• A relação entre extensão e pesquisa acontece, uma vez que a ida dos alunos aos assentamentos serve como porta de acesso das necessidades destes lugares com a universidade, o que poderá fomentar pesquisas para resolução de problemas pontuais.
  • Os trabalhos de mapeamento e caracterização das comunidades, assim como o trabalho de resgate da cultura é uma ação de pesquisa.
  • A relação entre extensão e ensino é propiciada pela convivência entre os estagiários e a realidade agrária dos assentamentos.
  • A participação de discentes nas ações de extensão propicia a aplicação da teoria aprendida nos bancos escolares com a prática executada pelas prefeituras. Isso permite que o aluno vivencie os conhecimentos teóricos na prática, o que permite formar um profissional mais preparado.