Jerônimo Vieira de Araújo Filho

Professor Adjunto

Graduado em Agronomia pela Universidade de Rio Verde (2006). Mestre em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (2009) e Doutor em Ciências (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (2012). Foi pesquisador IV na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI/EESJ), onde desenvolveu estudos com doenças infecciosas em fruteiras de clima temperado (macieira, videira, goiaba-serrana, entre outras). Foi presidente do XXXV Congresso Brasileiro de Nematologia (2018), sediado na cidade de Bento Gonçalves (RS). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas-Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (email: jeronimo.vieira@ufpel.edu.br). Tem experiência na área de Fitopatologia e Parasitologia Agrícola, atuando principalmente em nematologia de plantas(taxonomia, relação parasito-hospedeiro e manejo integrado).

ÁREA DE ATUAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA:

1. Taxonomia de nematóides
  2. Resistência de plantas a nematóides
  3. Controle químico de fitonematoides
  4. Manejo integrado de fitonematoides
  5. Resistência de plantas
  6. Taxonomia e sistemática de fitonematoides
  7. Nematologia quantitativa

DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO:

-Fitopatologia

-Manejo Integrado de Doenças de Plantas

-Controle de Doenças

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

Tese de doutorado

1. Wellington Rodrigues da Silva. Caracterização de populações de Mesocriconema em videira e intereção do nematoide anelado, fungos de solo e porta-enxertos de Vitis spp.. Início: 2018. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).