Projetos de Pesquisa

Informações atualizadas em: 17/09/2013

Elvis Silveira-Martins

Comportamento estratégico, ambidestria, incerteza ambiental e desempenho no processo de formulação de estratégias das empresas vinícolas portuguesas

Descrição: Atualmente, as decisões tomadas pelos gestores são constantemente colocadas à prova, o que é um reflexo da escassez de recursos, da concorrência acirrada e das inconstâncias ambientais. Sendo assim, a compreensão do comportamento do gestor, sua leitura dos aspectos ambientais e, por consequência, seus desdobramentos sobre as atividades da empresa tornam-se fundamentais para que o processo de formulação de estratégia seja o mais eficaz e efetivo possível. No entender de Feitosa e Cândido (2007), a formulação adequada das estratégias apoia o líder e distribui os recursos da organização numa postura única e viável com base nas competências e deficiências internas, na antecipação de alterações ambientais e nas mudanças contingenciadoras dos concorrentes. Para lidar com a incerteza e a disposição de recursos gerados pelo ambiente, as organizações devem adotar determinados comportamentos estratégicos a fim de atingir objetivos propostos e, ainda, desempenhos superiores (GARDELIN, 2010). Dessa forma, uma variedade de circunstâncias geram dúvidas no momento das tomadas de decisões, dentre elas a principal talvez seja: investir em novos produtos/serviços ou melhorar os já existentes? De acordo com March (1991), este questionamento torna-se não só irrelevante como também danoso ao desempenho organizacional. No entender do autor, é vital explorar (inovar) e explotar (refinar) produtos e serviços de maneira equilibrada para que exista a sobrevivência do sistema organizacional. O balanceamento entre as ações de exploração e explotação gera uma característica ambidestra na organização. Essa particularidade surge no momento em que a empresa consegue a manutenção do ritmo de desenvolvimento e pesquisa de novos produtos e serviços ao mesmo tempo em que aperfeiçoa continuamente os já existentes. March (1991) afima que uma empresa pode colocar em risco a maximização do desempenho, ao se concentrar unicamente em atividades de exploração ou de explotação. Ainda, para o correto en.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Jamerson Viegas Queiroz

A gestão da inovação como diferença competitiva : estudo nos hospitais privados de Natal
 
Descrição: A gestão da inovação pode ser compreendida como um modelo gerencial, uma filosofia de gestão que se preocupa em caracterizar o conceito de inovação como uma estratégia permanente a ser mantida pelas organizações, em busca da melhoria contínua. Desse modo, considerando-se que o discurso de desenvolvimento econômico tem destacado, freqüentemente, a importância da inovação para o incremento da competitividade das empresas, as organizações para poderem competir e sobreviver no mercado deverão inovar produtos e serviços. Peter Drucker em Inovação e espírito empreendedor (2002), defende que as organizações precisam estar atentas e preparadas para aproveitar as novas oportunidades. Neste cenário pretende-se estudar a existência de práticas de uma gestão inovadora no mercado hospitalar privado de Natal e as barreiras para a sua implantação, de forma a identificar o nível de satisfação do serviços prestados por estas organizações hospitalares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Jamerson Viegas Queiroz – Coordenador / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Integrante / Marciano Furukava – Integrante / Ricardo Alexsandro De Medeiros Valentim – Integrante.
EPaS – ENGENHEIRANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL
 
Descrição: Hoje, é notória a presença das IFES (Universidades e Institutos) em todo o Estado do Rio Grande do Norte. A juventude potiguar, conta com uma Unidade Educacional em sua cidade ou em municípios vizinhos em distâncias menores que 100 Km. Entretanto, nem todo norte riograndense, particularmente o poder público representativo, conhece o potencial que esta presença representa para o exercício democrático do poder. Isolado, o cidadão nada consegue. Unidos (pelas novas mídias ou através de Associações, ONGs etc.) organizados e tecnicamente capacitados, resultam novas conquistas. A UFRN, em cumprimento a Lei de Inovação, criou seu arcabouço jurídico que resultou na multiplicação das atividades empreendedoras em experiências com Organizações como Cooperativas, Empresa Juniores e Incubadoras. Estas iniciativas permearam no ensino como na disciplina PRO1102 Gestão Estratégica e Planejamento Empresarial da Engenharia de Produção, resultando na pesquisa: A introdução de medidas voltadas a captação de recursos e aumento da eficiência econômica e social do Hospital Maternidade Guiomar Fernandes no município de Alexandria (RN) . Assim, este PROGRAMA de EXTENSÃO tem como objetivo incrementar a participação social, aproximar a UFRN dos movimentos sociais, preferencialmente dos Municípios de Alexandria, Natal e São Paulo do Potengi, através dos seus alunos na formulação, implantação, monitoramento e avaliação das políticas públicas. É necessário salientar que em Natal esta articulação será conduzida em parceria com a Comissão de C&T da Câmara Municipal, presidida por um Vereador, Engenheiro e Docente do IFRN, com larga experiência em Movimentos Sociais, incluindo sua passagem pela Delegacia do MDA como Delegado Federal no RN. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Jamerson Viegas Queiroz – Coordenador / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Integrante / Hélio Roberto Hekis – Integrante / Marciano Furukava – Integrante / Roberto Cavalcante de Menezes – Integrante / Maria dos Remédios Fontes Silva – Integrante / Carla Montefusco de Oliveira – Integrante / Carlos Lopes Bonifacio Junior – Integrante / Deusimar Freire Brasil – Integrante / Fábia Barbosa de Andrade – Integrante / Marcia Josienne Monteiro Chacon – Integrante.
Avaliação das Fundações de Apoio brasileiras dentro do contexto da cooperação Universidade-Empresa-Governo na captação de recursos para projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco na inovação.
 
Descrição: A cooperação das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica com o meio empresarial é importante para alavancar a captação de recursos para projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco na inovação com foco na inovação nas Instituições Federais de Ensino Superior e conseqüentemente o desenvolvimento tecnológico, contribuindo para a geração, absorção e difusão de inovações. Entende-se a interação fundações de apoio-empresa, como sendo um fenômeno complexo, que envolve a aproximação de dois mundos que se movem de acordo com quadros de referência essencialmente distintos, que podem ter finalidades diferentes e adotarem formatos bastante diferentes. Apesar destes dois mundos , torna-se relevante considerar a relação entre ciência e tecnologia nos processos inovativos. Embora reconhecendo que as esferas científica e industrial trabalham segundo regras próprias, sendo que a primeira privilegia avanços em fundamentos, paradigmas e postulados em diferentes campos do conhecimento científico e a segunda trabalha com intuito de obter resultados decorrentes de mudanças técnicas que se traduzam em recompensas econômicas, ambas, podem-se retroalimentar em busca do desenvolvimento de inovações. Neste sentido, convergem-se disciplinas científicas e tecnológicas em aproximação multidisciplinar e ocorrem interações entre universidade e empresa através de bridge-institutions – centros, institutos, fundações de pesquisas- aproximando a comunidade científica com a classe empresarial em realização de esforços voltados a inovações de produto e processo (CARIO E QUEIROZ, 2002)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Jamerson Viegas Queiroz – Coordenador / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Integrante / Marciano Furukava – Integrante / Ricardo Alexsandro De Medeiros Valentim – Integrante / DORY EDSON SALOMÃO DA SILVA ALMEIDA – Integrante.
(RE)EDUCANDO O HOSPITAL MATERNIDADE GUIOMAR FERNANDES: PARCERIA PET E PRO SAÚDE EM BENEFÍCIO DA SAÚDE PÚBLICA NO NORDESTE BRASILEIRO
 
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz em 01/08/2013.
 
Descrição: As condições de saúde pública no país são, notoriamente, um tanto deficientes. Isso deve-se também, entre outros fatores, à não formação contínua dos profissionais atuantes nos hospitais públicos, de forma que não há, em sua maioria, um acompanhamento e requalificação para utilização de técnicas mais condizentes com a realidade em que se situa determinado hospital. A partir disso e, tendo em vista a indissociablidade e tamanha importância do trinômio ensino-pesquisa-extensão para uma Instituição de Ensino Superior, bem como para sua comunidade externa, justifica-se a elaboração desse projeto. Nesse tocante, o projeto em destaque enquadra-se na linha temática de avaliação do impacto do Programa PRO e PET Saúde para a graduação e integração ensino-serviço-comunidade, que se mostra como importante contribuinte no que tange ao fortalecimento de pesquisa em educação permanente para o Sistema Único de Saúde SUS. Através da atuação conjunta estabelecida entre o PET Produção UFRN (Campus Natal) e o PET Enfermagem UFRN (Campus Santa Cruz), objetiva-se estruturar uma ação consistente de educação permanente para atores do Sistema Único de Saúde, tendo como público alvo a equipe técnica do Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, localizado no município de Alexandria/RN, que assiste à pacientes de alguns municípios do estado, além de prestar serviços também para municípios do estado vizinho, a Paraíba. A UFRN, enquanto detentora do conhecimento, faz uso de sua parceria com o Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, comunidade externa, no intuito de ampliar seu campo de pesquisa, além de auxiliar no desenvolvimento social da região de Alexandria (RN), na medida em que propiciará melhor qualificação de seus profissionais, e consequentemente, melhor nível de qualidade no atendimento aos seus pacientes para o HMGF. Justifica-se, ainda, a escolha deste projeto também em função do momento delicado pelo qual está passando a saúde pública no Brasil, sobretudo na região de abrangência do Hospital. Dessa maneira, espera-se que este trabalho contribua na melhoria do processo de ensino e aprendizagem do curso de Engenharia de Produção, no âmbito principalmente da Gestão Hospitalar, e do curso de Enfermagem, permitindo a consolidação de um grupo de pesquisadores que desenvolva trabalhos relacionados à melhoria da qualidade e eficiência da entidade fim deste projeto. Para consecução de seus objetivos, o projeto será executado conforme prevê a metodologia de pesquisa-ação, uma vez que os pesquisadores irão intervir dentro de uma problemática social, analisando-a e concretizando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes de modo cooperativo e participativo. Possuindo natureza aplicada com foco no Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, além de caráter exploratório e abordagem qualitiva, a execução do projeto dar-se-á através da realização de atividades que estimulem o fortalecimento de pesquisa em educação permanente para o SUS, a partir da integração dos cursos de Engenharia de Produção com cursos da área da saúde, com a utilização da metodologia do Pró-Saúde vinculada à atuação dos PET Produção e PET Enfermagem. Para tanto, serão necessárias, entre outras ações, visitas técnicas para acompanhamento da realidade do objeto de estudo e treinamentos realizados para a equipe técnica do hospital. Para a prática das ações e conseqüente êxito nos resultados, a instituição executora pleiteia junto ao MCTI/CNPq/MS – SCTIE o investimento de R$ 179.703,00 distribuídos na realização de suas atividades, visitas técnicas, instalação de equipamentos, capital humano e despesas do hospital durante os vinte e quatro meses de realização do projeto. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Jamerson Viegas Queiroz – Integrante / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Coordenador / Marciano Furukava – Integrante / Nilton Cesar Lima – Integrante / Luciano Queiroz de Araújo Júnior – Integrante / Kleber Cavalcante de Sousa – Integrante / Maria do Carmo de Souza Batista – Integrante / Fábia Barbosa de Andrade – Integrante / Caroline Dantas Vilar Wanderley – Integrante.
Prospecção de arranjos produtivos locais para o desenvolvimento local: um estudo comparativo das aglomerações produtivas do setor de confecção de artigos do vestuário no Ceará/ brasil e em Portugal
 
Descrição: O objeto e o problema a ser enfrentado por este estudo contextualizam-se os cluster e a geração e absorção de inovações para o fortalecimento da Economia Regional a partir da definição de políticas públicas adequadas para cada situação e região. Como objeto de investigação para o presente estudo, tem-se as aglomerações produtivas do setor de confecção de artigos do vestuário do estado do Ceará (Brasil) e do Norte de Portugal. Como problema central para investigação do presente estudo, adotou-se: quais são os tipos e características de aglomerações produtivas existentes no Ceará e em Portugal para que se possa ter elementos para o apoio na formulação de políticas públicas de arranjos produtivos locais no nestes territórios? A fundamentação teórica foi pautada em dois grandes pilares: primeiramente debater as diferentes abordagens contribuem para as diferentes denominações das aglomerações produtivas e seguida uma discussão dos cluster de confecção e artigos do vestuário no Brasil e em Portugal. O método proposto por este trabalho é o da pesquisa qualitativa, sendo complementado com a quantitativa. A geração de rede entre as quatro grande IES UTFPR, UFRN, UFPR e a Universidade do Minho seus pesquisadores, todos vinculados a programas de pós-graduação, e laboratórios é o destaque deste projeto. No tocante as metas e resultados esperados o estudo apresenta: missão de estudo e de trabalho; produção de artigos em revistas indexadas; contribuir nos estudos sobre cluster, com destaque para a geração e absorção da inovação; consolidar um grupo de pesquisadores no Brasil e em Portugal que desenvolva pesquisas relacionadas aos clusters e inovação, e a interação destes com as Universidade e o Governo; ampliar as orientações de trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado que tratem a respeito de cluster, inovações e desenvolvimento regional; fortalecimento das pós-graduações nas IES brasileira e estrangeira, na medida em que este projeto prioriza a formação de recursos humanos, a produção acadêmica, a cooperação técnica e o intercâmbio entre pesquisadores. Palavras chaves: Inovação, aglomerações produtivas, confecção e vestuário, competividade .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Jamerson Viegas Queiroz – Coordenador / Maria do Carmo Duarte Freitas – Integrante / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Integrante / Marciano Furukava – Integrante / Benilton Medeiros Nunes – Integrante / Luciano Queiroz de Araújo Júnior – Integrante / Kleber Cavalcante de Sousa – Integrante / DORY EDSON SALOMÃO DA SILVA ALMEIDA – Integrante / Christian Luiz da Silva – Integrante / Fernando Carlos Cabrita Romero – Integrante / Décio Estevão do Nascimento – Integrante / Faimara do Rocio Strauhs – Integrante / Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza – Integrante / Antônio Gonçalves de Oliveira – Integrante / ANA CRISTINA DA SILVA BRAGA – Integrante / Camilla Iasmim do Vale Pereira – Integrante.

 

Nilton Cesar Lima

Empreendedorismo, geração de negócios e turismo: realidade e perspectiva em Alagoas
 
Descrição: Os estudos desenvolvidos permitiram a implantação de uma incubadora de empresas em Xingó. As descobertas permitiram delinear a área de concentração do curso de Administração de empresas da UFAL para Empreendedorismo e Geração de negócios..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (10) .
Integrantes: Nilton Cesar Lima – Integrante / Antonio Carlos Silva Costa – Coordenador.
Empreendedorismo: potencial, aprendizado, inovação e estratégia
 
Descrição: O grupo busca aprofundar e ampliar o conhecimento sobre a identificação de potencial empreendedor em todos os segmentos de idade, processos que são utilizados por empreendedores para adquirir conhecimentos, as relações do empreendedorismo com a inovação no mundo dos negócios e no desenvolvimento econômico e as estratégias utilizadas pelos empreendedores para alcançar o sucesso em suas atividades. Dentro desse foco o grupo já atuou na identificação de motivos que levam pessoas a empreender, competências/habilidades empreendedoras, ética de empreendedores, potencial empreendedor em estudantes secundaristas e universitários, comparação de metodologias para identificar empreendedores, processos de aprendizagem por parte de empreendedores e redes de empresas. Os resultados dos estudos de componentes do grupo têm sido apresentados em diversos encontros nacionais e internacionais, como ENEGEP, EnANPAD, SIMPEP, SEPROSUL e SLADE BRASIL..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Mestrado acadêmico: (32) .
Integrantes: Nilton Cesar Lima – Integrante / Paulo da Cruz Freire dos Santos – Coordenador.
Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP
 
Descrição: Gestão para a Internacionalização de Empresas Brasileiras (GINEBRA): projeto temático interdisciplinar apoiado pela FAPESP, gerou conhecimentos sobre o processo de internacionalização da atividade industrial permitindo (a) desenvolver ferramental teórico-conceitual voltado às condições locais, (b) apoiar as empresas brasileiras na intensificação da participação no mercado internacional e (c) subsidiar as instâncias formuladoras de políticas públicas. – Desenvolvimento de Modelo de Governança para Ambientes Inovadores, inseridos no contexto de políticas públicas locais: contribuiu para a geração de proposições para diversos parques tecnológicos no Estado de São Paulo, entre eles os de Sorocaba, Guarulhos, São Paulo e Santos. – Termo de Referência para Atuação do SEBRAE em Inovação e Tecnologia: contribuiu para dobrar o aporte de recursos do Sistema SBRAE no apoio à inovação e acesso à tecnologia das micro e pequenas empresas brasileiras, estabelecendo bases conceituais para a atualização de suas diretrizes e recomendações para modernização de suas práticas. – Estudo da Inovação na Média Empresa Brasileira: realizado por solicitação da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), por demanda do CNPq, visa a expor a situação e iluminar as necessidades desse segmento relevante, mas desconhecido, da estrutura empresarial brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Doutorado: (45) .
Integrantes: Nilton Cesar Lima – Integrante / Guilherme Ary Plonski – Coordenador.
Programa de Apoio a Produção e Operações
 
Descrição: Introdução O Programa de Apoio à Produção e Operações (PAPO) vem se desenvolvendo a partir da ação de estudantes e professores junto a empresas. Missão do Projeto Promover o debate acadêmico e a pesquisa em torno do tema Administração de Produção e Operações. Administração de Produção Um sistema de produção pode ser definido como um procedimento de geração de bens ou serviços, através da transformação de recursos. Dentre os aspectos e ferramentas estudados estão a administração da cadeia produtiva, estrutura empresarial, técnicas modernas de produção, logística, teoria das restrições, comportamento organizacional, tomada de decisão, sistemas de informação gerencial, finanças, cultura organizacional e produção ambientalmente correta. Objetivos Gerais Incentivar o debate e a pesquisa na produção, o interesse e a participação consciente dos alunos nas atividades e discussões acerca do tema. Facilitar a pesquisa e promover o contato da universidade com empresas. Oferecer suporte para empresas, disponibilizando o acesso ao conhecimento acadêmico, possibilitando a experiência prática na área de produção aos estudantes. Beneficiários Serão diretamente beneficiados professores, alunos e as empresas co-participantes do programa. Institucionalidade O PAPO pretende buscar apoio institucional da FEA-RP?USP e a comunidade empresarial no sentido de criar uma proveitosa relação universidade-empresa. Atividades Esperadas Fomentar o interesse pela área e incentivar os alunos a participarem das atividades do Programa. Identificar as empresas ligadas à área de Produção e Operações com interesse em co-participar do grupo. Consolidar um núcleo de estudos e pesquisas e de apoio a publicações em Administração da Produção e Operações. Disseminar conhecimento em gestão da produção para empresas e profissionais interessados. Capacitar gestores da área de produção, fornecendo-lhes ferramentas de administração..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Doutorado: (14) .
Integrantes: Nilton Cesar Lima – Integrante / Márcio Mattos Borges de Oliveira – Coordenador.

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

(RE)EDUCANDO O HOSPITAL MATERNIDADE GUIOMAR FERNANDES: PARCERIA PET E PRO SAÚDE EM BENEFÍCIO DA SAÚDE PÚBLICA NO NORDESTE BRASILEIRO
 
Descrição: As condições de saúde pública no país são, notoriamente, um tanto deficientes. Isso deve-se também, entre outros fatores, à não formação contínua dos profissionais atuantes nos hospitais públicos, de forma que não há, em sua maioria, um acompanhamento e requalificação para utilização de técnicas mais condizentes com a realidade em que se situa determinado hospital. A partir disso e, tendo em vista a indissociablidade e tamanha importância do trinômio ensino-pesquisa-extensão para uma Instituição de Ensino Superior, bem como para sua comunidade externa, justifica-se a elaboração desse projeto. Nesse tocante, o projeto em destaque enquadra-se na linha temática de avaliação do impacto do Programa PRO e PET Saúde para a graduação e integração ensino-serviço-comunidade, que se mostra como importante contribuinte no que tange ao fortalecimento de pesquisa em educação permanente para o Sistema Único de Saúde SUS. Através da atuação conjunta estabelecida entre o PET Produção UFRN (Campus Natal) e o PET Enfermagem UFRN (Campus Santa Cruz), objetiva-se estruturar uma ação consistente de educação permanente para atores do Sistema Único de Saúde, tendo como público alvo a equipe técnica do Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, localizado no município de Alexandria/RN, que assiste à pacientes de alguns municípios do estado, além de prestar serviços também para municípios do estado vizinho, a Paraíba. A UFRN, enquanto detentora do conhecimento, faz uso de sua parceria com o Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, comunidade externa, no intuito de ampliar seu campo de pesquisa, além de auxiliar no desenvolvimento social da região de Alexandria (RN), na medida em que propiciará melhor qualificação de seus profissionais, e consequentemente, melhor nível de qualidade no atendimento aos seus pacientes para o HMGF. Justifica-se, ainda, a escolha deste projeto também em função do momento delicado pelo qual está passando a saúde pública no Brasil, sobretudo na região de abrangência do Hospital. Dessa maneira, espera-se que este trabalho contribua na melhoria do processo de ensino e aprendizagem do curso de Engenharia de Produção, no âmbito principalmente da Gestão Hospitalar, e do curso de Enfermagem, permitindo a consolidação de um grupo de pesquisadores que desenvolva trabalhos relacionados à melhoria da qualidade e eficiência da entidade fim deste projeto. Para consecução de seus objetivos, o projeto será executado conforme prevê a metodologia de pesquisa-ação, uma vez que os pesquisadores irão intervir dentro de uma problemática social, analisando-a e concretizando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes de modo cooperativo e participativo. Possuindo natureza aplicada com foco no Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, além de caráter exploratório e abordagem qualitiva, a execução do projeto dar-se-á através da realização de atividades que estimulem o fortalecimento de pesquisa em educação permanente para o SUS, a partir da integração dos cursos de Engenharia de Produção com cursos da área da saúde, com a utilização da metodologia do Pró-Saúde vinculada à atuação dos PET Produção e PET Enfermagem. Para tanto, serão necessárias, entre outras ações, visitas técnicas para acompanhamento da realidade do objeto de estudo e treinamentos realizados para a equipe técnica do hospital. Para a prática das ações e conseqüente êxito nos resultados, a instituição executora pleiteia junto ao MCTI/CNPq/MS – SCTIE o investimento de R$ 179.703,00 distribuídos na realização de suas atividades, visitas técnicas, instalação de equipamentos, capital humano e despesas do hospital durante os vinte e quatro meses de realização do projeto. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Coordenador / Maria do Carmo Duarte Freitas – Integrante / Marciano Furukava – Integrante / Nilton Cesar Lima – Integrante / Luciano Queiroz de Araújo Júnior – Integrante / Jamerson Viegas Queiroz – Integrante / Caroline Dantas Vilar Wanderley – Integrante / Fábia Barbosa de Andrade – Integrante / João Agra – Integrante.
Prospecção de arranjos produtivos locais para o desenvolvimento local: um estudo comparativo das aglomerações produtivas do setor de confecção de artigos do vestuário no Ceará/ brasil e em Portugal
 
Descrição: O objeto e o problema a ser enfrentado por este estudo contextualizam-se os cluster e a geração e absorção de inovações para o fortalecimento da Economia Regional a partir da definição de políticas públicas adequadas para cada situação e região. Como objeto de investigação para o presente estudo, tem-se as aglomerações produtivas do setor de confecção de artigos do vestuário do estado do Ceará (Brasil) e do Norte de Portugal. Como problema central para investigação do presente estudo, adotou-se: quais são os tipos e características de aglomerações produtivas existentes no Ceará e em Portugal para que se possa ter elementos para o apoio na formulação de políticas públicas de arranjos produtivos locais no nestes territórios? A fundamentação teórica foi pautada em dois grandes pilares: primeiramente debater as diferentes abordagens contribuem para as diferentes denominações das aglomerações produtivas e seguida uma discussão dos cluster de confecção e artigos do vestuário no Brasil e em Portugal. O método proposto por este trabalho é o da pesquisa qualitativa, sendo complementado com a quantitativa. A geração de rede entre as quatro grande IES UTFPR, UFRN, UFPR e a Universidade do Minho seus pesquisadores, todos vinculados a programas de pós-graduação, e laboratórios é o destaque deste projeto. No tocante as metas e resultados esperados o estudo apresenta: missão de estudo e de trabalho; produção de artigos em revistas indexadas; contribuir nos estudos sobre cluster, com destaque para a geração e absorção da inovação; consolidar um grupo de pesquisadores no Brasil e em Portugal que desenvolva pesquisas relacionadas aos clusters e inovação, e a interação destes com as Universidade e o Governo; ampliar as orientações de trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado que tratem a respeito de cluster, inovações e desenvolvimento regional; fortalecimento das pós-graduações nas IES brasileira e estrangeira, na medida em que este projeto prioriza a formação de recursos humanos, a produção acadêmica, a cooperação técnica e o intercâmbio entre pesquisadores. Palavras chaves: Inovação, aglomerações produtivas, confecção e vestuário, competividade ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Coordenador / Maria do Carmo Duarte Freitas – Integrante / BENILTON MEDEIROS NUNES – Integrante / Luciano Queiroz de Araújo Júnior – Integrante / Kleber Cavalcante de Sousa – Integrante / Jamerson Viegas Queiroz – Integrante / João Agra – Integrante / Christian Luiz da Silva – Integrante / Fernando Carlos Cabrita Romero – Integrante / Maria Lucia Figueirdo Gomes de Meza – Integrante.
Internacionalização da Educação Superior
 
Descrição: O projeto analisa a internacionalização de Instituições, alunos e professores do Ensino Superior, buscando compreender as motivações e resultados obtidos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Coordenador / Luciano Queiroz de Araújo Júnior – Integrante / Jamil Ramsi Farkat Diógenes – Integrante.