Trabalhos visuais, audiovisuais e performances

Chamada para Mostra Maquinações tecnopoéticas

A Mostra Maquinações tecnopoéticas, de caráter exclusivamente presencial, integra a programação do Evento Internacional “Máquinas, Corpos e Grafias: Mediações Antropológicas sobre IA, Tecnopoéticas e Sensorialidades” e busca promover interlocuções entre a Antropologia e a Arte por meio de uma abordagem multimodal, entendendo as múltiplas linguagens e grafias como mediadoras das relações, sejam elas entre humanos ou entre humanos e não-humanos-maquínicos. Os diálogos abertos entre Antropologia e Arte nos permitem expandir nossas formas de ação e relação com as comunidades com as quais estabelecemos correspondências.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. O prazo limite para o envio de propostas se encerra às 23:59 do dia 09/09/2024.

O formulário permite a inscrição de 01 (uma) proposta por vez. Não há limite de inscrições. Serão selecionadas até 10 trabalhos relacionados ao tema do evento, nas  quatro modalidades a seguir 1) Poéticas e outras grafias (instalação, fotografia, desenho, colagem, bordado, bricolagens, etc); 2) Performance/intervenção; 3) Vídeo performance e Vídeodança;  4) Filme/Documentário/Fotofilme.

Os materiais para realização e montagem das obras são de responsabilidade das/os/es realizadoras/es/ies, mas uma equipe de apoio da organização do evento estará presente.

A seleção dos trabalhos está a cargo da Comissão Cultural, composta por integrantes da organização do evento com experiência em festivais e mostras de cunho antropológico e artístico, e seguirá os seguintes critérios: 1) Qualidade narrativa; 2) Qualidade estética; 3) Inovação; 4) Diálogo com o tema do evento; 5) Originalidade; 6) Respeito a valores de promoção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.

A  divulgação das propostas selecionadas ocorrerá no dia 13/09/2024 no site do evento.

Haverá emissão de certificados pela participação na Mostra.

NORMAS DE SUBMISSÃO

1. Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas antropológicas e/ou artísticas em andamento ou concluídas.

2. Poderão apresentar trabalhos pessoas do meio acadêmico e não-acadêmico.

3. Cada participante poderá enviar mais de um trabalho produzido, seja de autoria individual ou em coautoria. Mas o número de trabalhos está condicionado à disponibilidade do espaço físico para a mostra.

3.1. A inscrição de cada uma das propostas artísticas deve ser feita separadamente por meio de um novo formulário.

4. O resumo da proposta deve ser de até uma lauda e o título está limitado a 50 caracteres.

4.1 Em link específico no formulário, devem ser anexados desenhos, fotografias, links e croquis que possibilitem conhecer o trabalho e a proposta expositiva. Só será aceito um único documento pdf, contendo tais itens.

5. O tempo de apresentação das performances, videoperformances e videodanças não deve ultrapassar 30 minutos. Serão aceitos os formatos MOV, MP4 ou H264. Os arquivos devem ser enviados por meio de links do YouTube ou Vimeo.

6. Filmes e documentários podem ser enviados nos formatos MOV, MP4 ou H264 com resolução de 1080p ou 2K, nas categorias curta e média metragem.

7. Podem ser submetidos até 10 fotografias, desenhos, colagens, bordados etc, outros impressos. Fotografias e outros impressos devem ter resolução de 300 dpis e, no mínimo, 1200 pixels no lado menor da imagem.