Apresentação

O V Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social é o evento internacional organizado pelo Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil. Organizado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, o objetivo do Simpósio é reunir pesquisadoras/es do Brasil e do exterior para discussões em torno das mais diversas teorias situadas no campo do pós- estruturalismo, em perspectiva transdisciplinar.

A temática da quinta edição, “Explorando Novas Fronteiras”, é uma homenagem ao legado da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Neste ano, completa-se uma década do falecimento de Laclau, ocorrido em 13 abril de 2014.

Desde a publicação do icônico “Hegemonia e Estratégia Socialista”, cujo aniversário de 40 anos será celebrado em 2025, os usos da teoria do discurso têm extrapolado os limites de um sistema de pensamento que foi desenvolvido por seus autores originalmente nos âmbitos da teoria e da filosofia políticas. Isso se deve ao fato – muitas vezes mal compreendido por seus críticos – de que a teoria de Laclau e Mouffe é uma reflexão sobre o Político, uma dimensão que está presente e exerce seus efeitos transformadores, certamente na política, mas também nos demais âmbitos sociais.

É por essa razão que a teoria do discurso ampliou seus limites acadêmicos, expandindo suas fronteiras de reflexão para praticamente todas as áreas das chamadas ciências humanas. Se os efeitos do Político podem ser observados em toda parte, no sentido de uma ontologia geral, uma ampla gama de pesquisas podem ter lugar com base neste postulado tão caro a Laclau e Mouffe.

Neste sentido, o V Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social convida todas/os para refletir criticamente sobre as inúmeras possibilidades abertas a partir do pensamento de Laclau e Mouffe, sempre desde uma perspectiva transdisciplinar. Se, por um lado, explorar novas fronteiras do pensamento a partir da teoria dos autores significa reconhecer a importância e o legado da teoria do discurso, por outro lado, desbravar novas fronteiras requer que olhemos para essa perspectiva teórica com um olhar crítico, reconhecendo a necessidade de seguirmos desenvolvendo e ampliando ainda mais os horizontes de uma teoria, que por ser pós estruturalista, nunca está completa.