Produção científica

    O ano de 2025 tem sido um ano de grandes desafios e conquistas para o Grupo de Sistemas Inteligentes e de Controle (GSIC). A partir do trabalho de alunos e docentes, cada vez mais o GSIC vem se posicionando como um grupo reconhecido na região e no Brasil. O GSIC possui como visão abrir espaço para pesquisas de alto nível na área de Engenharias IV sobre eixos fundamentais como, controle automático, automação de processos, instrumentação e implementação de sistemas inteligentes, os quais são aplicados a processos multidisciplinares presentes na engenharia atual. Norteado por sua filosofia de trabalho, o GSIC, reconhecendo que não há pós-graduação na área de Engenharias IV na Universidade Federal de Pelotas, foca os seus esforços em desenvolver todo o potencial dos alunos de Graduação dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica lotados no Centro de Engenharias (CENG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Assim, os processos de desenvolvimento de pesquisa partem dos trabalhos executados por alunos e professores nas disciplinas e, através de encontros de orientação e trabalhos de execução nos laboratórios, estes trabalhos são refinados e potencializados para atingir altos níveis científicos para serem publicados e socializados em meios de divulgação especializados de alto impacto na área.

    No 2025 o GSIC teve participação ativa em congressos nacionais e internacionais relacionados com as linhas de pesquisa, nos quais alunos e professores se destacaram através de trabalhos publicados, gerando parcerias e posicionando o nome do Grupo e a Instituição. No mês de outubro de 2025 integrantes do GSIC participaram no Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária SIAGRO 2025, proporcionado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). A participação no SIAGRO serviu para afiançar e expandir as redes de colaboração e parceria do Grupo de Sistemas Inteligentes e de Controle (GSIC), do curso de Engenharia de Controle e Automação e o Centro de Engenharias, assim como posicionar cada vez mais o Curso e o GSIC como referência em pesquisa de sistemas inteligentes para diversas áreas.  No mês do novembro o GSIC teve representação no 28° Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (COBEM 2025), organizado pela Associação Brasileira de Ciência e Engenharias Mecânicas (ABCM), cujo tema central desse ano foi “Inteligência artificial para um amanhã sustentável”, englobando as áreas da mecânica, elétrica, termodinâmica, computação, e controle e automação, tornando-se um terreno fértil para as áreas de atuação do GSIC. De maneira concomitante, integrantes do grupo participaram do 17º Seminário de Eletrônica de Potência e Controle (SEPOC 2025) o qual é um evento internacional vinculado ao Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) que visa fomentar a integração e a colaboração entre universidades, instituições de pesquisa, empresas e indústrias envolvidas em Computação Aplicada, Sistemas de Energia, Eletrônica de Potência e Automação e Controle.

Alexandre Silva Lucena, Prof. Elmer A. G. Peñaloza e Herick Dall Agnol Nunes.

Natássia Rafaelle Medeiros Siqueira, João Inácio Moreira Bezerra, Prof. Dr. Marlon Mauricio Hernandez Cely e Sofia Pagliarini.

Luis Henriquez Valle Yanes, Mateus Santos da Silva, Gustavo Henrique Buuron, Alexandre Silva Lucena.

 

    Outra importante conquista obtida foi a participação do integrante GSIC Prof. Dr. Elmer Alexis Gamboa Peñaloza em um Capítulo do livro  “Agricultura de Precisão: Um Novo Olhar na Era Digital” o qual foi o vencedor da categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, promovido pela Câmara Brasileira do Livro. O capítulo “Controladores e algoritmos computacionais embarcados para agregação de qualidade no uso de pulverizadores terrestres em aplicação localizada” realizado pelos autores: Prof. Dr. Heitor Vinicius Mercaldi, Msc. Deniver Reinke Schutz, Prof. Dr. Elmer Alexis Gamboa Peñaloza, Profa. Dra. Vilma Alves de Oliveira, Prof. Dr. Paulo Estevão Cruvinel. O capítulo foi construído a partir das parcerias de pesquisa da Embrapa Instrumentação, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

    Com estas grandes conquistas alcançadas, o Grupo de Sistemas Inteligentes e Controle (GSIC) finaliza o ano de 2025 consolidando de um total de oitenta e dos (86) trabalhos publicados desde sua criação em 2020. Agradecemos a todos os integrantes, alunos e professores, que dia a dia realizam seu trabalho de pesquisa com dedicação e paixão para que nosso grupo se consolide cada vez mais no Brasil e no mundo.  Esperamos continuar realizando pesquisa com alto grau científico, aumentando a visibilidade e abrindo caminhos de internacionalização e parceria.

Consolidado total de trabalhos publicados ao longo dos anos da existência do GSIC.

Encerramento do ano e perspectiva para 2025

Os resultados alcançados atestam a qualidade do trabalho desenvolvido por nossos integrantes. Assim, encerramos o ano com a sensação de dever cumprido e motivados para um 2026 ainda mais promissor.

Desde este espaço desejamos a todos felizes festas, muita paz e amor para todos. Convocamos a todos os alunos e professores que tenham interesse de participar do GSIC a entrar em contato.

Atenciosamente,
Departamento de Comunicação GSIC