Mobilidade / Internato

O Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional tem por finalidade proporcionar ao/a discente de graduação regularmente matriculado/a, a possibilidade de cursar atividades/componentes curriculares em outras Instituições Federais de Ensino Superior nacionais, sem prejuízos para integralização do seu curso de origem.

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFPEL, através do Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP), faz a intermediação das solicitações de mobilidade acadêmica nacional, tanto como Instituição de origem, quanto como Instituição receptora.

A mobilidade acadêmica nacional na UFPel está regulamentada pelo COCEPE, através da Resolução nº 40/2018.

A UFPel atualmente integra apenasConvênio Andifes de Mobilidade Acadêmica. Portanto, alunos da UFPel só conseguem realizar mobilidade nacional para Universidades signatárias do referido convênio.

Quem pode participar?

Discentes regularmente matriculados/as em curso de graduação em Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) signatária do referido convênio, desde que preencham os seguintes requisitos:

– ter concluído, no ato da solicitação, pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horária de integralização do curso de origem;

– ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

– atender aos prazos de solicitação previstos no calendário acadêmico da UFPel.

A documentação necessária para a abertura do processo de Mobilidade Acadêmica Nacional – ANDIFES (PDF) é:

  • Documento de Identificação: RG, Passaporte, CNH ou Carteira de Trabalho (PDF);
  • CPF (PDF);
  • Atestado de Matrícula (COBALTO em PDF);
  • Histórico Acadêmico (PDF);
  • Comprovante de Vacinação (COVID-19) PDF;
  • Ficha de Inscrição (disponível na página da instituição receptora) PDF;
  • Declaração de cobertura de seguro PDF;
  • Aceite (PDF do e-mail de aceitação da candidatura onde deverá conter o código da disciplina a ser cursada; o nome da disciplina a ser cursada (e área no caso de estágios optativos), bem como a data inicial e final;
  • Comprovante de residência atualizado (PDF).

Deverá ainda ser providenciado o cadastramento no Sistema Eletrônico de Informações SEI! através do link: Acesso SEI e o preenchimento e encaminhamento do Termo de Declaração e Veracidade (PDF)

* Não serão aceitos documentos em outras extensões. 


Toda a documentação deverá ser encaminhada em arquivos individuais, devidamente preenchidos, assinados e no formato PDF para o e-mail: famedcol@ufpel.edu.br

* Não é necessária a entrega dos documentos físicos no endereço indicado após a realização do cadastro no SEI!, mas devem ser encaminhados em PDF para o Colegiado. 

Estágios Santa Casa de Misericórdia de Pelotas

As orientações relativas a estágios desenvolvidos nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas encontram-se nos documentos abaixo. O Termo de Compromisso de Estágio, deverá ser solicitado ao Colegiado e após assinaturas, uma via deverá ser entregue para que seja possível o início das atividades.

Santa casa estágio

Cadastro Estágio