Sobre o Grupo

[Lugares Livro]: Dimensões Poéticas e Materiais

O Projeto de Pesquisa Lugares-livro: dimensões poéticas e materiais, existe oficialmente desde 2013, nasceu do desejo de compreender melhor trabalhos artísticos realizados no formato livro. Conta com professores colaboradores, alunos, ex alunos, artistas da comunidade e de outras  cidades e universidades. Também reúne cursos diferentes, como artes, design, dança, arquitetura, cinema, letras entre outros.

Objetiva estabelecer reflexões acerca do Livro de Artista, tanto no que tange a observação de alguns livros, quanto aspectos históricos deste, bem como seu fazer por parte de um determinado grupo de artistas. Procura-se estender tais reflexões à comunidade, instaurando debates e promovendo, assim, um intercâmbio entre pesquisas artísticas, corpo docente e discente e público de modo geral.

Partindo da investigação, levantamento e análise reflexiva das produções inventariadas na arte contemporânea, propõe-se que concomitantemente o grupo articule relações possíveis com suas pesquisas pessoais na criação de livros, seja de únicos ou múltiplos, contribuindo no desenvolvimento das pesquisas discentes.

O grupo também trabalha na organização e catalogação de um acervo de Livros de artistas, nas modalidades únicos e múltiplos proporcionando o aprofundamento em pesquisas nessa área e vem possibilitando o conhecimento mais alargado de um público mais amplo, organizando ações, oficinas, intervenções, exposições e feiras. A estante Lugares-Livro existe junto a livraria da UFPel desde 2014, com um espaço de divulgação das produções do grupo que procura por via das produções contribuir como estímulo à escrita e leitura, bem como ao valor do livro como tecnologia de si.

Coordenação Profª. Drª. Helene Gomes Sacco
Centro de Artes/UFPel