METODOLOGIA

Esta pesquisa caracteriza-se por ser quanti-qualitativa quanto à abordagem e do tipo descritiva quanto aos objetivos, pois se observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. Recolheremos dados da própria realidade do fenômeno (organizadores e diretores de eventos folclóricos) e, para tanto, a população deste estudo é caracterizada por diretores/organizadores de eventos folclóricos de todos os continentes.

Espera-se ter a participação de uma amostragem que contemple, no mínimo:
– 100 diretores/organizadores de eventos folclóricos;
– sendo destes, pelo menos, de 90 eventos folclóricos diferentes;
– sendo destes, pelo menos, 30 no Brasil e 60 no exterior;
– sendo destes, pelo menos, de 30 países diferentes;
– sendo destes, pelo menos, de três continentes diferentes, garantindo a representatividade de uma grande parcela da população estudada.

Para o levantamento de dados será utilizado instrumento próprio das ciências humanas, a saber, questionário, que será disponibilizado on-line em site próprio da pesquisa e por meio de nossa lista de e-mails, obtida a partir de nossas participações em festivais de folclore. O questionário contempla perguntas questões abertas e fechadas, sendo que as perguntas abertas permitem aos participantes responderem livremente de forma discursiva, expondo suas opiniões e sua linguagem própria acerca do assunto abordado. Quanto às perguntas fechadas, apresentam aos participantes várias alternativas de respostas, para que assim seja escolhida a que melhor se adeque ao seu ponto de vista. Algumas questões podem ser assinaladas mais de uma resposta. Esperamos criar uma grande network, onde os participantes que responderam, possam ainda indicar outros participantes para termos uma maior abrangência em números e diferentes contextos.

Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/Plataforma Brasil) sob CAAE nº 39669720.2.0000.5317.