A obra de arte na era de sua repetitividade algorítmica: A Inteligência Artificial Generativa como sintoma do capitalismo tardio | Presencial |
Bruna de Farias | A produção do conhecimento em tempos de AI: Uma investigação sociológica acerca do impacto das novas ferramentas de big techs no campo científico | Online | |
Amanda Santos Silveira | Manoel Gildo Alves Neto | A relação entre Dança e tecnologia a partir de uma análise sociológica do curso online “Corpo-Casa: uma imersão criativa em videodança” | Online |
Felipe da Silva Rodrigues | A rítmica do tempo na Doca das Frutas | Online | |
Nádia R. M. Neckel | Juliana da Silveira; Lucas Alves Selhorst | A TECNOLOGIZAÇÃO DA VIDA E A ANTROPOMORFIZAÇÃO DAS MÁQUINAS: “I CAN’T HELP MYSELF” E SUA CIRCULAÇÃO NO YOUTUBE. | Online |
Ana Letícia de Fiori | Aliens, bichos, máquinas, mulheres e genes – as SF do Manifesto Ciborgue de Donna Haraway | Online | |
Cristina Strohschoen dos Santos | Antropologia Visual no Arquivo Fotográfico da Universidade Federal de Santa Maria | Presencial | |
Washington Luiz dos Santos Ferreira | Arqueoafetos: afetos pedidos / dos afetos perdidos / desafetos lançados | Presencial | |
Ali do Espírito Santo | Arte Contemporânea e mapeamentos cognitivos aliens: o sublime tecnológico como possível aliança inumana. | Online | |
César Silva Barcelos Júnior | Códigos privados enviados: o “biscoito” como linguagem entre homens gays no Instagram | Online | |
Marília Teixeira de Melo | Corpo Cadeira: Uma análise das possibilidades expressivas na dança contemporânea e suas tecnologias | Online | |
Peter Franco de Souza | Corpo, memória, identidade a partir de Blade Runner (1982) | Online | |
Valdirene Hessler Bredow | Maristani Polidori Zamperetti | Corpos híbridos na cibercultura: entre o biológico e o mecânico | Presencial |
Guilherme Rodrigues Bruno | Corpos Urbanos, Almas Digitais: A Escrita da Cidade na Era da Inteligência Artificial | Online | |
Jaqueline Ferreira Holanda de Melo | Calíope Corrêa de Araújo; María Cristina Ibarra | Design Participativo e Antropologia: para Repensar as Tecnologias e a Universidade | Online |
Eliziane Hernandes da Fonseca | Renata Azevedo Requião | Dramafagia – A Construção da Dramaturgia Contemporânea a partir do Consumo Cultural | Presencial |
Luisina Agostini | El trabajo ferroviario Argentino a partir de las propuestas patrimoniales de los Museos de San Cristóbal y Tafí Viejo | Online | |
Daniele Noal Gai | ENTRE ARTESANIAS DA PESQUISA: POLÍTICAS DE EQUIDADE EM EDUCAÇÃO E SAÚDE | Online | |
Matheus Henrique Dias da Silva | Fabular com o quase-evento: experimentações narrativas em uma etnografia de “pequenas crises” | Online | |
Paulo Castiglioni Lara | Imaginação celular e jogadas do cotidiano | Online | |
Karla Patricia Oliveira-Esquerre | Cedma Santos; Ana Luisa Nogueira | Inteligência Artificial para a Formação Ética, Científica e Cidadã de Estudantes do Ensino Fundamental e Médio | Online |
André Barbachan Silva | Interface artística: A obra de arte como ponte entre o tangível e o intangível | Presencial | |
Leandro Sousa Alves | Invertido: em busca de uma dramaturgia visual | Online | |
Solange Godoy | Los objetos en la memoria del trabajo de las mujeres guardabarreras del ferrocarril en Argentina | Online | |
Renata Azevedo Requião | – | máquinas como eu: e gente como vocês, enclausurado, a criança no tempo – num mundo de objetos e de gadgets, a linha tênue da construção dos afetos humanos, em três narrativas de Ian Mc Ewan | Presencial |
Clarissa Rita Daneluz | NÃO SOU UM ROBÔ. Ações humanas e reações maquínicas na cultura digital. | Presencial | |
Caroline de Assis Campos Pinagé | NARRATIVAS SOBRE POVOS ORIGINÁRIOS EM MEIOS DIGITAIS: práticas contemporâneas e saberes ancestrais | Online | |
Júlia Mistro Rodrigues | Negociando a própria existência: desenho e antropologia em processos terapêuticos no cuidado da Diabetes Tipo 1 e suas comorbidades para viver além delas | Online | |
Wesley Ribeiro Cantão Silva | Julie Christie Damasceno Leal | O CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA NOS MEIOS DIGITAIS COMO FORMA DE EXPROPRIAÇÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA | Online |
Pedro Rogério Tavares Filho | O corpo-maquinário: Transformações e mutações do corpo em Crimes do Futuro (2022) de David Cronenberg. | Presencial | |
Rita de Cássia dos Reis Viebrantz | Elisângela dos Santos Bandeira | O eco dos silêncios: Um ensaio sobre sensorialidades e emoções com o auxílio de IA | Presencial |
Maria Candida Vargas Frederico | O QUE ACONTECE QUANDO LEILÕES DE LIVROS RAROS ESTÃO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS? | Online | |
Felipe Silva Motta | O temor das IAs é o temor daqueles que as detém | Online | |
Daniel Figueiredo de Oliveira | Por uma ciberantropologia dos jogos digitais: Notas ciberetnográficas | Online | |
Wayner Tristão Gonçalves | Processos de criação da animação: da animação sem câmera à IA | Online | |
Wemi Soares Pereira | ser-experimento inesperado: reflexões sobre uma autoetnografia desenhada | Presencial | |
Fabrício Lopes da Silveira | Sinofuturismo, máquina do tempo e futuro distópico | Presencial | |
Rai Leon Souza de Lima | Rosângela Fachel de Medeiros | TECNOCORPOS TRAVESTI: INTERAÇÕES ENTRE CORPORALIDADES E TECNOLOGIAS NA ARTE DE NÍDIA ARANHA | Online |
Michelle Fernandes Queiroz Zechner | Guillermo Stefano Rosa Gómez | Tecnologias burocráticas de disputa narrativa: etnografia de conflitos socioambientais em Guarapari (ES) | Online |
Leandro Alves da Silva | Uma Antropologia da Arte Ciborgue – Estudo sobre a Poética de Artistas Ciborgues Contemporâneos | Presencial |
Selecionados Mostra Artistica
Aina Azevedo – Do abecedário às cartas encontradas — O Tarô etnográfico de Marseille.
Ametista Müller- Planeta travesti. 5min43s
André Barbachan – Paraíso Antagônico (2018 – 2024)
Daniel Figueiredo de Oliveira – Noise. 13’
Daniela Rodrigues – Flores Espectrais.
Egner Pereira Aires; Milena de Souza Clavé – Pequena mostra musical de pesquisas eletroacústicas
Guzco Kiddo Carvalho Parreira; fernanda fernandes silva/ Cecília Rizette linares Alves Vieira/ Amábile Ferreira de Oliveira Monteiro Nascente/ Giovanna Lyssa Gonçalves Morales – Sob a epiderme. (2024)
isabella alves guimarães nossas senhoras: livros dos retalhos. (2021) 0:51’’
João Alexandre Straub Gomes, Rafael da Silva Noleto; Gustavo Silveira; Wagner dos Santos Sicca – Música para Ouviver.
Klebson Alberto Queiroz de Oliveira; Lara Leôncio Pereira e Caroline Holanda Seu usina.
Mauro Adriano Bruschi e Jerônimo Magni Bruschi – Colonização Cibernética. 8’32’
Mauro Adriano Bruschi e Jerônimo Magni Bruschi – Autorretratos.
Patrícia Costa Siqueira de Carvalho – Corpo invertido. 2’52’’
Pedro David – EuEuzinhoEudnv(2) 2024.
Rangel Carraro Toledo Borges – Máquinas do tempo
Sandro Andrade – Três experimentos audiovisuais. 4’37’’ –
Sarah Leão Lopes; Ana Luísa Panarelli; Cleyce Colins; Bertha Bock; Inda Rulio Bajar; Jessica Porciuncula; Thiago Vagalux e Patrezi Silva – Perseverança 9’
Washington Luiz dos Santos Ferreira – Arqueoafetos: afetos pedidos / dos afetos perdidos / desafetos lançados.
Wellisson Guilhermino Pereira da Silva e Édio Raniere – Imagens-Selvagens-
Wemi Pereira Soares – ser-experimento inesperado. (2024)