Danielle Ribeiro de Barros

Professor Adjunto

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), mestrado (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (2003), doutorado em Fitopatologia (2007) e pós-doutorados pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e pelo Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (Portugal). Tem experiência nas área de Fitopatologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geminivirus, ilarvírus, Biologia molecular, batata e fruteiras de clima temperado. Tem como interesse o estudo de caracterização de vírus que infectam fruteiras (ameixa, pêssego e videira), batata e batata-doce. Desde 2016 é Tutora do PET-Agronomia da Universidade Federal de Pelotas.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA:

  1. Fitopatologia
  2. Virologia Vegetal

 

DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO:

-Fitopatologia Molecular

-Fitopatologia

-Manejo Integrado de Doenças de Plantas

-Controle de Doenças

 

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

Tese de doutorado

  1. Carolina Garcia Neves. Mapeamento da dispersão de Bemisia tabaci Biótipo Q no Rio Grande do Sul. Início: 2017. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  1. Johan Manuel Murcia. Validação de biomarcadores de resistência a ferrugem do cafeeiro utilizando um vetor viral. Início: 2016. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  1. Silvia Leticia Santos da Paz Maich. CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE MASTREVÍRUS E BADNAVÍRUS PRESENTE EM BATATA-DOCE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Início: 2015. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
  1. Monique Bezerra Nascimento. Identificação de um vírus presente em lavouras de tomate na região da metade do Sul do Rio Grande do Sul. Início: 2015. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).