Moisés João Zotti

Professor Adjunto

Professor Adjunto A da UFPel atuante com os temas Entomologia Molecular, Biologia Molecular, Bioinformática e MIP. Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Post-doc (2012-2013) (Biotecnologia Celular e sistemas de screening), UGent.e UFPel. Vinculo/pesquisas com a UGent, UKY, Volcani center, e outros centros relacionados a exploração do genoma de insetos e sua posterior aplicação/desenvolvimento de tecnologias para o MIP com importância econômica e/ou ecológica na agricultura, saúde humana e animal. Pela formação em Fitossanidade/Entomologia (molecular) atua em projetos multidisciplinares desenvolvendo tecnologias para o manejo integrado de pragas agrícolas, como por exemplo o desenvolvimento de sistemas de screening (triagem) de alta performance (high-throughput screening) para seleção de novas moléculas bioativas pela utilização de células de insetos com base na detecção por luminescência (luciferease-reporter cell-based assay) aplicados a vários receptores de artrópodes como EcR, GPCRs, CCK, etc, incluindo receptores gustativos e de odores. Além da formação clássica em Fitossanidade/Entomologia/MIP, tem experiência em modelagem computacional de macromoléculas em artrópodes sobretudo proteínas globulares e de membrana, receptores, enzimas e neuropeptídeos, hormônios com diferentes técnicas aplicadas na modelagem comparativa de estruturas. Experiência com manipulação de ácidos nucléicos RNA, dsRNA, DNA, e proteínas, extração, purificação, clonagem, expressão. Participou na elaboração do convenio firmado entre UFPel-UGent (Partnership agreement governing the joint supervision and awarding of a doctorate diploma between Ghent University and Federal University of Pelotas) para doutorado conjunto entre ambas instituições.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA:

  1. Peptideos Bioativos.
  2. Sistemas de Screening.
  3. Entomologia Geral.

 

DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO:

 

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

Dissertação de mestrado

  1. Ericmar Avila dos Santos. a definir. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

 

  1. Maicon Roberto Ribeiro Machado. a definir. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

 

  1. Bruna Piovesan. a definir. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

 

Tese de doutorado

  1. Deise Cagliari. RNA DE INTERFERÊNCIA (RNAI) EM Euschistus heros: MECANISMO SISTÊMICO E ESTRATÉGIAS DE CONTROLE. Início: 2017. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

 

  1. Aline Costa Padilha. Seletividade de formulações de iscas tóxicas a abelhas sem ferrão. Início: 2015. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas. (Coorientador).

 

  1. Nayma Dias. RNAi em pragas agrícolas: mecanismos e aplicações. Início: 2015. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

 

  1. Fernanda Appel Muller. Mecanismos moleculares da resistencia de inseticidas em percevejo da soja. Início: 2014. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

 

Iniciação científica

  1. Natalia Maldaner. Mecanismos moleculares da resistencia de inseticidas em percevejo da soja. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).