O Simpósio COMO PROJETAR CIDADES SAUDÁVEIS EM UM MUNDO DE DESIGUALDADES, está sendo promovido pela primeira vez na cidade de Pelotas/Rio Grande do Sul/Brasil, entre os dias 8, 9 e 10 de abril de 2019, no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS – https://wp.ufpel.edu.br/cehus/). Organizado pelo Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom – https://www.labcom.space/), Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU – http://prograu.ufpel.edu.br/), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel – http://portal.ufpel.edu.br/).
A partir da pesquisa internacional “Projetando Lugares com Idosos: Rumo às Comunidades Amigas do Envelhecimento” (http://placeage.org), financiada pelo Fundo Newton e ESRC em parceria internacional da Universidade Heriot-Watt em Edimburgo, no Reino Unido, e pela Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas, no Brasil, entre 2016-2019, reconhecemos que simplesmente mudar a forma construída não é suficiente para criar um ambiente mais inclusivo, pois os lugares são mais do que espaços físicos. Ambientes viáveis são articulados através de um forte sentido de lugar, definido como os vínculos sociais, psicológicos e emocionais que as pessoas têm com seu ambiente.
O evento tem apoio do Internacional Association People Environment Studies (IAPS – https://iaps-association.org/) e Newton Fund (http://www.newtonfund.ac.uk/). O IAPS é uma associação multidisciplinar que integra pesquisadores e profissionais com interesse no campo do ambiente-comportamento, possuindo caráter colaborativo e de discussão disciplinar. Foi oficialmente fundado em 1981, ainda que no princípio tenha se estabelecido com conferências de sucesso no território europeu, atualmente possui reconhecimento internacional. A Newton Fund é uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.
Serão aceitos artigos para apresentação oral e publicação em anais nas seguintes sessões temáticas: 1. Desafios da Habitação; 2. Memória, Identidade e Sentido de Lugar; 3. Desenho Universal e Acessibilidade; 4. Saúde, Bem-estar e Meio Ambiente e; 5. Participação Social, Inclusão Social e Políticas Públicas.