Proponentes: Geniana dos Santos (UFMT) e Anna Luiza Oliveira (UFPE).
Resumo. O GT objetiva reunir trabalhos que evidenciem resultados de pesquisa em educação, sustentados pela Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e pelo registro discursivo e/ou pós-fundacional. Constitui, por isso, importante espaço de reflexão sobre as investigações nessa perspectiva, bem como sobre os usos de operadores teórico-estratégicos da Teoria do Discurso na pesquisa em múltiplas e distintas temáticas do campo educacional. De modo mais específico, este GT visa acolher trabalhos voltados a pensar: 1. As rupturas com tradições universalistas modernas, de modo a suscitar a investigação como hiperpolitização; 2. As investigações em educação que mobilizam noções caras à Teoria do Discurso (demanda, discurso, contingência, articulação, lógicas da equivalência e da diferença, antagonismo, condensação, deslocamento, subjetivação/identificação, povo etc.), oriundas de registros pós-estruturais, pós-modernos, pós/decoloniais, feministas, queer e em seu tensionamento com nomes da filosofia, da psicanálise, da linguística, dos Estudos Culturais, dentre outros campos, como Jacques Derrida, Martin Heidegger, Friedrich Nietzsche, Jacques Lacan, Slavoj Žižek, Judith Butler, Homi Bhabha e outros (as) autores e autoras dedicados (as) às discussões pós-críticas; 3. Novos focos de estudo (questões de conhecimento, identidade, gênero, raça, etnia, religião, arte, políticas de currículo, políticas de avaliação, educação ambiental, escolarização, por exemplo) que são reconfigurados no trabalho desconstrucionista de tradições pedagógicas e educacionais, ou mesmo no embate às perspectivas neoliberais e conservadoras, progressistas e instrumentais, que tanto enunciam problemáticas no campo, quanto apresentam soluções inexoráveis a elas.
Palavras-chave: Teoria do Discurso; Pesquisa; Educação.