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Histórico

A proposta surge com a Resolução (nº 2 CNE/1º de julho de 2015) que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Essa diretriz exige uma série de atualizações nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura e, a UFPEL, por meio da Comissão das Licenciaturas, elabora uma política institucional para a formação inicial e continuada de professores da educação básica. Um dos objetivos da política institucional é o fortalecimento da universidade com as instituições de educação básica por meio de um fórum permanente de integração entre Universidade e Educação Básica, reconhecendo esse como espaço de diálogo e planejamento de ações para a formação dos profissionais do magistério.

Em 2017 o IFSUL, a SMED-Pelotas, UFPEL e CRE começam as primeiras reuniões de planejamento para que o 1º Fórum (como um evento) aconteça. Devido à greve do magistério o evento já planejado não aconteceu.

Em abril de 2018, recomeçam os planejamentos para que o 1º Fórum de Integração entre Universidade e Educação Básica se realize.
No dia 26 de junho, no auditório do IFSUL, Campus Pelotas, acontece o 1º Fórum com a presença de 250 participantes entre os turnos da manhã e da tarde.
Durante a manhã tivemos a palestra da professora Ana Lúcia de Freitas (Unisinos) e do professor Jorge de Oliveira Satt (E.M.E.F. João de oliveira Martins/Rio Grande) com a temática da Integração entre Ensino Superior e Educação Básica. Também tivemos uma mesa redonda sobre a formação inicial e continuada de professores e as parcerias institucionais.
Durante a tarde, as discussões foram em grupos menores seguindo a pergunta mobilizadora:
Como qualificar a integração entre as instituições formadoras de ensino superior e a educação básica, considerando principalmente, a formação inicial, a formação continuada, os projetos nas escolas e os estágios?

– Fórum como importante espaço de diálogo (esperado há bastante tempo);
– O Fórum é uma ação que acontece periodicamente, mas o diálogo precisa acontecer por meio de uma comissão;
– A importância da formação de uma comissão com diferentes representações de cada instituição para pensar a integração acontece/acontecerá, bem como a importância de olhar as demandas e socializar o que vem acontecendo;
– Sugestão de enviar para as instituições diferentes propostas de composição da comissão.
Nos meses de agosto, setembro e outubro o trabalho da comissão que planejou o 1º Fórum foi o de sistematizar os registros dos grupos de discussão do 1º Fórum e de enviar para as instituições as sugestões das propostas de composição da comissão (com período de manifestações, bem como já ir verificando as demandas e socializando as experiências aguardando os nomes para a composição da comissão de integração).

Tivemos a primeira reunião com os representantes da comissão (ainda em construção), bem como a discussão da identidade e objetivos do Fórum de Integração.
Na primeira reunião alguns questionamentos foram explicitados:
– Qual o papel dos professores representantes de suas instituições?
– Quais as estratégias de diálogo dos representantes e seus pares?

Reunião para explicitar melhor o histórico do fórum bem como as expectativas em relação à comissão e estratégias de trabalho.