Ingressou no Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2000. Durante os cinco anos de faculdade, Edinalvo (Edi) esteve envolvido com atividades de pesquisa e extensão na área de produção e manejo sustentável de várzeas. Imediatamente após a conclusão da graduação (2005), Edi iniciou o curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFSM. O seu trabalho de mestrado, sob a orientação do Professor Dr. Enio Marchesan, investigou o efeito da aplicação de fertilizantes e fungicidas no enchimento de grãos e desempenho do arroz irrigado. Durante o primeiro ano do mestrado, Edi conheceu o Professor Dr. Scott Senseman, da Texas A&M University, que encontrava-se na UFSM como pesquisador visitante. Em 2007, Edi foi selecionado para cursar o doutorado nos Estados Unidos e trabalhar na área de destino ambiental de pesticidas sob a orientação do Dr. Senseman. Dr. Camargo esteve envolvido ativamente com diversas sociedades científicas incluindo a Texas Plant Protection Association, Southern Weed Science Society, Weed Science Society of America e American Chemical Society durante o curso de doutorado. As contribuições científicas obtidas durante o programa de doutorado foram reconhecidas em nível de departamento, universidade, estado e país com um total de 12 premiações. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas trabalhando na área de herbologia e dinâmica de herbicidas no ambiente juntos aos curso de Agronomia e Pós-Graduação em Fitossanidade da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.
ÁREA DE ATUAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA:
- Produção sustentável em ambiente de terras baixas
- Modelagem do destino e transporte de contaminantes
- Destino ambiental e dinâmica de pesticidas
- Ocorrência e manejo de plantas daninhas resistentes à herbicidas
- Impacto de mudanças climáticas no comportamento dos herbicidas
- Uso de tecnologias de aplicação para minimizar o transporte de herbicidas
DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO:
- Manejo Integrado de Plantas Daninhas
- Controle de Plantas Daninhas em Culturas Especiais
ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:
Dissertação de mestrado
- Diego Chiapinotto. Identificação e mecanismos de resistência de Cyperus iria e Echinochloa colona a herbicidas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
- Caroline Nemitz. Uso de plantas na mitigação de águas contaminadas com resíduo de agrotóxicos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
- Gustavo Vianna Junkes. Uso da rotação de sistemas de cultivo no manejo de arroz daninho resistente a inibidores de acetolactato sintase. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
Tese de doutorado
- Renan Ricardo Zandoná. Modelagem matemática do fluxo de emergência de plantas daninhas na cultura da soja em função das práticas de manejo. Início: 2017. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).
- Vinicios Rafael Gehrke. Degradação acelerada de herbicidas do grupo químico das imidazolinonas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).
- Lais Tessari Perboni. Atividade alelopática e determinação de aleloquímicos por UPLC-MS e GC-MS em extratos de Heteranthera reniformis. Início: 2016. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).
- Lariza Benedetti. Evolução da resistência de capim arroz e arroz vermelho submetidas ao estresses abióticos. Início: 2015. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).
Supervisão de pós-doutorado
- João Paulo Refatti. Início: 2017. Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.