Pesquisa

Grupos e atividades de pesquisa

Os pesquisadores do GES3E estão ligados ao Grupo de Pesquisa Tecnologia e gestão do ambiente construído. As pesquisas desenvolvidas no GES3E são as seguintes:

Possibilidades de adaptação do conceito Passive House ao contexto brasileiro nas Zonas Bioclimáticas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.

Resumo: Dado o contexto nacional de evolução dos temas ligados à eficiência energética em edificações, a pesquisa proposta tem como principais objetivos verificar as possibilidades de adaptação da normatização alemã Passive House, observando as adaptações preconizadas para climas quentes pela Passive-On , ao contexto brasileiro nas oito zonas bioclimáticas (ZB1, ZB2, ZB3, ZB4, ZB5, ZB6, ZB7 e ZB8); contribuir para a produção de conhecimento relacionado com a construção de edificações passivas de baixo consumo energético e baixas emissões de CO2, de elevado conforto e passíveis de construção a custos acessíveis. O projeto proposto dá sequência à pesquisa Casa Bioclimática NZEB: Compartilhando Experiências para o caso Brasileiro, contemplado com recursos do edital CAPES/FAPERGS 12/2013 – Internacionalização da PPG/RS, por intermédio da qual foram analisadas as possibilidades de adaptação do padrão Passive House ao contexto da Zona Bioclimática 2. Nesta proposta, além da adaptação ao contexto das Zonas Bioclimáticas 1, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, o método de pesquisa será aprimorado com o objetivo de estender a análise à viabilidade técnico-financeira de uma Passive House ao contexto bioclimático para as Zonas Bioclimáticas Brasileiras de 1 a 8.

Financiamento:

ARQUITETURA ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: avaliação do desempenho socio-ambiental e termoenergético das novas creches municipais de Pelotas.

Resumo: Este projeto está vinculado a projeto de pesquisa ARQUITETURA ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: abordagem transdisciplinar para a avaliação e a concepção de creches para a Prefeitura Municipal de Pelotas e Região Sul do Rio Grande do Sul contemplado com bolsa de Professor Visitante Nacional Sênior da Capes. A pesquisa será realizada em parceria com docentes e alunos do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) da FAUrb/UFPel tendo como objeto de estudo o conjunto de 15 (quinze) novas Escolas Municipais de Educação Infantil – projeto-padrão desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Programa ProInfância (PAC2). A pesquisa visa entrelaçar a experiência do prof Paulo Rheingantz em torno da Arquitetura e da Qualidade do Lugar para a Educação Infantil com a expertise do LABCEE com a avaliação termoenergética dos edifícios. Para avaliar o desempenho socio-ambiental das novas EMEIs, serão adotadas as recomendações do documento de referência da Coordenação Geral de Educação Infantil (COEDI) da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) Parâmetros de Infra-estrutura para as Instituições de Educação Infantil (BRASIL 2006) de autoria dos pesquisadores do grupo Ambiente-Educação (GAE/UFRJ) . Em paralelo, será avaliado o desempenho termoenergético das novas EMEIs existentes. Uma vez concluídas as duas avaliações, seus resultados serão cruzados em busca de recomendações e parâmetros específicos para a concepção, reforma, manutenção e uso das EMEIs da rede municipal de Pelotas. Além de contribuir para fortalecer a inserção social e regional da UFPEL, a pesquisa se configura como uma possibilidade de explorar alternativas para a melhoria da qualidade e do desempenho socio-ambiental e termoenergético das EMEIs de Pelotas, seja na superação das limitações e inadequações de uma concepção que pouco explora o potencial educador do ambiente natural ou construído; seja na superação de uma concepção de arquitetura escolar naturalizada pela falta de questionamento sobre as necessidades de relacionar a concepção e a organização dos seus ambientes em função das práticas pedagógicas e das atuais demandas sociotécnicas que torna as escolas brasileiras quase idênticas ao longo do tempo e do espaço.

Análise termoenergética de edificações residenciais e comerciais localizadas nas zonas bioclimáticas 1, 2 e 3: impactos das pontes térmicas no desempenho da envoltória.

Resumo: A pesquisa tem como objetivos gerais os caracterizados a seguir:- analisar a influência das pontes térmicas de sistemas estruturais em concreto armado no desempenho termoenergético da envoltória de edifícios comerciais e residenciais localizados nas zonas bioclimáticas 1, 2 e 3; – verificar a pertinência de incluir nos Regulamentos RTQ-C e RTQ-R um incremento na transmitância térmica das paredes com base na existência de pontes térmicas em sistemas estruturais para edificações localizadas nas zonas bioclimáticas 1, 2 e 3.

Financiamento:

Cultivo de Alimentos em Substratos Edificados.

Resumo: Esta pesquisa trabalha sob a possibilidade das cidades se tornarem “verdes” e as oportunidades da agricultura urbana para alimentar uma população crescente que não trabalha em terra. Por meio de atuações de naturação urbana, entendida como o conjunto de práticas para a produção de alimentos e plantas ornamentais na cidade construída e seus ambientes edificados, serão elencadas alternativas para a recuperação dos espaços construídos e aumento da qualidade de vida das populações, criando melhorias da paisagem urbana, sempre com base em critérios de sustentabilidade que favoreçam o desenvolvimento das comunidades. Sendo assim, essa pesquisa tem como principal problema, encontrar alternativas de produção de alimentos sobre substratos edificados, procurando entender como a condição de superfície vegetada afeta o microclima urbano e o microclima no interior das edificações, em diferentes regiões brasileiras. As perguntas de pesquisa que norteiam este trabalho são as seguintes: – Quais os substratos e as espécies vegetais indicadas para cultivos alimentares sobre superfícies edificadas? – Quais as condições de manejo necessárias a produção de alimentos sobre os substratos edificados? – Quais os efeitos da naturação urbana no desempenho térmico de espaços abertos e fechados em diferentes contextos climáticos Brasileiros? A pesquisa será desenvolvida em três etapas. Na primeira, será desenvolvido um estudo exploratório acerca das possibilidades de naturação urbana observando as diferentes combinações de substratos e vegetações, verificando as potencialidades das possíveis configurações para os distintos climas brasileiros. A escolha das vegetações estará pautada nas possibilidades do cultivo para a geração de alimentos. Na segunda etapa será simulado o efeito das diferentes configurações de coberturas vegetadas no contexto do microclima externo. Na terceira etapa da pesquisa será simulada a interferência das diferentes possibilidades de cobertura vegetada no microclima interno das edificações.

Financiamento:

Translate »