O GT pretende estimular o diálogo entre pesquisas situadas no campo da Antropologia e áreas afins, a partir de reflexões etnográficas distintas, mas que se propõem a levantar questões teóricas e práticas sobre a relação entre humanos e máquinas, muitas vezes borrando as fronteiras entre ficção científica e realidade. As mediações tecnológicas proporcionadas por dispositivos digitais, inteligências artificiais (IA’s), conexão em rede e a digitalização da vida estão causando mudanças profundas nos processos cognitivos, comunicacionais e sensíveis. Essas mudanças suscitam questões éticas importantes, especialmente considerando que as máquinas operam com base em algoritmos criados por humanos. Isso nos leva a repensar tanto as potencialidades quanto às limitações observadas nas interações entre humanos e máquinas de uma perspectiva sistêmica e não antropocêntrica.
Além disso, o GT aceita trabalhos que levem em consideração os sentidos, as emoções, as performances, as tecnologias digitais e a dimensão sensorial na produção de conhecimento e na escrita de pesquisa. Esses trabalhos buscam um engajamento corporal e tecnopoético com o campo e a adoção de formas compartilhadas de pesquisa, resultando em narrativas compostas por múltiplas grafias capazes de questionarem a oposição entre imagem e texto, som e escrita, razão e emoção. A pesquisa antropológica assume, assim, uma dimensão inventiva das culturas, resultando em uma abordagem “antropoética”, isto é, que une o pensamento antropológico ao fazer poético. Recursos audiovisuais e fotográficos são usados como importantes aliados na escrita etnográfica, tornando-se meios de conhecimento e modelagem dos fenômenos culturais estudados.
Com base no exposto, o GT pretende receber trabalhos que abordem a temática central do evento, os quais destacam, em suas pesquisas, as relações entre máquinas, corpos, grafias, com ênfase nas poéticas etnográficas e nas sensorialidades antropológicas.
NORMAS DE SUBMISSÃO
1. Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas em andamento ou concluídas, na área da Antropologia ou em diálogo com a disciplina, conforme propostas temáticas do evento.
2. Poderão apresentar trabalhos pessoas que estejam com a graduação em andamento ou concluída, ou com a pós-graduação em andamento ou concluída, assim como professores e pesquisadores.
3. Cada participante poderá enviar apenas um trabalho escrito de autoria individual ou em coautoria.
3.1. Em caso de coautoria, apenas uma delas deverá realizar a inscrição do trabalho.
4. A avaliação dos trabalhos está a cargo da Comissão Organizadora do evento.
5. Os GTs e as sessões de apresentação serão compostos após o recebimento dos resumos.
6. A divulgação dos trabalhos inscritos ocorrerá no dia 13/09/2024.
7. As apresentações de trabalhos poderão ser realizadas de forma presencial ou remota.
7.1. As apresentações realizadas presencialmente ocorrerão no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
7.2. Já as apresentações remotas serão realizadas de forma síncrona, através de plataforma indicada pela comissão organizadora.
8. O tempo de apresentação de cada trabalho é de, no máximo, 15 minutos.
9. Haverá emissão de certificados para as pessoas que apresentarem seus trabalhos em GTs, pessoas que participarem de oficinas e/ou minicursos e para ouvintes com 75% de presença.
Normas para envios de resumos:
10. Título (com até 200 caracteres com espaços), resumo (com até 1500 caracteres com espaços), três a cinco palavras-chave.
11. Indicar se deseja apresentar em formato remoto ou presencial.
12. Data limite para envio de propostas: 09/09/2024.
13. Sistema de envio: Formulário eletrônico disponível aqui: https://forms.gle/6JPVvxXgDnfUgxvv7
14. No momento da inscrição, o resumo deverá ser anexado na área indicada no formulário. O arquivo deverá estar em formato PDF, nomeado da seguinte forma:
SOBRENOME_nome_resumo.pdf
Normas para envio de trabalhos completos
15. Recomenda-se que os trabalhos completos sejam enviados antecipadamente para a Comissão Organizadora, até o dia 15/10/2024, por meio do formulário eletrônico que será disponibilizado no site do evento.
16. O texto deverá conter título, autoria, resumo, palavras-chave e deve ter entre 7 e 15 páginas, excluindo as referências bibliográficas, com a formatação em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado, folha A4 e margens de 2,5 cm.
17. O arquivo deverá estar em formato PDF, nomeado da seguinte maneira:
SOBRENOME_nome_Trabalho Completo.pdf;
18. Apenas os trabalhos completos serão publicados nos anais do evento. O prazo de envio da versão final do trabalho completo para publicação em Anais vai até 15/10/2024 pelo e-mail maquinascorposegrafias@gmail.