PROJETO DE PESQUISA
Título do Projeto: Comunicação Digital e Ciberjornalismo: relações possíveis
Coordenador: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE
Período: 2016-…
Colaboradores: ALEXIA FERREIRA RIBEIRO, Carina dos Reis, DANIELA MELLO DE OLIVEIRA, JUAN ALEJANDRO TASSO SOUZA, Julia Cristina Marques Vilas Boas, JULIA MULLER PEREIRA LUCIANO ENGELKES COELHO, LUIS FERNANDO DE VARGAS JUNIOR, LUIS OTAVIO LANGUER SCHEBEK, MANUELA SERRA SOARES, MARIANA ANDRADE FLORENCIO, MYLENA RODRIGUES ACOSTA, Kímberlly Mikaela Kappenberg, Manoela Duarte, Roberta Kegles Chiesa.
Resumo: O projeto de pesquisa tem como objetivo refletir sobre a relação entre situações de comunicação em sites de redes sociais digitais e o processo de produção no jornalismo. Com isso, busca-se contribuir para os estudos sobre a produção de informação jornalística no contexto da cibercultura, destacando a influencia dos internautas na abordagem do ciberjornalismo. Ao enfocar as definições de informação e comunicação digital, entende-se que informar se aproxima do dado, enquanto comunicar abrange a relação entre as pessoas. Ou seja, a informação integra a dinâmica da comunicação, de modo que na comunicação existe uma relação interpessoal e as relações construídas pelos participantes podem ser mais importantes que a própria informação trocada. Na Internet, pode-se observar informações publicadas por pessoas leigas no que se refere à estrutura do texto jornalístico e informações jornalísticas. No segundo tipo de informação, trata-se da notícia, que tem uma preocupação com a função social de informar a sociedade com base em fontes e de responder as principais perguntas (o que?, quem?, quando?, onde?, como? por que?). Entende-se que os dois tipos de informação podem fomentar as trocas interpessoais sobre os temas informados. Nessa perspectiva, destacam-se possíveis relações entre as trocas realizadas pelos internautas e o processo de produção da notícia no ciberjornalismo. Esse processo de produção integra três sistemas interdependentes: apuração (elaboração da pauta e verificação das informações), produção (composição, edição e disponibilização da informação) e circulação (envolvimento dos agentes sociais no acesso e na distribuição das informações jornalísticas). Para realizar essa pesquisa utiliza-se a abordagem qualitativa, que será sistematizada em três etapas: 1) identificar situações nos sites de rede social Facebook e Twitter de comunicação entre internautas que foram usadas como base de pauta e como fonte para a produção de notícias por veículos de comunicação; 2) identificar a circulação de informações jornalísticas nos sites de rede social Facebook e Twitter, analisando o debate sobre notícias publicadas na Internet por veículos de Comunicação; 3) relacionar os indícios analisados nas etapas anteriores com o processo de produção da notícia.
PROJETO DE ENSINO
Título do Projeto: Sistemas de Produção de Conteúdos para Webjornalismo
Coordenador: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE
Período: 2015-2016
Colaboradores: Calvin Cousin (bolsa de Ensino/UFPEL), FERNANDO DE VARGAS JUNIOR, Filipe Madeira.
Justificativa: Ao mapear e analisar sistemas de acesso gratuito disponíveis na Internet e que automatizam a produção de conteúdo para o Webjornalismo, este projeto de ensino justifica-se pela possibilidade de instrumentalizar alunos do curso de Jornalismo acerca da produção de conteúdo com esses sistemas. Junto a isso, debate-se sobre os recursos que automatizam o processo de produzir, publicar e gerenciar a informação jornalística. Atualmente, são encontrados vários vários sistemas com essas características na Internet, alguns com recursos gratuitos disponíveis, desde que os internautas realizarem um cadastro de acesso. Com isso, visibiliza-se uma maior autonomia por parte dos estudantes de Jornalismo na produção de conteúdo para a web. Dentre esses conteúdos, elucida-se a publicação de textos, imagens e materiais audiovisuais, bem como a criação de infográficos e de enquetes.
Objetivo Geral: Dentro dessa proposta, investe-se na identificação desses sistemas e de suas possibilidades de trabalho como parte da formação de jornalistas. Para isso, define-se como Objetivo Geral do projeto: mapear e analisar sistemas de acesso gratuito disponíveis na Internet e que automatizam a produção de conteúdo para Webjornalismo.
Objetivos Específicos:
– Integrar alunos de Graduação em Jornalismo no levantamento de sistemas gratuitos disponíveis na Internet que possibilitem a produção de conteúdos como textos, enquetes, infográficos, áudio e audiovisual.
– Identificar as potencialidades e carências dos sistemas analisados, visando catalogar os sistemas com melhor performance.
– Criar um portfólio de sistemas gratuitos disponíveis na Internet que possibilitem a criação, gerenciamento e disponibilização de conteúdos para a prática do Webjornalismo.
– Apresentar para os alunos das disciplinas Fundamentos da Comunicação Digital (código 1320104) e/ou Webjornalismo (código 1320455) os sistemas e seus recursos.