Projeto

A Filosofia, entendida como uma área de conhecimento, pesquisa e ensino, não se constitui enquanto um “ente abstrato”, mas é composta por indivíduos concretos que desenvolveram e desenvolvem o pensamento filosófico, dantes e agora. Compreendida dessa maneira, a Filosofia tem uma longa história no Brasil. Tal história remonta ao período colonial, com a chegada dos jesuítas no século XVI, e se estenda até nossos dias. Durante esse percurso histórico a Filosofia se caracterizou pela dicotomia presença-ausência no currículo escolar. Um exemplo de sua ausência, próximo a nós, é o caso de sua extinção dos currículos escolares durante o regime militar por meio da Lei 5.692 de 11 de agosto de1971. Ou ainda, sua presença através da Lei 9394/96, art. 36, §1º, inciso III, de 20 de dezembro de 1996 que afirma: “Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania”. Nesse sentido a Filosofia enfrentou inúmeras “resistências”, de índole política e/ou econômica, por exemplo. No entanto, apesar dessa instabilidade (presença-ausência), no decorrer do tempo, pensadores, não necessariamente “filósofos” em sentido pleno, realizaram importantes reflexões de cunho filosófico. E, dessa maneira, o pensamento filosófico resistiu as adversidades, se desenvolveu e se estruturou historicamente. Nesse sentido, é possível afirmar que há, de fato, um pensamento filosófico desenvolvido por pensadores brasileiros. Mas, como se desenvolveu a história do pensamento filosófico no Brasil até nossos dias? Quais pensadores compõem essa historicidade? Em que contexto histórico-social-cultural suas ideias foram produzidas? Que contribuições forneceram do ponto de vista filosófico? Que originalidade é possível identificar no pensamento filosófico brasileiro? Qual é o estatuto do pensamento filosófico atualmente? O projeto de pesquisa em pauta, busca dar conta desses e outros questionamentos que os envolvem.

A partir da estruturação do “corpus” bibliográfico, seu objetivo geral é apresentar as reflexões de pensadores que plasmaram o pensamento filosófico no Brasil. A pesquisa se justifica na medida em que busca desenvolver uma investigação original na Universidade Federal de Pelotas. Além disso, ao apresentar, analisar e interpretar as principais reflexões de cunho filosófico desenvolvidas por pensadores brasileiros, pretende identificar e divulgar as contribuições filosóficas para o desenvolvimento da filosofia no Brasil.

Metodologicamente, a investigação é de natureza histórico-bibliográfica, analítica e interpretativa, ou seja, estabelecido o “corpus” bibliográfico historicamente se analisará e interpretará as obras dos respectivos pensadores. Pretende-se apresentar a comunidade acadêmica a visão filosófica de pensadores brasileiros indicando suas contribuições para o debate filosófico no Brasil. Outrossim, se visa divulgar os resultados da pesquisa através de publicações e participações em eventos. Por fim, espera-se fomentar futuras investigações na área.