SIMPÓSIO

O Simpósio COMO PROJETAR CIDADES SAUDÁVEIS EM UM MUNDO DE DESIGUALDADES, está sendo promovido pela primeira vez na cidade de Pelotas/Rio Grande do Sul/Brasil, entre os dias 8, 9 e 10 de abril de 2019, no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS – https://wp.ufpel.edu.br/cehus/). Organizado pelo Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom – https://www.labcom.space/), Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU – http://prograu.ufpel.edu.br/), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel – http://portal.ufpel.edu.br/).

A partir da pesquisa internacional “Projetando Lugares com Idosos: Rumo às Comunidades Amigas do Envelhecimento” (http://placeage.org), financiada pelo Fundo Newton e ESRC em parceria internacional da Universidade Heriot-Watt em Edimburgo, no Reino Unido, e pela Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas, no Brasil, entre 2016-2019, reconhecemos que simplesmente mudar a forma construída não é suficiente para criar um ambiente mais inclusivo, pois os lugares são mais do que espaços físicos. Ambientes viáveis ​​são articulados através de um forte sentido de lugar, definido como os vínculos sociais, psicológicos e emocionais que as pessoas têm com seu ambiente.

O evento tem apoio do Internacional Association People Environment Studies (IAPS – https://iaps-association.org/) e Newton Fund (http://www.newtonfund.ac.uk/). O IAPS é uma associação multidisciplinar que integra pesquisadores e profissionais com interesse no campo do ambiente-comportamento, possuindo caráter colaborativo e de discussão disciplinar. Foi oficialmente fundado em 1981, ainda que no princípio tenha se estabelecido com conferências de sucesso no território europeu, atualmente possui reconhecimento internacional. A Newton Fund é uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.

Serão aceitos artigos para apresentação oral e publicação em anais nas seguintes sessões temáticas: 1. Desafios da Habitação; 2. Memória, Identidade e Sentido de Lugar; 3. Desenho Universal e Acessibilidade; 4. Saúde, Bem-estar e Meio Ambiente e; 5. Participação Social, Inclusão Social e Políticas Públicas.