A proposta do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol EAD – grau Licenciatura foi fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) e também foi amparada pela Resolução CNE/CP 02/2015, de 1 de julho de 2015, que normatiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Básica em nível superior, a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura, apresentam, no Art. 12, a organização das licenciaturas em núcleos (estudos gerais e das áreas específicas; estudos de aprofundamento e diversificação das áreas de atuação profissional; estudos integradores para enriquecimento curricular), que podem ser constituídos de acordo com a tipicidade de cada instituição. O projeto pedagógico também está alinhado com as normas da UFPEL.
A organização curricular do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol EAD – grau Licenciatura, obedecendo às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura, foi adaptada de modo a atender a uma demanda específica: a de acadêmicos em exercício.
O currículo do Curso é entendido, não unicamente pelo elenco de componentes curriculares e conjunto dos programas das mesmas, mas por suas orientações conceituais e metodológicas e interdisciplinares. O curso está organizado de forma a oferecer aos seus acadêmicos uma sólida compreensão dos conhecimentos/conteúdos específicos da área de Letras, dos conceitos e conteúdos que fazem parte da formação pedagógica, e articula, também, sua compreensão de conteúdos afins como parte integrante da formação do licenciado.
O Curso de Licenciatura em Letras Espanhol EAD – grau Licenciatura é conduzido pelo princípio educativo que relaciona a teoria e a prática e foca também no planejamento de ações pedagógicas e tecnológicas. Nesse sentido, é importante considerar as necessidades de aprendizagem, o perfil cultural e a bagagem dos acadêmicos, dentro da perspectiva de que o estudante é parte constituinte da construção do conhecimento.
Sobre a questão dos recursos tecnológicos (vídeos, áudio, jogos, internet, chat, e-mail, software, …), como ferramentas na formação do professor, o curso não se limita aos componentes curriculares que usam tecnologias. A ideia é que esses meios sejam utilizados em diferentes componentes curriculares de modo a possibilitar sua exploração como recursos alternativos para o ensino e para a pesquisa em Letras, onde muitas dessas ferramentas fazem parte da EaD.
Conscientes de que a Licenciatura é um curso profissionalizante, optou-se por buscar a formação de um professor crítico e seguro, com o conhecimento (científico e didático-pedagógico) elaborado, na sua maior parte, por si próprio, considerando a realidade escolar. Nesse sentido, o curso oportuniza o desenvolvimento de variadas ações nas quais os acadêmicos estarão em exercício do magistério sob orientação de professores da UFPEL e professores bolsistas formadores conforme orientações da UAB/CAPES e, ainda, seguindo as orientações do MEC para os Cursos de Licenciatura.
O currículo do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol EAD – grau Licenciatura compreende as três dimensões formativas, conforme previsto no Artigo 124 do Regulamento do Ensino de Graduação:
– Formação Específica
• Atividades Científicas Acadêmicas (ACA),
• Estágio Obrigatório (EO),
• Prática como Componente Curricular (PCC),
– Formação Complementar • Estudos Integradores (EI);
– Formação em Extensão
- Compreende a curricularização das atividades extensionistas para integralização da carga horária obrigatória, conforme legislação vigente.
A distribuição das componentes curriculares do Curso constitui um grupo de atividades destinadas à formação do profissional nas áreas de Letras – Espanhol e educação e correspondem tanto às componentes curriculares básicas, quanto às profissionais.