Produção científica

    O ano de 2025 tem sido um ano de grandes desafios e conquistas para o Grupo de Sistemas Inteligentes e de Controle (GSIC). A partir do trabalho de alunos e docentes, cada vez mais o GSIC vem se posicionando como um grupo reconhecido na região e no Brasil. O GSIC possui como visão abrir espaço para pesquisas de alto nível na área de Engenharias IV sobre eixos fundamentais como, controle automático, automação de processos, instrumentação e implementação de sistemas inteligentes, os quais são aplicados a processos multidisciplinares presentes na engenharia atual. Norteado por sua filosofia de trabalho, o GSIC, reconhecendo que não há pós-graduação na área de Engenharias IV na Universidade Federal de Pelotas, foca os seus esforços em desenvolver todo o potencial dos alunos de Graduação dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica lotados no Centro de Engenharias (CENG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Assim, além de projetos de pesquisa criados pelos professores, os quais ainda possuem recursos muito limitados ou inexistentes, os processos de desenvolvimento de pesquisa frequentemente partem dos trabalhos executados por alunos e professores nas disciplinas e, através de encontros de orientação e trabalhos de execução nos laboratórios, estes trabalhos são refinados e potencializados para atingir altos níveis científicos para serem publicados e socializados em meios de divulgação especializados de alto impacto na área.

    No 2025 o GSIC teve participação ativa em congressos nacionais e internacionais relacionados com as linhas de pesquisa, nos quais alunos e professores se destacaram através de trabalhos publicados, gerando parcerias e posicionando o nome do Grupo e a Instituição. No mês de outubro de 2025 integrantes do GSIC participaram no Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária SIAGRO 2025, proporcionado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). A participação no SIAGRO serviu para afiançar e expandir as redes de colaboração e parceria do Grupo de Sistemas Inteligentes e de Controle (GSIC), do curso de Engenharia de Controle e Automação e o Centro de Engenharias, assim como posicionar cada vez mais o Curso e o GSIC como referência em pesquisa de sistemas inteligentes para diversas áreas.  No mês do novembro o GSIC teve representação no 28° Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (COBEM 2025), organizado pela Associação Brasileira de Ciência e Engenharias Mecânicas (ABCM), cujo tema central desse ano foi “Inteligência artificial para um amanhã sustentável”, englobando as áreas da mecânica, elétrica, termodinâmica, computação, e controle e automação, tornando-se um terreno fértil para as áreas de atuação do GSIC. De maneira concomitante, integrantes do grupo participaram do 17º Seminário de Eletrônica de Potência e Controle (SEPOC 2025) o qual é um evento internacional vinculado ao Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) que visa fomentar a integração e a colaboração entre universidades, instituições de pesquisa, empresas e indústrias envolvidas em Computação Aplicada, Sistemas de Energia, Eletrônica de Potência e Automação e Controle.

Alexandre Silva Lucena, Prof. Elmer A. G. Peñaloza e Herick Dall Agnol Nunes.

Natássia Rafaelle Medeiros Siqueira, João Inácio Moreira Bezerra, Prof. Dr. Marlon Mauricio Hernandez Cely e Sofia Pagliarini.

Luis Henriquez Valle Yanes, Mateus Santos da Silva, Gustavo Henrique Buuron, Alexandre Silva Lucena.

 

    Outra importante conquista obtida foi a participação do integrante GSIC Prof. Dr. Elmer Alexis Gamboa Peñaloza em um Capítulo do livro  “Agricultura de Precisão: Um Novo Olhar na Era Digital” o qual foi o vencedor da categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, promovido pela Câmara Brasileira do Livro. O capítulo “Controladores e algoritmos computacionais embarcados para agregação de qualidade no uso de pulverizadores terrestres em aplicação localizada” realizado pelos autores: Prof. Dr. Heitor Vinicius Mercaldi, Msc. Deniver Reinke Schutz, Prof. Dr. Elmer Alexis Gamboa Peñaloza, Profa. Dra. Vilma Alves de Oliveira, Prof. Dr. Paulo Estevão Cruvinel. O capítulo foi construído a partir das parcerias de pesquisa da Embrapa Instrumentação, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

    Com estas grandes conquistas alcançadas, o Grupo de Sistemas Inteligentes e Controle (GSIC) finaliza o ano de 2025 consolidando de um total de oitenta e dos (86) trabalhos publicados desde sua criação em 2020. Agradecemos a todos os integrantes, alunos e professores, que dia a dia realizam seu trabalho de pesquisa com dedicação e paixão para que nosso grupo se consolide cada vez mais no Brasil e no mundo.  Esperamos continuar realizando pesquisa com alto grau científico, aumentando a visibilidade e abrindo caminhos de internacionalização e parceria.

Consolidado total de trabalhos publicados ao longo dos anos da existência do GSIC.

Encerramento do ano e perspectiva para 2025

Os resultados alcançados atestam a qualidade do trabalho desenvolvido por nossos integrantes. Assim, encerramos o ano com a sensação de dever cumprido e motivados para um 2026 ainda mais promissor.

Desde este espaço desejamos a todos felizes festas, muita paz e amor para todos. Convocamos a todos os alunos e professores que tenham interesse de participar do GSIC a entrar em contato.

Atenciosamente,
Departamento de Comunicação GSIC