Edinalvo Rabaioli Camargo

Professor Adjunto

Ingressou no Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2000. Durante os cinco anos de faculdade, Edinalvo (Edi) esteve envolvido com atividades de pesquisa e extensão na área de produção e manejo sustentável de várzeas. Imediatamente após a conclusão da graduação (2005), Edi iniciou o curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFSM. O seu trabalho de mestrado, sob a orientação do Professor Dr. Enio Marchesan, investigou o efeito da aplicação de fertilizantes e fungicidas no enchimento de grãos e desempenho do arroz irrigado. Durante o primeiro ano do mestrado, Edi conheceu o Professor Dr. Scott Senseman, da Texas A&M University, que encontrava-se na UFSM como pesquisador visitante. Em 2007, Edi foi selecionado para cursar o doutorado nos Estados Unidos e trabalhar na área de destino ambiental de pesticidas sob a orientação do Dr. Senseman. Dr. Camargo esteve envolvido ativamente com diversas sociedades científicas incluindo a Texas Plant Protection Association, Southern Weed Science Society, Weed Science Society of America e American Chemical Society durante o curso de doutorado. As contribuições científicas obtidas durante o programa de doutorado foram reconhecidas em nível de departamento, universidade, estado e país com um total de 12 premiações. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas trabalhando na área de herbologia e dinâmica de herbicidas no ambiente juntos aos curso de Agronomia e Pós-Graduação em Fitossanidade da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA:

  1. Produção sustentável em ambiente de terras baixas
  2. Modelagem do destino e transporte de contaminantes
  3. Destino ambiental e dinâmica de pesticidas
  4. Ocorrência e manejo de plantas daninhas resistentes à herbicidas
  5. Impacto de mudanças climáticas no comportamento dos herbicidas
  6. Uso de tecnologias de aplicação para minimizar o transporte de herbicidas

 

DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO:

- Manejo Integrado de Plantas Daninhas

- Controle de Plantas Daninhas em Culturas Especiais

 

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

Dissertação de mestrado

  1. Diego Chiapinotto. Identificação e mecanismos de resistência de Cyperus iria e Echinochloa colona a herbicidas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

 

  1. Caroline Nemitz. Uso de plantas na mitigação de águas contaminadas com resíduo de agrotóxicos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

 

  1. Gustavo Vianna Junkes. Uso da rotação de sistemas de cultivo no manejo de arroz daninho resistente a inibidores de acetolactato sintase. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

 

Tese de doutorado

  1. Renan Ricardo Zandoná. Modelagem matemática do fluxo de emergência de plantas daninhas na cultura da soja em função das práticas de manejo. Início: 2017. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

 

  1. Vinicios Rafael Gehrke. Degradação acelerada de herbicidas do grupo químico das imidazolinonas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

 

  1. Lais Tessari Perboni. Atividade alelopática e determinação de aleloquímicos por UPLC-MS e GC-MS em extratos de Heteranthera reniformis. Início: 2016. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

 

  1. Lariza Benedetti. Evolução da resistência de capim arroz e arroz vermelho submetidas ao estresses abióticos. Início: 2015. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

 

Supervisão de pós-doutorado

  1. João Paulo Refatti. Início: 2017. Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.