Pesquisa : “Transformações na Educação Presencial Resultantes das Práticas de Ensino Utilizadas no Ensino Remoto”

Prezados(as),
Meu nome é Ricardo Suzuki, sou mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC. Gostaria de convidá-lo(a) a participar da pesquisa “Transformações na Educação Presencial Resultantes das Práticas de Ensino Utilizadas no Ensino Remoto”, conduzida por mim, sob a supervisão do Prof. Dr. Carlos Ernani Fries, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Para participar, é necessário ser atualmente docente no ensino presencial e que atuou no ensino remoto durante a pandemia de Covid-19″. A participação consiste em responder a um questionário, cujo tempo de preenchimento é de aproximadamente 15 minutos. Ressalto que a participação é totalmente voluntária.
O link para acessar o questionário é: https://forms.gle/ZdRfARijLgkZ2dtr9
O objetivo pesquisa é buscar compreender os impactos da pandemia no ensino. Investigar as transformações nas práticas pedagógicas durante o ensino remoto não apenas mostrar os desafios enfrentados, mas também identificar novas oportunidades e soluções que podem ser incorporadas no ensino presencial pós-pandemia.
Os resultados desta pesquisa serão fundamentais para o aprimoramento das práticas docentes, identificando metodologias que se mostraram eficazes e que podem ser integradas ao ensino presencial, enriquecendo as práticas pedagógicas. Além disso, compreender as dificuldades enfrentadas por diferentes grupos de estudantes durante o período pandêmico pode ajudar no desenvolvimento de políticas e práticas que promovam maior equidade no acesso à educação. Ao identificar as ferramentas e recursos tecnológicos que se mostraram eficazes, poderemos orientar futuros investimentos em tecnologia educacional de forma mais eficiente.
Agradeço muito pela sua participação. Caso tenha dúvidas, estou à disposição para respondê-las através do e-mail: suzuki.ricardo@hotmail.com.
Aproveito a oportunidade para pedir que compartilhe esta pesquisa com colegas e amigos que se enquadrem no perfil solicitado.
 Atenciosamente,
Ricardo Suzuki