Projetos

Projetos de pesquisa

Avaliação física, química e microbiológica a longo prazo na regeneração de um solo construído na área de mineração de carvão de Candiota-RS

Descrição: A mineração de carvão a céu aberto causa um grande impacto ambiental. A cava aberta para a retirada do carvão é preenchida com materiais anteriormente removidos e recoberta com uma fina camada de solo superficial. O perfil do solo construído resulta profundamente modificado, com reflexos negativos nos atributos físico-hídricos, químicos e biológicos. A revegetação lenta e irregular favorece o escoamento superficial e a erosão severa, que expõe a camada de estéril rica em pirita, o que provoca uma reação de acidificação intensa, comprometendo o ecossistema. Neste contexto, este projeto tem por objetivo continuar a avaliação, ao longo do tempo, do efeito de diferentes sistemas de vegetação sobre a recuperação das funções de um solo construído em área minerada de carvão de forma a atingir qualidade suficiente para manter sistemas agropastoris sustentáveis.

 

Distribuição geoquímica de elementos potencialmente tóxicos (EPTs) em solos do Rio Grande do Sul: Perspectivas de risco ambiental, ecológico e a saúde

Descrição:  A contaminação dos solos por elementos potencialmente tóxicos (EPTs) provoca alterações na estrutura e no funcionamento dos ecossistemas, além de oferecer riscos à saúde pública. Os EPTs estão presentes naturalmente no ambiente, sendo constituintes de rochas e sedimentos. Entretanto, atividades antropogênicas como emissões industriais, uso de efluentes urbanos, dejetos de animais, biossólidos, fertilizantes e defensivos agrícolas podem contribuir para aumento da concentração dos EPTs. O solo é um dos principais meios de exposição dos EPTs aos seres humanos. Logo, é importante quantificar os teores dos EPTs nos solos e sua distribuição na microbacia para poder avaliar o risco a saúde humana. Nesse contexto, o projeto visa contribuir para uma melhor compreensão sobre comportamento geoquímico de EPTs em solos do Rio Grande do Sul e avaliar os riscos ambientais ecológicos e a saúde. Para a determinação dos riscos será utilizada os valores da legislação ambiental do Estado do Rio Grande do Sul, a PORTARIA FEPAM N.º 85/2014. Essa portaria dispõe sobre o estabelecimento de Valores de Referência de Qualidade (VRQ) dos solos para 09 (nove) elementos químicos naturalmente presentes nas diferentes províncias geomorfológicas/geológicas do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Recuperação dos solos construídos e controle ambiental na área de mineração de carvão de Candiota – RS

Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo realizar a irrigação controlada de efluente tratado (chorume) do aterro sanitário de Candiota sobre solos construídos visando a fertirrigação do perfil e a maximização do crescimento de vegetação, da população de organismos edáficos e do teor de matéria orgânica das áreas degradadas pela mineração e atualmente em regeneração.

Language/Idioma