É com grande satisfação que anunciamos que cinco membros do Grupo de Sistemas Inteligentes e Controle (GSIC) continuarão suas pesquisas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ambas instituições ligadas ao GSIC em parcerias de pesquisa: Mateus Santos da Silva , Gabriel Hackbardt Morales, John Breno Santos FreitasJosé Pedro de Almeida SchulteThiago Carvalho Bittencourt contribuíram valorosamente em atividades relacionadas à pesquisa e à extensão durante o período da graduação, participando de projetos e eventos de natureza acadêmica.

Conheça melhor:

Mateus Santos da Silva

    Durante a graduação em Engenharia Eletrônica na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mateus contribuiu ativamente nos projetos Desenvolvimento de estratégias de controle para sistemas de energia renovável e Parametização de controladores usando algoritmos de otimização bioinspirados sob orientação do Prof. Dr. Paulo J. D. O. Evald. Durante esse período, Mateus desenvolveu novos procedimentos de parametrização de controladores robustos adaptativos para sistemas de energia renovável conectados à rede elétrica através de algoritmos de otimização meta-heurística bioinspirados. Como resultado, os controladores otimizados garantem maior qualidade da potência gerada e estabilidade do sistema. Mateus também contribuiu no desenvolvimento de métodos de ajuste de ganhos de controladores clássicos e modernos usando otimizadores estocásticos para motores utilizados para o ajuste de inclinação de painéis fotovoltaicos e correção do ângulo das pás em turbinas eólicas. Além disso, representou o GSIC no 16th Seminar on Power Electronics and Control (IEEE SEPOC 2024) e divulgou sua pesquisa em periódico internacional da Elsevier, o renomado Electric Power Systems Research. Além disso, possui trabalhos relacionados às suas descobertas ainda em avaliação em outros periódicos de alta reputação na comunidade científica internacional. Os seguintes artigos já estão online:

    Mateus Santos da Silva dará continuidade à sua formação no mestrado em Engenharia Elétrica, que possui conceito 7 (nota máxima) na CAPES. Nessa nova jornada, Mateus será membro do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC), onde foi selecionado em primeiro lugar entre os ingressantes desse grupo de pesquisa (e quarto lugar na classificação geral) no processo seletivo de admissão do mestrado que participou.

Para mais informações, confira seu Currículo Lattes e redes sociais:

         

 

Gabriel Hackbardt Morales

    Durante a graduação em Engenharia de Controle e Automação na UFPel, Gabriel contribuiu ativamente no Projeto de controladores e desenvolvimento de procedimentos sistemáticos de parametrização de estratégias de controle para aplicações biomédicas sob orientação do Prof. Dr. Paulo J. D. O. Evald e Prof. Dr. Elmer A. G. Peñaloza. Durante esse período, Gabriel desenvolveu uma nova estratégia de controle robusta adaptativa para motores do tipo BLDC, usados em veículos elétricos e diversas outras aplicações industriais e biomédicas. Gabriel também representou o GSIC no IEEE SEPOC 2024, onde teve seu trabalho premiado entre os melhores artigos aceitos neste congresso científico internacional, o qual foi convidado a submeter uma versão estendida do seu artigo ao prestigiado periódico da IEEE Transaction on Industrial Applications, desenvolvido em parceria também com o Prof. Dr. Carlos Guilherme da Costa Neves. O artigo em questão é

    Gabriel Hackbardt Morales dará continuidade à sua formação no mestrado em Engenharia Elétrica da UFSM. Nessa nova jornada, Gabriel também será membro do GEPOC, onde foi selecionado em segundo lugar entre os ingressantes desse grupo de pesquisa (e sétimo lugar na classificação geral) no processo seletivo de admissão do mestrado que participou. 

Para mais informações, confira seu Currículo Lattes e redes sociais:

         

 

John Breno Santos Freitas

    Durante a graduação em Engenharia de Controle e Automação na UFPel, John contribuiu ativamente no projeto  Desenvolvimento de estratégias de controle para sistemas de energia renovável sob orientação do Prof. Dr. Paulo J. D. O. Evald. Durante esse período, John desenvolveu novos procedimentos de parametrização de controladores robustos adaptativos para sistemas trifásicos de energia renovável conectados à rede elétrica com filtros LCL através de algoritmos de otimização meta-heurística bioinspirados. Também contribuiu no desenvolvimento de métodos de ajuste de ganhos de controladores orientados a campo de geradores síncronos de ímãs permanentes usando otimizadores estocásticos. Esses resultados contribuem para evitar perdas no processo de conversão de energia, contribuindo para o avanço da transição energética em direção à uma geração de potência sustentável. Além disso, John também desenvolveu um novo controlador PID fuzzy preditivo sob orientação do Prof. Dr. Paulo J. D. O. Evald e Prof. Dr. Elmer A. G. Peñaloza. Essa nova técnica de controle abre novas fronteiras na área de controle aplicado podendo ser utilizado para sistemas industriais, biomédicos, robóticos, entre outros. Além disso, possui trabalhos relacionados às suas descobertas ainda em avaliação em  periódicos respeitados na comunidade científica internacional. O seu artigo divulgando o novo controlador já está online. O artigo em questão é

    John Breno Santos Freitas dará continuidade à sua formação no mestrado em Engenharia Elétrica da UFSM. Nessa nova jornada, John também será membro do GEPOC, onde foi selecionado em segundo lugar entre os ingressantes desse grupo de pesquisa (e terceiro lugar na classificação geral) no processo seletivo de admissão do mestrado que participou. 

Para mais informações, confira seu Currículo Lattes e redes sociais:

      

 

José Pedro de Almeida Schulte

              Durante a graduação em Engenharia de Controle e Automação na UFPel, José contribuiu ativamente no projeto  Desenvolvimento de sistemas robóticos inteligentes para aplicação em processos agrícolas sob orientação do Prof. Dr. Elmer A. G. Peñaloza. Durante esse período, José desenvolveu um controlador PID distribuído com comunicação CAN para aplicação em veículos agrícolas.  Os resultados do seu trabalho contribuem para a implementação de instrumentos e dispositivos de controle em maquinaria agrícola de forma distribuída aumentando o número de dispositivos interconectados de forma robusta sobre uma rede industrial eficiente. O trabalho desenvolvido por José permite distribuir o alto processamento computacional, necessário para executar tarefas agrícolas complexas, em diferentes dispositivos de controle mais simples e econômicos o que facilita o acesso a estas tecnologias ao mediano e pequeno produtor agrícola. Os resultados deste trabalho serão submetidos como artigo em revista cientifica da área agrícola nos próximos meses.

    José Pedro de Almeida Schulte dará continuidade à sua formação no mestrado em Engenharia Elétrica da UFSM. Nessa nova jornada, José também será membro do GEPOC.

Para mais informações, confira seu Currículo Lattes:

 

Thiago Carvalho Bittencourt

    Durante a graduação em Engenharia Elétrica no Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSUL) ,Thiago contribuiu ativamente no projeto Desenvolvimento de estratégias de controle para sistemas de energia renovável do GSIC/UFPel sob orientação do Prof. Dr. Paulo J. D. O. Evald. Durante esse período, Thiago desenvolveu novos procedimentos de parametrização de controladores para sistemas de suspensão ativa de veículos, com foco na redução da energia consumida pelos atuadores, enquanto mantêm conforto e segurança dos passageiros. Além disso,  ele contribuiu para a parametrização de controladores aplicados em turbinas eólicas com geradores de indução duplamente alimentados. Ainda, ele desenvolveu um novo método de projeto de filtros LCL através de redes neurais para reduzir o custo deste elemento fundamental para manter a qualidade da potência produzida nos sistemas de energia renovável conectados à rede elétrica. Thiago também representou o GSIC no IEEE SEPOC 2024, onde um dos trabalhos que colaborou foi premiado entre os melhores artigos aceitos neste congresso científico internacional, o qual foi convidado a submeter uma versão estendida do seu artigo ao prestigiado periódico da  IEEE Transaction on Industrial Applications. Com o GSIC, Thiago já publicou os seguintes trabalhos:

    Thiago Carvalho Bittencourt dará continuidade à sua formação no mestrado em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que possui conceito 7 (nota máxima) na CAPES. Nessa nova jornada, Thiago realizará pesquisas na área de Comunicações e Processamento de Sinais.

Para mais informações, confira seu Currículo Lattes e redes sociais: