Seminário Obrigação Moral e Punição

SEMINÁRIO PUNISHMENT AND MORAL OBLIGATION
Professor Lloyd Steffen (Lehigh University – USA)

Data: de 15 a 19 de Outubro/2018
             Horário: 14:00 às 17:30
             Local: Sala 206 / IFISP

⇒ Inscrições gratuitas: goat.ufpel@gmail.com
(Vagas limitadas: 30)

⇒ Certificado: 40 horas (Seminário + Encontros Preparatórios)
30 horas (Seminário)

Objetivo do Curso: O propósito deste seminário é examinar o problema da punição e da obrigação moral. Questões relativas ao significado da obrigação moral se concentrarão em como e por que as pessoas devem ser responsabilizadas por suas ações, particularmente se as ações prejudicarem os outros. Também estão em discussão as questões sobre o que devemos uns aos outros, como demonstramos respeito uns pelos outros, os limites e extensão da responsabilidade e como obrigações morais se estendem e são refletidas na lei. Atenção especial será dada às teorias utilitaristas e deontológicas da punição retributiva, bem como uma teoria da punição para a educação moral, o papel da reabilitação, a justiça restaurativa e uma teoria baseada na lei natural de “justa punição”. Entre os elementos a serem considerados estarão as atitudes reativas (Strawson), a punição derivada das relações pessoais e intersubjetivas das obrigações de “segunda pessoa” (Darwall), bem como as atitudes em relação à punição são afetadas tanto pela razão quanto pelas emoções, as quais podem não ser tão diferente. Também será examinado o papel de questões como raiva, nojo, empatia, gratidão, ressentimento, felicidade, responsabilidade, culpa e perdão. O curso se desenvolverá em torno de questões relacionadas a três áreas:
1. Obrigação e responsabilidade;
2. Teorias da punição; e
3. Fatores de emoção que afetam como concebemos obrigações e punições.

• TEXTOS
1. Lloyd Steffen. “Forgiveness as Relatedness: On Justice…” – Link
2. Stephen Darwall. “Empathy, Sympathy, Care” – Link
3. Walter Berns. “The Morality of Anger” – Link
4. Charles V. Blatz. “Reason, Peace, Transitional Justice, and Punishment” – Link
5. John Braithwaite. “The fundamentals of restorative justice” – Link
6. Didier Fassin. “On Resentment and Ressentiment The Politics and Ethics of Moral Emotions” – Link
7. Erin I. Kelly. “Criminal Justice without Retribution” – Link
8. Clare McGlynn. “Feminism, Rape and the Search for Justice” – Link
9. Herbert Morris. “Persons and Punishment” – Link
10. Arthur Ripstein. “Responses to Humiliation” – Link
11. Richard Wasserstrom. “Punishment vs. Rehabilitation.” – Link
12. John Wilson. “The Justification of Punishment.” – Link

⊕ ENCONTROS PREPARATÓRIOS (Leitura e discussão do texto em língua inglesa)
Teacher Celina A. Brod (Mestranda em Filosofia – UFPel)

Datas: 17 Setembro / 24 Setembro / 01 de Outubro / 08 de Outubro
Horários: 17h30 às 18h30
Local: Sala 204 / IFISP
Objetivo do curso: Preparar os alunos para discutir e participar das discussões ao longo do “Seminário Obrigação Moral e Punição.” Como se trata de uma atividade integrada, a metodologia dos encontros será a leitura dos textos que que serão trabalhados os longo do seminário e a inserção do aluno no universo da filosofia em língua inglesa, discutindo termos, elaboração de frases e discussões em geral.

* Organização
Programa de Pós-Graduação em Filosofia – UFPel