Inicio

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pelotas (1997), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Física, em especial na síntese e caracterização (Espectroscopia Raman, Difração de Raios X, Microscopia Eletrônica de Varredura e Transmissão, EXAFS, XANES, Retroespalhamento Rutherford) com ênfase em Óxidos de Metais de Transição.

James Webb Space Telescope glimpses Earendel, the most distant star known in the universe

O Telescópio Espacial James Webb captou um vislumbre da estrela mais distante conhecida no universo, que havia sido anunciada por cientistas usando o antecessor de Webb, o Telescópio Espacial Hubble, apenas alguns meses atrás.

A estrela, chamada Earendel, foi descoberta graças à lente gravitacional em uma imagem de campo profundo do Telescópio Espacial Hubble. A estrela, cuja luz levou 12,9 bilhões de anos para chegar à Terra, é tão fraca que pode ser bastante difícil encontrá-la na nova imagem do Telescópio Espacial James Webb, divulgada no Twitter na terça-feira (2 de agosto) por um grupo de astrônomos usando a conta Cosmic Spring JWST.

Departamento de Física / Instituto de Física e Matemática (UFPeL)