A UFPel, através de sua proposta institucional no Edital DAI (Doutorado Acadêmico para Inovação) do CNPq, lançado neste ano, aprovou mais de R$ 996 mil em bolsas de doutorado para quatro programas, que são os de Odontologia, Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Veterinária, em projetos com sete diferentes empresas, que são a Duas Rodas – DUASRODAS, SC, Brasil; Laboratório Ibasa – IBASA, RS, Brasil; Angelus Indústria de Produtos Odontológicos -ANGELUS, PR, Brasil; Freedom Veículos Elétricos – FREEDOM, RS, Brasil; Yller Biomateriais – YLLER, RS, Brasil; Provent do Brasil Metalurgica Ltda – Cycloar, PR, Brasil; e Granja 4 Irmãos, RS, Brasil.
O objetivo é fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) e fomentar a cooperação das instituições com empresas, por meio do envolvimento de alunos de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial.
As bolsas são para o desenvolvimento de teses em parceria com as empresas, visando o desenvolvimento de produtos ou processos para o mercado. A empresa irá arcar com o valor mínimo da contrapartida de R$18.912,00, por bolsa concedida, em uma ou mais parcelas, conforme negociação entre a ICT e a empresa parceira. A UFPel foi a única instituição da região contemplada e no Estado a UFSM, a UFRGS e a UPF também receberam recursos.
“Certamente este é um marco para o desenvolvimento tecnológico na UFPel e na região, pois o co-desenvolvimento de tecnologias entre universidade e empresa é o caminho mais breve para a geração de valor agregado em produtos e processos e o um excelente meio para Inovação”, diz Vinicius Campos, coordenador de Inovação Tecnológica da UFPel.