Inscrições abertas para as Formaturas Institucionais 2023/2

Está aberto, até o dia 15 de dezembro, o período para solicitação de Formatura Institucional na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O procedimento deve ser feito pelo sistema Cobalto.

O Conselho Universitário (Consun) normatizou, em 2018, os atos referentes às formaturas, que passam a ser de responsabilidade da Instituição. Desde então, a ideia é que as formaturas sejam realizadas dentro de um mesmo padrão, de forma totalmente inclusiva: todos os estudantes terão direito ao ato solene, de forma pública e sem quaisquer ônus.

A colação de grau, conhecida informalmente como “formatura”, é uma cerimônia de caráter obrigatório para a outorga do título (bacharelado, licenciatura ou tecnologia), mediante cumprimento dos requisitos exigidos.

• Modalidades de formatura na UFPel

A Universidade possibilita duas modalidades: a formatura institucional externa ou a formatura institucional interna (ou de gabinete).

As Formaturas Institucionais Externas são uma iniciativa da UFPel para que todas e todos estudantes da Universidade possam participar de uma cerimônia solene de colação de grau, contando com serviços como o fornecimento de vestes talares, decoração, fotografia e sonorização. Há participação de representantes da reitoria, dos cursos de graduação e das unidades acadêmicas envolvidas. As sessões são subsidiadas pela instituição.

Estas diferem da Formaturas Institucionais Internas – ou de gabinete. Esse tipo de ato é voltado para casos em que a formanda ou formando precise de agilidade nos trâmites burocráticos. As colações de grau em gabinete costumam ser para menor número estudantes, apenas com a participação da direção da unidade acadêmica ou sua representação.

• Dúvidas sobre como solicitar sua inscrição? CLIQUE AQUI
      • Dúvidas em como se medir para as becas? CLIQUE AQUI
      • Dúvidas sobre como escolher os servidores e os colaboradores homenageados? CLIQUE AQUI

04 a 15/12/2023 – Solicitação de Formatura no Cobalto