O Museu da UFRGS foi criado em 1984 e, desde então, vem trabalhando com a Memória e a Identidade da UFRGS e da cidade de Porto Alegre, seja por meio de exposições temáticas de caráter científico e cultural, seja como local para pesquisa em fontes fotodocumentais.
Com uma proposta articuladora das diferentes áreas do saber, tem a intenção de potencializar a interação da sociedade com a produção técnica, científica e cultural da Universidade bem como com os testemunhos históricos da instituição, promovendo a transformação do patrimônio integral em herança cultural, decorrente da apropriação e da noção de pertencimento dos cidadãos e da sociedade. Desta forma, concebe o Museu como um instrumento de intervenção capaz de estimular a reflexão e a re-apropriação do patrimônio, a partir dos testemunhos de memória, fortalecendo as identidades e o sentimento de pertencimento, de modo a contribuir para o auto-desenvolvimento individual e coletivo.
Seu acervo, constituído por documentos da antiga Comissão de História, por fotos institucionais provenientes da Assessoria de Imprensa (hoje Secretaria de Comunicação Social) e por fundos gerados pela pesquisa de temas relativos à história de Porto Alegre e do RS, tem servido de fonte de investigação tanto da comunidade universitária quanto de produções diversas do campo da mídia e da comunicação social.
O acervo fotográfico está divido em dois Fundos: UFRGS e Porto Alegre. Estes fundos estão divididos em Descritores que constroem um apanhado de diversos pontos de vista. No caso da História Institucional da UFRGS, remetendo à criação, atuação, ampliação e organização da vida acadêmica e social e, no caso da História de Porto Alegre, à constituição e organização da cidade de Porto Alegre em seus aspectos urbanísticos, políticos, arquitetônicos e sociais.
No Setor de Acervo, além da conservação dos testemunhos fotodocumentais, procede-se à documentação das coleções, gerando índices de busca e alimentando um Banco de Imagens, que tem por objetivo democratizar a pesquisa, tornando-a on line.
A equipe responsável pelas coleções do acervo presta também assessoria técnica a profissionais e estudantes da área e instituições, assim como o acompanhamento de pesquisas solicitadas, individualmente, ou pela comunidade em geral.
Contatos:
Site: www.museu.ufrgs.br
Email: museu@museu.ufrgs.br
Fones: (0XX 51) 3308-4022/3308-3436
Funcionamento do Museu para visitação:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Primeira quarta-feira de cada mês, das 9h às 21h
Último sábado de cada mês, das 9h às 15h
Procedimentos para o atendimento da Pesquisa no Acervo:
Solicitação de pesquisa por meio do correio eletrônico ou por telefone, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Após a pré-seleção do material, o consulente será comunicado e serão agendados data e horário em que poderá proceder a seleção definitiva do material pesquisado, que será digitalizado e disponibilizado em mídias compatíveis.
Você precisa fazer login para comentar.