Natural de Bagé, RS, nascido em 20 de dezembro de 1923, Mauro De Blanco foi o Fundador da Associação dos Fotógrafos Profissionais do RS e também Fundador Presidente da Associação dos Fotógrafos de Caxias do Sul. Foi fotógrafo dos Jornais: Á Época, o Momento, Diário do Nordeste, o Pioneiro (Caxias do Sul) e dos Jornais Correio do Povo, Diário de Notícias, Folha da Tarde (Porto Alegre).
Recebeu ao longo de sua carreira diversos prêmios: Prêmio da melhor fotografia (Inferno de Dante), concurso nacional da Revista “Aconteceu”, RJ, 1952; Prêmios Helsinki Exibition of Photography Art, Finlândia, 1959; AOP Calcutá Internacional of Photography, Índia, 1959; Prêmio Pondicherry Salon, Índia, 1959; Prêmio Salão Internacional de Tókio, Japão, 1961; Prêmio Aliança Francesa – Salão Internacional, 1962; Prêmio Cine Gaúcho, 1962; Prêmio Salão Internacional de Arte Fotográfica do RS, 1962; Prêmio 2° Salão Internacional de Nova Friburgo, 1962.
Ciente da importância da Fotografia como documento, Mauro De Blanco guardou positivos e negativos, compondo um arquivo que retrata mais de meio século da história da fotografia em Caxias do Sul.
Hoje este acervo, doado pela esposa Sara, se encontra no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, resguardando o acesso das gerações atuais e das que estão por vir.
A mostra “A cor da Luz no olhar de Mauro De Blanco”, reúne imagens com diferentes temáticas, revelando a estática de um olhar que desnuda a intimidade do que está por trás das lentes.
A abertura do evento será realizada dia 13 de agosto às 19 horas no Museu Municipal de Caxias do Sul, Rua Visconde de Pelotas, 586 – Centro, Caxias do Sul – RS. A Mostra “A cor da luz no olhar de Mauro De Blanco” estará aberta à visitação entre os dias 14 de agosto a 29 de setembro de terças a sábados das 9h às 17h.
Você precisa fazer login para comentar.